Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Óculos de realidade mista da Apple podem ter chip M2 e 16 GB de RAM

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Junho de 2022 às 10h33

Link copiado!

Reprodução/Ian Zelbo
Reprodução/Ian Zelbo
Tudo sobre Apple

Em breve, os óculos de realidade mista da Apple devem inaugurar a próxima categoria de produtos da marca. Recentes informações revelam que o dispositivo que mistura realidade virtual (VR) e aumentada (AR) pode ser equipado com o novo processador M2 e ter uma considerável capacidade de RAM.

Mark Gurman, jornalista da Bloomberg e fonte confiável sobre assuntos da Apple, trouxe atualizações sobre as supostas especificações headset AR/VR na newsletter Power On desta semana. Diferente do que foi divulgado anteriormente, o acessório deve ser equipado com o recente processador M2 em vez de uma versão modificada do M1 Pro.

Embora não seja tão poderoso quanto o M1 Pro ou M1 Max, o M2 consegue entregar um desempenho aceitável ao processar e renderizar conteúdo de realidade mista. O chipset também consome menos energia do que as variantes superiores e, com isso, não exige uma solução elaborada de resfriamento para o headset.

Continua após a publicidade

Processador extra para atividades básicas

Gurman sugere que os óculos AR/VR devem adotar a versão base do M2, um processador com uma GPU de 8 núcleos em vez de um modelo com 10 núcleos. Por outro lado, o dispositivo pode ter 16 GB de memória RAM.

Isso significa que o headset não terá dificuldades para renderizar texturas e imagens de alta resolução. Para maior velocidade de carregamento do acessório de realidade mista, a Apple pode manter o sistema de RAM unificada com suporte padrão LPDDR5.

Continua após a publicidade

Além do M2, antigos rumores indicam que os óculos AR/VR da gigante de Cupertino podem ter um chipset extra. Aparentemente, o aparelho terá um processador com arquitetura de 5 nm e outro com litografia de 4 nm.

Como revelado pela Apple, o M2 será fabricado com o processo de 5 nm da TSMC e, supostamente, deve assumir a maior parte do trabalho de processamento do headset. Então, o segundo chipset pode atuar em tarefas mais básicas ou relacionadas aos sensores de reconhecimento espacial do dispositivo.

Previsão de lançamento do headset da Apple

Continua após a publicidade

Recentemente, o famoso analista Ming-Chi Kuo sugeriu que os óculos de realidade mista da Apple poderiam ser lançados em janeiro de 2023. Apesar de ser um dos produtos mais complexos já feitos pela marca, o dispositivo tem grande potencial para “revolucionar” o mercado.

Adotando o sistema operacional realityOS, é esperado que o headset tenha telas com resolução 8K e vários sensores avançados. Voltado para jogos e conteúdos multimídia imersivos, o modelo também poderá ser usado para navegação dentro do Metaverso.

Antigos rumores indicavam que a Apple teve diversos problemas no desenvolvimento dos óculos AR/VR, como superaquecimento e dificuldades de integração com o software. Entretanto, as recentes atualizações mostram que a fabricante parece ter encontrado soluções para essas questões.

A expectativa é que o headset de realidade mista chegue ao mercado com preços em torno de US$ 2 mil (cerca de R$ 10.488 na atual conversão direta, sem adição de impostos). Então, novos possíveis detalhes sobre o aparelho devem continuar sendo divulgados nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech