Como rodar o diagnóstico Apple no Mac e resolver problemas

Como rodar o diagnóstico Apple no Mac e resolver problemas

Por Thiago Furquim | Editado por Bruno Salutes | 15 de Abril de 2021 às 15h40
Imagem: Markus Petritz/Unsplash

É comum que componentes eletrônicos dos computadores apresentem problemas de funcionamento ao longo do tempo. Se você quer avaliar a saúde do seu Mac, a Apple disponibiliza uma ferramenta muito útil de diagnóstico completo para avaliar o desempenho do hardware e verificar se há algo errado.

Além disso, se o diagnóstico Apple encontrar algum problema no Mac, o relatório exibe os códigos de referência e possíveis soluções. Assim, você pode tentar resolver por conta própria ou acionar o Suporte Oficial da Apple para apresentar o caso com muito mais agilidade.

Para saber como rodar o diagnóstico Apple para analisar o hardware no Mac, siga os passos abaixo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como rodar o diagnóstico Apple no Mac

Antes de iniciar o diagnóstico, desligue o Mac acessando o menu "Apple" e clicando em "Desligar...". Em seguida, desconecte qualquer acessório ou dispositivo externo conectado ao computador, exceto teclado, mouse e fonte de alimentação CA.

Mac com processador Apple Silicon

Passo 1: ligue o Mac e mantenha pressionado o botão de liga/desliga.

Passo 2: solte o botão quando vir a janela de opções de inicialização, que exibe um ícone de engrenagem chamado "Opções".

Passo 3: pressione as teclas ⌘ Command + D.

Mac com processador intel

Passo 1: ligue o Mac e, logo após, mantenha pressionada a tecla D.

Passo 2: solte a tecla quando vir uma barra de progresso ou se for solicitado a opção de idioma.

Após passar por essas etapas, o Mac começará a realizar o diagnóstico para verificar se os componentes internos estão desempenhando suas tarefas de maneira correta.

A tela de diagnóstico no Mac revela possíveis problemas de funcionamento dos seus componentes - Imagem: Thiago Furquim/Canaltech

Acima, a imagem mostra o diagnóstico real de um Mac com problema de funcionamento da bateria. Destacamos em vermelho o código de referência, que deve ser anotado, e o botão "Iniciar" que carrega diretamente a página de suporte da Apple para resolução do problema. Vale destacar que o número de série aparece duas vezes, sendo, portanto, importante anotar antes de prosseguir com o atendimento do suporte.

Alguns outros procedimentos podem ser realizados na tela do diagnóstico Apple:

  • Caso queira refazer o teste, clique em "Volte a executar o teste", ou pressione o atalho ⌘ Command + R.
  • Para reiniciar o Mac, clique em "Reiniciar" ou pressione R.
  • Para desligar, clique em "Desligar" ou pressione S.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.