Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm confirma agenda completa do Snapdragon Summit com lançamentos

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Outubro de 2023 às 09h05

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Faltando uma semana para a abertura do evento, a Qualcomm divulgou nas redes sociais a agenda completa do Snapdragon Summit 2023, principal conferência da gigante em que normalmente são anunciadas as plataformas premium da companhia para smartphones. Apesar de não contar com detalhes específicos do que será apresentado, o material dá uma ideia do foco da empresa neste ano, com destaque para novidades de PC e smartphones.

Segundo a agenda, serão três dias de evento, dos quais os dois primeiros concentrarão as novidades da marca. Ocorre na terça-feira (24) a principal apresentação que, ao que parece, deve ser bastante extensa. Dito isso, o trecho em que temos um vislumbre dos focos da Qualcomm é o cronograma para quarta-feira (25), em que haverá demonstrações mais focadas das áreas que receberão lançamentos.

As duas principais parecem ser a "Snapdragon Compute Spotlight" e a "Snapdragon Mobile Spotlight", representando as soluções da empresa para PCs e celulares, respectivamente. Durante estas apresentações, devemos ver em detalhes as novidades para o inédito Snapdragon X, aguardado competidor da Qualcomm para o Apple M2 em notebooks, e detalhes do Snapdragon 8 Gen 3, processador premium da gigante para os smartphones avançados de 2024.

Continua após a publicidade

A agenda indica que também teremos anúncios para áudio durante a "Snapdragon Sound Spotlight" e novidades para Realidade Virtual, Aumentada e Mista na "Snapdragon XR Spotlight". É difícil dizer o que será apresentado para esses segmentos, mas é provável que vejamos uma ênfase na integração do Bluetooth 5.4 e LE (Low Energy), transmissão sem fio de alta qualidade e a expansão do Auracast (mesmo sinal de áudio para vários aparelhos Bluetooth), além das perspectivas da Qualcomm para VR, AR e XR em 2024.

O terceiro dia deve ser reservado para um resumo do Summit, ainda que não se possa descartar a possibilidade de vermos alguma surpresa. Interessados podem acompanhar os lançamentos através do YouTube e do site oficial da Qualcomm — a conferência de abertura no dia 24 será transmitida a partir das 16h no horário de Brasília.

O que esperar do Snapdragon Summit 2023?

Continua após a publicidade

O Snapdragon Summit 2023 parece concentrar um grande número de novidades, levando em conta os teasers recentes da Qualcomm. Com isso em mente, as duas maiores delas devem ser o Snapdragon X Gen 1 (nome ainda não confirmado pela companhia) e o Snapdragon 8 Gen 3, que já tiveram uma série de detalhes indicados por rumores e vazamentos, além de algumas informações oficiais.

Aposta da gigante para combater a Apple e até competir com AMD e Intel, o Snapdragon X Gen 1 será o primeiro processador da empresa a utilizar as tecnologias da Nuvia, startup comprada pela Qualcomm em 2021 e composta por ex-engenheiros de gigantes como AMD e Apple que chamou a atenção da indústria ao revelar em 2019 o núcleo Phoenix — a solução prometia desempenho bem superior ao núcleo Zen 2 da AMD consumindo apenas uma fração de energia. A proposta foi aprimorada e será base do núcleo Oryon.

Rumores sugerem que a plataforma para PCs terá até 12 núcleos, desempenho que pode superar o Apple M2, além de recursos populares encontrados em concorrentes do mundo Windows, incluindo pistas PCIe para expansão com SSDs e outros componentes, e suporte a gráficos dedicados de AMD e Nvidia. Infelizmente, não se sabe ainda a situação da otimização de software, um dos pontos fracos do Windows On ARM.

Continua após a publicidade

As notícias para smartphone também são bastante animadoras: trazendo uma configuração repaginada de CPU baseada nos novos núcleos da ARM, o Snapdragon 8 Gen 3 promete oferecer um novo salto significativo de performance e eficiência. Tudo indica que, além de chegar um pouco mais perto do A17 Pro do iPhone 15 Pro em CPU, a novidade superaria o rival da Apple em GPU, ao mesmo tempo em que conseguiria ser impressionantes 30% mais eficiente.