Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IFA 2019 | O que esperar da maior feira da indústria digital

Por| 29 de Agosto de 2019 às 16h00

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

De 6 a 11 de setembro, a cidade de Berlim, na Alemanha, se torna o palco principal de uma das maiores feiras anuais de tecnologia, a IFA. Em 2019, espera-se que mais empresas anunciem smartphones dobráveis e novos produtos que farão uso do 5G.

Neste artigo, você confere nossas apostas daquilo que podemos esperar ver na IFA este ano, o que já foi confirmado e os rumores sobre lançamentos das principais fabricantes.

IFA 2019: LG

A LG realizará sua coletiva de imprensa na IFA 2019 no dia 6 de setembro às 10h, horário local de Berlim (5h no horário de Brasília), e a empresa já antecipou o que será apresentado por lá.

Continua após a publicidade

A principal aposta da fabricante será um smartphone com tela dupla, mas ainda não está confirmado se o modelo terá um painel dobrável, que fará com que uma única tela se estenda, ou então um mecanismo que possibilitará a abertura do painel secundário. Os últimos vazamentos, contudo, apontam para um celular dobrável:

O V50 ThinQ foi um smartphone lançado em março pela LG durante o MWC 2019, em Barcelona, e trouxe uma proposta semelhante de uso, mas a segunda tela pode ser adicionada ao modelo como acessório.

Além do smartphone dobrável, a fabricante deve anunciar novos produtos de Smart Home (casa conectada), TVs NanoCell e OLED, e também vestíveis.

Continua após a publicidade

IFA 2019: Huawei

Cotada para abertura da IFA, a Huawei dedicará seu evento para falar sobre infraestrutura relacionada ao 5G e IoT (Internet das Coisas). A Qualcomm foi anunciada como parceira da empresa chinesa e também subirá ao palco para falar sobre os avanços que a quinta geração da internet móvel promoverá em produtos que carregam processadores Snapdragon.

Com relação aos smartphones, espera-se que a Huawei revele novos detalhes sobre o Mate X e anuncie novas cores para o P30 e o 30 Pro, conforme antecipado pelo site LetsGoDigital. No ano passado a marca lançou o Mate 20 como um dos grandes destaques da IFA e, este ano, é esperado que seu sucessor também dê as caras por lá, o Mate 30 (imagem abaixo), junto com o anúncio do novo processador Kirin 990.

Continua após a publicidade

Uma curiosidade sobre o Mate 30: o aparelho deve ser lançado com sistema operacional próprio da Huawei e sem a Play Store, como resposta da fabricante as sanções comerciais dos Estados Unidos contra a China.

IFA 2019: Lenovo

Chamado de Tech Life, o evento da Lenovo será dedicado ao universo da Internet das Coisas e da portabilidade. Em seu site a empresa diz que "apresentará produtos inovadores e que agregam mais valor a vida das pessoas". Entre os anúncios que devem rolar no evento da marca estão laptops da série Yoga e ThinkPad.

A Lenovo também deve introduzir uma nova versão do Smart Clock, que é uma espécie de rádio-relógio inteligente com Google Assistente embutido.

Continua após a publicidade

IFA 2019: Motorola

Já a Motorola, por sua vez, ainda não confirmou quais tipos de produtos serão lançados durante a IFA. No ano passado, contudo, a empresa anunciou seu primeiro Android One, o Motorola One (também primeiro smartphone da marca com notch na tela).

A aposta para este ano é outro produto intermediário com características avançadas, como o Motorola One Zoom, terceiro modelo da série deste ano que já conta com o Motorola One Vision e o One Action. O novo smartphone é cotado para chegar ao mercado com quatro câmeras e zoom híbrido.

IFA 2019: Sony

Continua após a publicidade

A Sony não vende mais smartphones no Brasil, mas isso não torna o evento da gigante japonesa insignificante para nós. Além do aguardado Xperia 2, que deve ter a mesma tela 21:9 de seu predecessor, novas Android TVs com tela OLED, headphones Hi-Fi (talvez um sucessor para o WH-1000XM3) e até um smartwatch são esperados para o evento da fabricante.

No caso do smartwatch, a Sony apresentou na IFA 2018 o FES Watch U, que leva tela circular e-Paper e tem design minimalista. Espera-se que um novo modelo seja lançado com refinamentos e esteja à venda em mais países além do Japão e do Leste Europeu.

IFA 2019: Samsung

Com os Galaxy Note 10, Note 10 Plus, Watch Active 2 e Tab S6 já lançados, a Samsung não deve trazer muitas novidades em termos de dispositivos móveis para a IFA 2019. Surfando na tendência da feira, a marca deve trazer novidades em eletrodomésticos inteligentes e conectividade 5G.

Continua após a publicidade

Para completar o portfólio de TVs deste ano, a Samsung deve apresentar novas Smarts com tela QLED e definição 8K.

IFA 2019: Laptops

Acer, HP e Dell são as marcas mais cotadas para apresentarem novidades em laptops. A Dell, no entanto, deve ser a fabricante com o maior número de lançamentos em comparação com a HP e a Acer, visto que são esperados novos produtos para as linhas Alienware e XPS.

Acer, por sua vez, deve apresentar ao menos um produto novo para a linha gamer Predator. A Intel deve dar sustentação a esses lançamentos caso a empresa resolva lançar a nova linha de processadores Comet Lake, de décima geração.

Continua após a publicidade

Concorrente da Intel, a AMD também deve apresentar novidades, como a nova CPU Ryzen 3000 e a placa gráfica Navi rDNA, que pode ser lançada com o próximo Xbox ou o PlayStation 5.

IFA 2019: Smart TVs

As Tvs também devem ganhar bastante destaque dentro da IFA 2019. Além de marcas que já mencionamos neste artigo, como LG, Sony e Samsung, outras fabricantes menos populares no Brasil também devem lançar produtos com sistemas e tecnologias diferentes, como a Hisense e a Philips.

Os últimos rumores apontam que todas as principais marcas que lançarão TVs durante a IFA devem trazer ao menos um modelo com tela OLED.

Continua após a publicidade

IFA 2019: Wearables

Os dispositivos vestíveis, ou Wearables, também estarão com tudo na IFA. Infelizmente, os modelos previstos para serem lançados por lá são de marcas que não vendem oficialmente no Brasil, como Sony, Fossil e Garmin.

É claro que o Canaltech estará na IFA 2019, somos parceiros oficiais da feira, e traremos todas as novidades em primeira mão. Fique ligado no site para mais novidades sobre os lançamentos que estão por vir.

Qual novidade você espera ver nessa edição da IFA?