Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exynos 2400 supera Snapdragon 8 Gen 3 em supostos testes vazados

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Abril de 2023 às 09h28

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Os diversos "vazamentos" do Exynos 2400, próximo chipset premium proprietário da Samsung, continuam a acontecer, agora indicando que a plataforma pode superar o Snapdragon 8 Gen 3, ao menos em testes sintéticos. Números divulgados por leakers sugerem que o componente deve ter picos de desempenho de CPU e GPU superiores ao rival da Qualcomm, retornando à linha Galaxy S em 2024 de forma ainda limitada.

Segundo os informantes Connor (@OreXda), Revegnus (@Tech_Reve) e RGcloudS (@RGcloudS), o Exynos 2400 deve trazer mudanças radicais nas especificações, começando pela CPU de 10 núcleos. A solução teria configuração de 1 + 2 + 3 + 4, sendo 1 Cortex-X4 de máxima performance rodando a 3,1 GHz, 2 Cortex-A720 de alto desempenho trabalhando a 2,9 GHz, 3 Cortex-A720 a 2,6 GHz e 4 Cortex-A520 de alta eficiência operando a 1,8 GHz, acompanhados de 8 MB de cache para o sistema.

O principal destaque seria a GPU Xclipse 940, com a microarquitetura RDNA 2 da AMD, mesma usada pela antecessora Xclipse 920. Dito isso, a nova solução gráfica seria impressionantes 4 vezes maior, com 12 Unidades Computacionais (CUs), ou 768 núcleos, contra apenas 3 CUs (192 núcleos) da geração anterior. As frequências de operação são desconhecidas, mas o aumento extremo na contagem de núcleos já seria suficiente para entregar um salto significativo de desempenho, mesmo que não houvesse ganho nos clocks.

Continua após a publicidade

Completariam a ficha do processador o suporte a memórias LPDDR5X para RAM e UFS 4.0 para armazenamento, o suporte a câmeras de até 320 MP e gravações em 8K a 60 FPS, além da compatibilidade com redes 5G modernas. Sua fabricação seria obviamente feita pela própria Samsung, usando uma versão aprimorada da litografia de 4 nm da gigante sul-coreana, que traria inúmeras melhorias em comparação aos polêmicos 4 nm usados no Exynos 2200 e Snapdragon 8 Gen 1.

A combinação teria como objetivo superar o Snapdragon 8 Gen 3 nos testes com múltiplos núcleos de CPU e na performance de GPU, o que a companhia teria conseguido de acordo com os supostos resultados divulgados nesta semana. Os testes mostram que a CPU do Exynos 2400 obteve média de 1.530 pontos em single-core e 6.210 pontos em multi-core no Geekbench, ainda que a melhor pontuação tenha atingido mais atraentes 1.711 pontos com um núcleo e 6.967 pontos com todos os núcleos.

Por sua vez, no teste de computação com Vulkan, a GPU Xclipse 940 teria chegado ao 13.858 pontos. Vazamentos do Snapdragon 8 Gen 3 sugerem que o chip da Qualcomm oferece desempenho similar ou inferior ao rival Exynos, estabelecendo a margem de vantagem que a Samsung estaria buscando: o componente estaria marcando 1.930 pontos em single-core e 6.236 pontos em multi-core, além de entregar 12.946 pontos em GPU.

Os números empolgam, e indicam que o intervalo de 1 ano sem lançar um chip próprio teria feito bem à companhia sul-coreana, levando o Exynos 2400 a superar seu rival direto, mesmo que por pouco. Ainda assim, é preciso ter alguns pontos em mente: os testes divulgados não trazem imagens e não estão oficialmente no banco de dados público do Geekbench, portanto não passam de rumores.

Mesmo que sejam verdadeiros, tanto Exynos quanto Snapdragon ainda estariam em desenvolvimento, e podem melhorar (ou piorar) até o lançamento. Para completar, seguindo o racioncínio de que esses benchmarks são reais, as tarefas processadas são sintéticas e não representam o uso real com total fidelidade por levarem um período curto para serem concluídas, deixando de mostrar a capacidade dos chips sob estresse prolongado, como acontece com games.

Continua após a publicidade

Além de tudo isso, é preciso lembrar que o desempenho final vai depender do trabalho dos desenvolvedores de aplicativos e jogos de implementar otimizações para os componentes — a Qualcomm sempre teve vantagem nesse departamento e, por enquanto, nada indica que isso vai mudar na nova geração. Vai ser preciso aguardar pelo lançamento, ou ao menos por novos vazamentos, para sabermos como o Exynos 2400 realmente vai se comportar.

Exynos 2400 deve estrear no Galaxy S24 base

Paralelo a isso, RGcloudS reforçou que o Exynos 2400 deve mesmo ser utilizado no Galaxy S24, mas de uma forma curiosa: o chip próprio da Samsung seria usado apenas no Galaxy S24 padrão, e somente em algumas regiões. O objetivo da empresa, como citado anteriormente, seria superar o Snapdragon 8 Gen 3 em multi-core e na GPU, além de mandar a mensagem de que todas as falhas vistas nas gerações anteriores do Exynos foram corrigidas.

Continua após a publicidade

O restante do mundo, bem como o Galaxy S24 Plus e Galaxy S24 Ultra, receberiam versões com o exclusivo Snapgradon 8 Gen 3 for Galaxy — agora sem o overclock visto no 8 Gen 2 for Galaxy, mas com uma configuração diferente, de 2 + 2 + 2 + 2, sendo 2 Cortex-X4, 2 Cortex-A720 mais velozes, 2 Cortex-A720 com clocks mais baixos e 2 Cortex-A520, o que garantiria maior estabilidade.

Fecha o pacote uma câmara de vapor aprimorada pela segunda geração seguida, o que deve proporcionar melhores temperaturas e alto desempenho mesmo nas cargas de trabalho de maior duração, como os games. Novamente, as informações são apenas rumores, e ainda falta quase um ano para descobrirmos se todos esses detalhes são verdadeiros. Até lá, o jeito é aguardar por novos vazamentos e informações de fontes mais confiáveis.

Fonte: via WCCFTech (1, 2, 3)