Snapdragon Game Super Resolution promete dobrar FPS de games no celular
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Em um anúncio surpresa feito nesta quarta-feira (26), a Qualcomm apresentou o Snapdragon Game Super Resolution (GSR), sua solução para upscaling de imagem em games, otimizada para chips Snapdragon. Com um funcionamento muito similar ao FidelityFX Super Resolution 1.0 (FSR) da AMD, a tecnologia promete turbinar o desempenho de títulos variados nos celulares em até 100%, tendo ainda foco em melhorar a autonomia de bateria dos dispositivos durante longas sessões de gameplay.
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Técnicas de upscaling de imagem — em que o computador ou celular processa o game em uma resolução mais baixa e usa algoritmos para levá-la a uma resolução mais alta na hora de exibi-la — são usadas há décadas, mas ganharam muita força desde o lançamento das placas de vídeo GeForce RTX 2000 em 2018, quando a Nvidia apresentou o Deep Learning Super Sampling, ou DLSS, que usa Inteligência Artificial para entregar resultados mais avançados que soluções de upscaling anteriores.
Desde então, rivais como AMD e Intel apresentaram suas soluções proprietárias, respectivamente o FidelityFX Super Resolution (FSR) e o Xe Super Sampling (XeSS), que junto ao DLSS foram e continuam sendo aprimorados com novas tecnologias. A questão é que, apesar de algumas dessas soluções apresentarem código aberto, podendo ser implementadas em praticamente qualquer software e por qualquer desenvolvedor sem custos, todas são praticamente limitadas aos computadores.
A Qualcomm parece querer mudar esse cenário com o Snapdragon Game Super Resolution (GSR), desenvolvido especificamente com os celulares em mente, que promete até dobrar a taxa de quadros em games para smartphones, ao mesmo tempo em que economizaria bateria. O aspecto mais interessante é que, apesar de ser otimizada para as GPUs Adreno da família Snapdragon, a funcionalidade seria compatível com "qualquer GPU", o que poderia incluir chips gráficos da MediaTek ou mesmo componentes dedicados aos computadores, em teoria.
O GSR é uma técnica de upscaling espacial, ou seja, usa informações de apenas um quadro (em vez de usar dados de quadros anteriores, como é o caso do upscaling temporal), e é executada apenas uma vez (single pass), conseguindo ampliar a imagem em uma escala de até 2 vezes por eixo (como ir de 540P para 1080P, ou ainda 1080P para 4K). Pelo que indica o anúncio, o recurso funciona de maneira muito similar ao FSR 1.0 da AMD, mas há otimizações para o hardware mais limitado dos celulares para garantir maior velocidade de processamento.
Entre elas estaria o uso de menos instruções, a combinação de diversos efeitos de pós-processamento (como o mapeamento de cores) no único passe e a redução da latência por haver total uso de estruturas usadas nas GPUs Adreno. A própria Qualcomm compara seu método com o FSR 1.0, além da interpolação bilinear (ou bilerp, em inglês), que aumenta a imagem ao combinar informações de pixels vizinhos, entregando menor qualidade. O GSR seria mais rápido que ambos, prometendo entregar imagem similar ao rival da AMD.
Curiosamente, a gigante admite que técnicas de upscaling temporal, como o DLSS 2 e o próprio FSR 2.0, têm resultados superiores na qualidade de imagem, mas há um obstáculo: esse tipo de tecnologia exige informações que os games de celular não costumam utilizar, o que dificultaria o trabalho de implementação dos desenvolvedores de games, e poderia resultar na falta de adoção da técnica. Em resumo, a Qualcom garante qualidade de imagem no nível do FSR 1.0, com ampla compatibilidade e ganhos significativos de desempenho e bateria.
Os gráficos e as promessas da companhia impressionam, especialmente quando consideramos que o Snapdragon GSR conseguiria ser executado na metade do tempo de "uma técnica concorrente", e levaria os games da casa dos 30 FPS para os 60 FPS, reduzindo o consumo. A empresa assegura ainda que o usuário poderia escolher se prefere melhor qualidade de imagem, mais desempenho ou melhor autonomia de bateria.
Dito isso, as imagens são estáticas e não deixam claro se veremos artefatos muito pronunciados em movimento, e não é possível comprovar os ganhos extremos de performance no momento. Ainda assim, a existência de uma técnica mais avançada como essa deve se provar importante não apenas pelo número de games mais complexos que têm chegado aos smartphones, como também pelos novoss recursos que têm sido disponibilizados para esses dispositivos, incluindo Ray Tracing.
O Qualcomm Snapdragon Game Super Resolution estreia ainda em 2023, tendo entre os títulos confirmados para receber a novidade grandes nomes como Call of Duty Warzone Mobile, Naraka Bladepoint Mobile e Farming Simulator 23 Mobile, além de estreantes como Jade Dynasty: New Fantasy da Perfect World, Return to Empire da Tecent Timi e Justice Mobile da Netease.
Fonte: Qualcomm