Apple quer humanidade no centro da realidade aumentada e prepara grande novidade
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
A Apple trabalha há anos nos tão especulados óculos de realidade aumentada (AR), mas um projeto mais simples e igualmente impressionante de headset de realidade mista (AR e VR) tem lançamento esperado para os próximos meses, e Tim Cook está animado com as possibilidades da tecnologia.
- Headset AR/VR da Apple passa por testes com executivos, diz site
- Óculos de realidade aumentada da Apple chegam em 2024, diz relatório
Em entrevista ao China Daily USA, a repórter cita que consumidores chineses estão animados com a realidade aumentada e virtual, mas alguns não estão satisfeitos com os produtos disponíveis atualmente — no vídeo, Tim Cook consente balançando a cabeça.
Ao ser então questionado sobre quais são os fatores decisivos para que produtos AR se tornem populares entre consumidores, Cook destaca que está “incrivelmente animado para realidade aumentada” e que colocar a humanidade no centro da tecnologia é um grande diferencial.
“A coisa mais crítica para qualquer tecnologia, incluindo realidade aumentada, é colocar a humanidade no centro dela”, afirma Cook. “E é o que nós [na Apple] focamos todos os dias. Atualmente, por exemplo, temos mais de 14 mil aplicativos ARKit na App Store, que oferecem experiências AR para milhões de pessoas em todo o mundo.”
O CEO da Apple acredita que “embora ainda estejamos nos estágios muito prematuros de como esta tecnologia vai evoluir, eu não poderia estar mais animado com as oportunidades que vemos neste espaço.”
Cook conclui a entrevista com uma frase importante: “fique atento e você verá o que temos para oferecer.”
Headset AR/VR da Apple chega em breve
Nos últimos meses e semanas temos visto vazamentos corriqueiros relacionados ao primeiro headset de realidade mista da Apple, esperado com um design minimalista e futurista com alça para fixar na cabeça, telas de alta resolução e equipado com dois processadores Apple Silicon adaptados.
O dispositivo deve mesclar a realidade aumentada e a realidade virtual com ajuda de um grande conjunto de câmeras e sensores LiDAR para identificar o mundo real e projetar elementos virtuais de forma precisa.
Atualmente a Apple é dona de um enorme acervo de aplicativos de realidade virtual e a empresa deu grande foco para o desenvolvimento de AR nos dias de realização da WWDC, conferência anual focada em desenvolvedores.
Óculos AR ficam para 2024
Além do headset de realidade mista com previsão de lançamento entre o fim de 2022 e início de 2023, a Apple também prepara a chegada de óculos de realidade aumentada para 2024, podendo adotar design mais tradicional ao que estamos acostumados.
Ambos os produtos são esperados como a maior inovação da Apple deste o lançamento do primeiro iPhone em 2007, e analistas acreditam que óculos AR devem superar a popularidade de iPhones em dez anos.
Fonte: China Daily USA, via Cesar Berardini