WWDC 2021: todas as novidades do macOS Monterey, iPadOS 15 e watchOS 8

WWDC 2021: todas as novidades do macOS Monterey, iPadOS 15 e watchOS 8

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 07 de Junho de 2021 às 18h48
Canaltech (montagem)

Na superaguardada WWDC 2021 da Apple, uma série de novidades foi apresentada, abordando não só os sistemas iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS, como também a Siri, o app Saúde, os AirPods, o iCloud, a App Store e o HomeKit da Apple — que pode ser anunciado em breve com o novo nome de "homeOS".

Em meio a tantas novidades anunciadas, podem-se destacar os seguintes pontos de cada sistema operacional Apple:

iPadOS 15

O novo sistema para os tablets da Apple trouxe novidades que já haviam sido apresentadas no iPhone, como a possibilidade de inserir widgets na tela inicial e a Biblioteca de Apps, que organiza aplicativos em pastas e categorias. Esta novidade aproveita muito bem a dimensão grande da tela do iPad e facilita o acesso de informações úteis sem precisar abrir o app.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Outra novidade muito bem-vinda para o iPad é o Multitasking. O novo recurso proporciona o melhor aproveitamento do Split View com maior capacidade de aproveitar ferramentas de aplicativos e dividir tarefas, acessar rapidamente outros apps e colocar a tela dividida no multitarefa. Como afirma a Apple, essa novidade eleva a utilização do tablet da Apple para outro nível.

Outras novidades para o iPad apresentados na WWDC ainda incluem:

  • Apresentação do SharePlay, para assistir a filmes e séries do Apple TV+ de modo picture-in-picture, junto com amigos pelo FaceTime
  • Introdução do aplicativo Translate no iPadOS, com a função de Audio Translate
  • Novidades no aplicativos Notas, como menções, tags de marcação e o novo recurso de Quick Note
  • Modo Focus do Não Perturbe, com diferentes categorias de foco e possibilidade de personalização

macOS 12 Monterey

Além das novidades do FaceTime com a introdução do SharePlay, dos novos recursos do app Notas, do modo Focus do Não Perturbe, e várias outras que foram apresentadas no iOS 15, o novo macOS 12 Monterey também tem os seus próprios destaques.

Com o novo recurso de Universal Control adicionado à função de Continuity do macOS, é possível utilizar o trackpad e o cursor de um Mac de forma que funcionem magicamente em um iPad colocado ao lado da máquina, ou mesmo em um outro Mac que esteja próximo a ele. Desta forma, arquivos, documentos e imagens podem ser arrastados entre os dispositivos enquanto o cursor passa de uma tela para outra.

Já conhecido do iOS, o aplicativo Atalhos também vai ser introduzido no macOS, juntando-se a outros aplicativos, como AppScript e Automator, para facilitar o uso de criação de automações de tarefas no dia a dia.

Para finalizar as novidades do macOS Monterey, o Safari teve a sua interface totalmente remodelada, com o menu reconstruído de modo a ocupar menos espaço da tela. Além disso, o navegador agora conta também com o novo recurso Tab Groups — ou seja, grupos de abas que podem ser definidos para abrir uma série de guias relacionadas a um mesmo assunto, todas com um clique, de uma só vez.

watchOS 8

O Apple Watch trouxe ótimos aprimoramentos para sua nova versão do sistema, com maior foco relacionado aos recursos de saúde. Agora, temos uma novidade focada na remodelação do aplicativo Respirar, que está visualmente mais bonito, mais integrado ao aplicativo Saúde e também contará com um novo recurso no app, o Reflect (Reflexão). Por ele, o usuário contará com telas animadas que ajudarão a entrar em um estado de relaxamento e mensagens de texto com tons de reflexão para ajudar nesta tarefa.

Também há inovações relacionadas ao aplicativo Saúde, como a Taxa de Respiração por minuto durante o sono, que cria um relatório diário no app do iPhone, e novas atividades na assinatura do app Fitness+, como Tai Chai e Pilates.

Outro destaque são as novidades do app Fotos do smartwatch, que terá agora uma interface mais completa, com álbuns específicos para explorar, além de permitir o compartilhamento de fotos diretamente do seu relógio via e-mail ou Mensagens.

Para coroar, o app Mensagens foi aprimorado: agora você pode enviar GIFs para seus contatos e colocar fotos nos contatos para personalizar a notificação de novas mensagens.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.