Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 3 será revelado em 24 de outubro, confirma Qualcomm

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Junho de 2023 às 11h08

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Por meio de suas redes sociais, a Qualcomm anunciou a data de sua conferência Snapdragon Summit, quando deverá revelar seu novo processador topo de linha Snapdragon 8 Gen 3. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, cerca de um mês antes do esperado.

Para efeito de comparação, o Snapdragon 8 Gen 2 apareceu em 15 de novembro de 2022. Antes disso, as plataformas da Qualcomm costumavam ser apresentadas durante o mês de dezembro.

Continua após a publicidade

De acordo com rumores anteriores, esse adiantamento seria uma estratégia da marca em relação ao lançamento do MediaTek Dimensity 9300, que deve chegar em setembro ou outubro. Assim como é tradicional, o Summit acontecerá em Maui, no Havaí.

Snapdragon 8 Gen 3 deve ter nova configuração de núcleos

Muitos detalhes ainda precisam ser revelados em relação ao Snapdragon 8 Gen 3, mas informações anteriores já indicaram que a plataforma virá com uma nova configuração de núcleos. Em vez do 1+2+2+3 implementado no Gen 1 e Gen 2, ela deve trazer um arranjo 1+5+2.

Continua após a publicidade

Dessa forma, espera-se que o processador tenha um núcleo Cortex-X4 para máxima performance, aliado a cinco Cortex-A720 para alto desempenho e mais dois Cortex-A620 para eficiência energética. O chipset ainda deve contar com GPU Adreno 750, e aumento de cache L3 de 8 MB para 10 MB.

Na prática, isso significa que o Gen 3 deve trazer um salto de performance considerável em relação ao seu antecessor. Contudo, aspectos como a economia de bateria poderão ser afetados pela nova configuração de núcleos.

Testes preliminares na plataforma Geekbench mostraram que, de fato, o processador virá com grandes melhorias de desempenho. Afinal, ele teria sido capaz de alcançar 1.930 pontos em single-core e 6.236 em multi-core — para efeito de comparação, o A16 Bionic do iPhone 14 Pro/Pro Max fez 1.874 e 5.384 pontos, respectivamente.

Como ainda faltam alguns meses até a oficialização do Snapdragon 8 Gen 3, mais informações sobre ele podem aparecer por meio de vazamentos adicionais. A princípio, a lista dos primeiros aparelhos a trazerem a plataforma deve incluir o Xiaomi 14, OnePlus 12, Realme GT5 e outros.