SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
TSMC

TSMC

Fundação

Hsinchu, Taiwan

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, conhecida por sua sigla TSMC, é a maior fabricante de semicondutores do mundo, sediada na cidade de Hsinchu. Foi fundada em 1987 por Morris Chang e, desde o início, se manteve fiel à proposta de fabricação de chips para empresas parceiras.

A empresa nasceu a partir da iniciativa do governo de Taiwan para expandir a capacidade produtiva de semicondutores do país. Na busca por investidores para a parceria, a holandesa Philips se mostrou interessada e injetou 27,5% do capital da joint-venture que originou a TSMC.

A Philips se manteve como uma das principais acionistas da TSMC por mais de duas décadas. Em 2008, a empresa vendeu suas últimas ações e encerrou totalmente sua participação no capital da fabricante.

Apple, AMD, Broadcom, Marvell, MediaTek, Nvidia e Qualcomm são exemplos de empresas que figuram entre os principais clientes da empresa. Estas desenham seus chips e terceirizam a fabricação para outras empresas, caso da TSMC, diferentemente de empresas como a Intel, que tem suas linhas de montagem próprias.

A Apple se destaca como a maior cliente da TSMC, que se vale da capacidade de produção de chips da taiwanesa para produzir os processadores que equipam iPhones, iPads e Macs.

Aos poucos, a empresa vem se expandindo para além das fronteiras de Taiwan, especialmente diante dos riscos na relação do território com a China. Em 2020, a companhia anunciou a abertura de sua primeira fábrica nos Estados Unidos, localizada no estado do Arizona.