Saiba como tirar print no PC

Por Matheus Bigogno Costa | 29 de Janeiro de 2020 às 14h30

Fazer uma captura de imagens ou tirar um print da tela do PC é um processo que não possui muitos mistérios e pode ser feito através de atalhos do teclado e de softwares já instalados no próprio PC.

Há diversos modos de executar esta ação no computador e, por isso, se você quer aprender mais possibilidades, confira neste tutorial como tirar print no PC de maneiras diferentes, sem precisar baixar e instalar softwares externos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como tirar print no PC

Passo 1: no canto superior direito do teclado do seu computador, pressione a tecla "Prt Scr", ou print screen. Ao executar esta ação, a imagem ficará armazenada automaticamente na função Ctrl+V.

Passo 2: abra o Paint no menu “Iniciar”, ou algum outro software de edição de imagem de sua escolha, para salvar a captura.

Passo 3: com o Paint aberto, é possível colar a imagem usando atalhos do teclado como Ctrl+V ou no botão direito do mouse. Faça as alterações que julgar melhor para esta captura.

Com o Paint aberto, é possível colar o print e editar da forma que você preferir (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: para salvá-la, clique na aba “Arquivo”, localizada no canto superior esquerdo da tela do programa. Selecione “Salvar Como”, escolha o formato da imagem e o local que ela será armazenada.

Após as edições, utilize a opção "Salvar Como" para escolher as opções de imagem (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O screenshot estará salvo em seu PC.

Como tirar print no PC: Alt+Print Screen

Ao utilizar o comando Alt+Print Screen, será feito uma captura de tela somente da página que está ativa, desconsiderando a Barra de Tarefas do Windows no canto inferior. O print ficará armazenado na área de transferência do Windows e pode ser colado em um software de edição de imagem ou outro app utilizando o comando Ctrl+V.

Como tirar print no PC: Windows+Print Screen

Para salvar a captura automaticamente na pasta "Imagens" do seu PC, aperte Windows+Print Screen. A tela irá dar um retorno indicando que a ação foi realizada com sucesso e o armazenamento foi efetuado com sucesso.

Como tirar print no PC: Windows+Shift+S

O atalho Windows+shift+S (shift é a seta para cima que fica acima do botão Ctrl) é utilizado para capturar parte da tela. Ela irá escurecer, aparecendo o menu na parte superior, que irá permitir que você escolha o tipo de print que deseja fazer. Além de selecionar uma área específica, a imagem será armazenada temporariamente no programa e aparecerá como notificação lateral do Windows 10.

Este modo selecionará em retângulo a área que você quer tirar print (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como tirar print no PC usando a Ferramenta de Captura do Windows

Além dos atalhos do teclado, o Windows ainda possui um programa nativo, chamado Ferramenta de Captura, que traz a função de recorte livre de tela, print screen de apenas uma janela do programa e uso, além de outras funções. O software permite também editar e salvar sem precisar baixar e instalar outro programa.

Passo 1: no menu “Iniciar” do Windows, digite "Ferramenta de Captura" e clique sobre o ícone para abrir o programa.

Passo 2: ao selecionar “Modo”, será possível escolher a região que o print será executado. Em “Recorte de Formato Livre”, após a captura, você pode selecionar livremente a imagem. Em “Captura Retangular”, o print ficará limitado a este formato apenas. Caso selecione a opção “Captura da janela”, o programa só irá registrar a tela do programa utilizado. Por fim, caso selecione “Recorte em tela cheia”, toda a tela do PC será armazenada.

Selecione o "Modo" que você irá utilizar e faça a seleção (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: após escolher o “Modo” e selecionar a área, a imagem será aberta em uma nova janela, com outras opções disponíveis, caso queira fazer mais alguma alteração.

Após feita a seleção, é possível ver se ela foi feita corretamente (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: para salvar o arquivo, selecione o ícone de disquete e, na caixa que for aberta, escolha o formato e clique em “Salvar”, ou vá em "Arquivo", na função "Salvar Como".

Caso tudo esteja em ordem, clique no ícone de disquete para Salvar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora, você pode fazer print de qualquer tela do Windows 10 da maneira que preferir, sem a necessidade de baixar algum programa extra para isso.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.