AMD FidelityFX Super Resolution é a resposta da marca ao Nvidia DLSS
Por Guilherme Sommadossi • Editado por Jones Oliveira |
Nesta terça-feira (01), a AMD anunciou durante a Computex 2021 sua resposta à tecnologia DLSS (Deep Learning SuperSampling) da Nvidia: a FidelityFX Super Resolution (FSR). A tecnologia de aprimoramento gráfico será lançada em 22 de junho.
- AMD confirma GPU de novo Samsung Exynos com arquitetura RDNA 2
- CEO da Intel prevê que escassez de semicondutores pode durar anos
- AMD alerta para falhas nas três primeiras gerações de processadores EPYC
A novidade promete o dobro de velocidade de performance do 4K nativo, quatro configurações de qualidade e suporte a mais de 100 GPUs e CPUs. Além desses detalhes, a empresa informou que será de código-aberto e que, ainda em 2021, 10 estúdios e engines serão compatíveis com a tecnologia.
A AMD apresentou testes da novidade com Godfall rodando em uma Radeon RX 6800 XT com configurações gráficas elevadas e ray tracing ativado, o modo desempenho rodou a 150 FPS — um grande aumento em relação ao resultado de renderização nativa a 49 FPS. Os modos balanceado, qualidade e ultra qualidade geraram resultados de 124 FPS, 99 FPS e 78 FPS, respectivamente.
O FSR é alimentado através de inteligência artificial, diferente do DLSS da concorrente NVIDIA, lançada em 2018, que usa redes neurais para reconstruir imagens em alta qualidade a partir de resoluções mais baixas em tempo real.
Fonte: The Verge