TSMC

  • Fundação

    Hsinchu, Taiwan

  • Sede

    8, Li-Hsin Rd. 6, Hsinchu Science Park, Hsinchu 300-78, Taiwan

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Limited, conhecida por sua sigla TSMC, é a maior fabricante de semicondutores do mundo, localizada na Hsinchu Science and Industrial Park (Hsinchu, Taiwan). Foi fundada em 1987 por Morris Chang focada desde o começo na fabricação de chips desenhados por terceiros.

Advanced Micro Devices (AMD), Brodadcom, Marvell, MediaTek, Nvidia e Qualcomm estão entre os principais clientes da empresa. Estas desenham seus chips e tercerizam a fabricação para outras empresas, caso da TSMC, diferentemente de empresas como Intel e Texas Instruments, que fabricam seus próprios produtos.

Entre as empresas menores que utilizam a TSMC para fabricar seus chips, temos Allwinner, Applied Micro, HiSilicon e Spreadtrum. Os investimentos e a demanda por pelo processo de fabricação da empresa permitiu um incremento tecnológico digno de nota, diminuindo a litografia dos chips de forma bastante rápida.

Em 2017 a TSMC alcançou receitas próximas a US$ 33 bilhões, alcançando uma litografia de apenas 7 nanômetros em 2019, como é o caso do chip Snapdragon 855 da Qualcomm. A previsão é chegar a 5 nanômetros em 2020, com diversas empresas já projetando seus chips com esse processo quando ele ficar disponível.