Metaverso: mas o que é isso?

Metaverso: mas o que é isso?

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 18 de Fevereiro de 2022 às 16h51
Envato/twenty20photos

Metaverso de cá, metaverso de lá. Temos visto muito essa palavrinha ultimamente, né? Mas o que é isso? Você talvez teve alguma experiência com essa realidade futura, ou talvez não tão futura assim, né?

Gente, metaverso é a união de "Meta", que em grego significa além, com universo. Resultando em "além do universo". A primeira vez que o termo apareceu foi lá em 1992 com Snow Crash, livro de Neil Stephenson. Então, metaverso seria uma espécie de realidade paralela, que só conseguimos entrar usando a tecnologia.

Os óculos de realidade aumentada, por exemplo, fazem parte dessa inovação. Com eles que conseguimos enxergar outro lugar (em outra dimensão) e interagir. Ah! Alguns games já estão usando essa tecnologia, um exemplo é Beat Saber.

Beatsaber permite interação dos usuários em um ambiente virtual através do VR (Divulgação/Beat Games)

Isso é apenas o início, gente! A tecnologia tá avançando muito, e isso permite que grandes empresas tragam cada vez mais novidades com essa próxima realidade. Algumas costroem mundos virtuais inteiros, enquanto outras mostram novas formas de estudo ou trabalho.

Mas tudo isso só é possível se a gente continuar juntos, né? Por isso que essas novidades sempre estão relacionadas com uma coisinha muito importante, a relação humana! Podemos curtir shows ao vivo com outras pessoas, como o espetáculo da Ariana Grande no game Fortnite. Vocês viram? Foi incrível, né?

Exemplos famosos

O Facebook é uma das empresas que mais investe nesse meio, até por isso mudou seu nome para Meta recentemente, mas não é a única. Jogos como Second Life já introduziam a ideia no início dos anos 2000 ao permitir a criação de avatares e interação em tempo real em um universo novo.

A ideia final é nos possibilitar a interação e liberdade e isso não para só nos games não! Também estamos vendo uma revolução na área da saúde, imobiliária e muitas outras! Dá uma olhadinha também no vídeo abaixo que explora bastante sobre esse conceito do multiverso!

Como esse tema ainda tá longe de trazer novidades, em breve volto com mais informações interessantes sobre esse tal de metaverso que tá abalando o mundo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.