7 truques que todo usuário de Mac precisa saber

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 12 de Abril de 2021 às 11h45
Imagem: Bram Naus/Unsplash

Veteranos ou novatos no macOS, principalmente os que saíram do Windows, nem sempre conseguem descobrir ou incorporar à rotina de uso todos os comandos que o sistema operacional da Apple oferece para facilitar a vida. Por isso, separamos sete dicas essenciais para que você e aumente a produtividade e tire melhor proveito do seu Mac.

1. Use a tecla Shift para redimensionar a janela

Um truque bastante conhecido para veteranos do Mac é utilizar o atalho ⇧ shift + clique do mouse na bolinha verde da janela para expandi-la na mesa, mas este não é mais o único atalho. Agora, é possível entrar em tela cheia ou redimensionar para os cantos da tela apenas aproximando a seta do mouse na bolinha verde da janela. Simples assim!

Escolha se prefere preencher a tela ou trabalhar com dois aplicativos simultaneamente na mesa de trabalho - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

2. Utilize os principais atalhos do Mac

Utilizar atalhos pode ajudar bastante a agilizar tarefas simples: navegar entre aplicativos; encontrar documentos; copiar, colar e cortar; entre outros. Abaixo, listamos todos os atalhos essenciais que irão facilitar sua interação com o Mac.

  • Copiar: ⌘ Command + C
  • Colar: ⌘ Command + V
  • Cortar: ⌘ Command + X
  • Desfazer: ⌘ Command + Z
  • Imprimir: ⌘ Command + P
  • Fechar a janela: ⌘ Command + W
  • Fechar um aplicativo: ⌘ Command + Q
  • Alternar aplicativos: ⌘ Command + Tab
  • Apagar adiante: Fn + Delete
  • Encontrar arquivos e aplicativos: ⌘ Command + Barra de espaço
  • Forçar encerramento de um aplicativo: ⌥ Option + ⌘ Command + Esc

3. Tire print ou grave a tela

Uma das coisas mais simples e úteis de se fazer no Mac é tirar um print (capturar) ou gravar a tela. Aqui na Canaltech, por exemplo, utilizamos bastante para entregar conteúdo informativo e dicas para você.

Quer aprender para mostrar a um amigo o que você fez em um app ou preparar um tutorial em vídeo e publicar nas plataformas digitais? Basta abrir o aplicativo "Captura de Tela" ou utilizar os atalhos abaixo:

  • Captura da área completa da tela: Command + ⇧ Shift + 3 (se aparecer uma miniatura no canto da tela, abra para editar a captura. Você também pode aguardar para que ela apareça salva na mesa de trabalho).
  • Selecionar parte da tela: ⌘ Command + ⇧ Shift + 4 (mantenha pressionado o clique do mouse e arraste o cursor para selecionar a área que deseja capturar).
  • Captura somente uma janela específica: Command + ⇧ Shift + 4 + Barra de Espaço (clique na janela que deseja capturar).
  • Abrir o "Captura de Tela": ⌘ Command + ⇧ Shift + 5 (abra o aplicativo para fazer a gravação da tela inteira ou parte selecionada).
  • Capturar a Touch Bar: ⌘ Command + ⇧ Shift + 6 (apenas para Mac com Touch Bar).
Use o aplicativo "Captura de Tela" e escolha as opções de captura ou faça uma gravação - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

4. Abra várias mesas de trabalho

Quantos programas você tem abertos no seu Mac neste exato momento? O Finder, um navegador, o WhatsApp, o Mail... Isso pode virar uma bagunça, não é mesmo? Para ajudar a aumentar sua produtividade, utilize o recurso "Mission Control" e crie várias mesas de trabalho simultâneos. Dessa forma, você aproveita cada desktop para diversos fins e mantém a organização em dia.

Para usar o "Mission Control", aperte o botão F3 e clique no sinal de "+" no canto superior da tela. Alterne entre as mesas escolhendo manualmente pelo F3 ou utilize o atalho: ⌃ Control + seta direta ou seta esquerda.

Clique no botão "+" para adicionar outra mesa de trabalho - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

5. Visualize, edite e compartilhe arquivos rapidamente

Vamos supor que você tem uma pasta cheia de imagens misturadas – fotos, capturas de tela, imagens da internet – e queira encontrar um determinado arquivo. Você pode aumentar a miniatura de cada imagem, buscar pelo título, abrir uma a uma, fazer edições básicas rapidamente e compartilhar.

Preparado? Então selecione um arquivo e pressione a Barra de espaço. Para visualizar outros arquivos na mesma pasta, é possível navegar usando as setas do teclado. Se você quer sair deste modo de visualização rápida, basta apertar novamente esta mesma tecla.

Para editar um arquivo, basta abrir novamente com a visualização rápida, tocar no botão de pincel no topo da janela e começar a editar. Você pode cortar, adicionar texto, sua assinatura em documentos e muitos outros recursos.

Utilize o botão ao lado para girar o arquivo e o de compartilhamento para enviar aos seus contatos ou dispositivos compatíveis com AirDrop. Isso economiza um tempo precioso, não é mesmo?

Visualize e edite arquivos rapidamente no Mac - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

6. Descompacte arquivos em formato RAR

Usuários novos do Mac podem ter a desagradável surpresa de receber arquivos compactados em RAR e não conseguir abri-los nativamente. Apesar de funcionar bem em outros formatos dessa categoria, como o ZIP, o Mac precisa de um programa de terceiros para habilitar a descompactação com o RAR.

Resolver essa questão é bastante simples, na verdade. Basta abrir a App Store e pesquisar pelo formato RAR no campo de busca. Depois, baixe o aplicativo que melhor se encaixe no seu perfil de uso.

Selecione um app disponível para abrir arquivos em RAR - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

7. Mantenha seu Mac atualizado automaticamente

Nada pior que ficar procurando por atualização toda vez que saírem novidades ou ficar por fora de pacotes de segurança e otimizações de sistema, não é mesmo? Por isso, o Mac tem um recurso para atualizar seu computador automaticamente. Assim, você fica sempre por dentro de tudo que é novo para o macOS sem precisar mover o cursor do mouse. Legal, né?

Para ativar essa função, abra o app "Preferências do Sistema" > "Atualização de Software" e marque a caixinha "Manter o Mac atualizado automaticamente".

Matenha seu macOS atualizado automaticamente - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Tem alguma dúvida sobre recursos especiais do Mac? Conte para nós e tentaremos te ajudar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.