Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

15 vilões da Marvel que podem aparecer no MCU

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Setembro de 2022 às 19h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

A Marvel já deixou bem claro quais são os seus planos para as próximas fases do seu universo cinematográfico. Depois de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que fecha a Fase 4, são 16 filmes e séries já revelados (até agora) e que dão uma boa noção do que está por vir. A única grande dúvida são os vilões que devemos ver nessas histórias.

Embora todos esses projetos já tenham sido revelados com seus títulos oficiais, são poucos os que já mostraram os inimigos que os heróis terão que combater. Como estamos falando da Saga do Multiverso, a presença de Kang é mais do que certeza — tem um filme chamado Vingadores: Dinastia Kang no meio do caminho — e alguns outros também já são figurinhas carimbadas, mas a grande maioria é mesmo uma incógnita.

Ao mesmo tempo, o histórico desses personagens nos quadrinhos serve como uma grande bússola do que pode aparecer. Assim, em uma mistura de futurologia e arqueologia de gibi, selecionamos alguns vilões que podem aparecer nos próximos lançamentos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês).

Continua após a publicidade

15. Kang, O Conquistador

Começamos nossa lista pela pedra cantada. A participação de Kang, o Conquistador não é nem mais uma teoria, mas uma certeza mais absoluta do que os bilhões na conta de Kevin Feige. Afinal, já vimos Aquele que Permanece sugerir a vinda do vilão em Loki e a própria Marvel já anunciou que o próximo Vingadores vai se chamar Dinastia Kang.

O lado bom é que a gente não vai precisar esperar até 2025 para ver o Déspota Temporal entrar em cena. Ele já deve dar as caras em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania — tanto que ele foi mostrado até no pôster do longa.

14. M.O.D.O.K.

Ainda falando em Quantumania, outro nome confirmado para o longa é M.O.D.O.K. O vilão é uma das figuras mais bizarras de toda a Marvel, sendo uma enorme cabeça voadora com bracinhos e perninhas, o que faz com que a sua presença no MCU seja um tanto quanto inesperada.

Só para ter uma ideia do quanto ninguém leva o personagem a sério, ele protagoniza uma animação de comédia produzida pela Marvel que faz piada justamente com o fato do quão bizarro e irrelevante ele é. Ao mesmo tempo, o fato de ele aparecer em um filme do Homem-Formiga faz com que tudo isso combine de alguma forma.

Continua após a publicidade

A suspeita, porém, é que o cinema altere a sua origem. Ao invés de ser um cientista louco ligado a uma megacorporação vilanesca, ele deve estar ligado ao Reino Quântico ou mesmo ficar nessa forma medonha por causa dessa viagem pelo multiverso.

13. Alto Evolucionário

Continua após a publicidade

Outro nome que já foi confirmado pela Marvel e que até teve seu visual parcialmente revelado. O Alto Evolucionário será o vilão de Guardiões da Galáxia 3 e será interpretado pelo impronunciável Chukwudi Iwuji (Pacificador), que foi à última San Diego-Comics paramentado como o personagem.

Nas HQs, ele é um cientista humano que se torna obcecado por engenharia genética e evolução e passa a fazer experimentos em si próprio para se tornar algo além do humano. Assim, ele se torna quase uma entidade espacial em busca dos melhores genes para seguir em seu eterno aprimoramento.

Além disso, ele é responsável pela criação do Adam Warlock como conhecemos hoje. Embora não tenha criado o ser que viria a se tornar o herói, ele é quem define sua personalidade e poderes quando decide fazer dele o ser humano perfeito de seu recém-criado mundo. E é claro que o MCU poderia adaptar isso tudo com certa facilidade para fazê-lo ser o pai de Warlock.

12. Magus

Continua após a publicidade

E a presença do Alto Evolucionário e de Adam Warlock pode indicar quem será o verdadeiro vilão de Guardiões da Galáxia 3: Magus, a versão maligna do próprio Warlock.

A história é toda bem confusa, mas pode ser simplificada em um roteiro mais objetivo. Em linhas gerais, uma variante de Adam Warlock vem do futuro e começa a dominar o universo a partir de uma seita maluca em torno da sua imagem. Ele nasce justamente da corrupção daquele que deveria ser o ser humano perfeito.

Essa ideia já foi usada no jogo dos Guardiões da Galáxia, o que também é uma boa dica do que deve acontecer no MCU. Além disso, trazer magus também poderia ser uma boa forma de explorar os efeitos do multiverso fora da Terra.

Continua após a publicidade

11. Rei do Crime

A gente já viu Vincent D’Onofrio retornar como Rei do Crime em Gavião Arqueiro e a própria Marvel já confirmou que o ator estará presente tanto em Eco quanto em Demolidor: Born Again, duas séries importantes para estabelecer o universo urbano do MCU nessa Fase 5. Mas e aí, o que podemos esperar de Wilson Fisk agora que ele está em definitivo nas histórias?

Na última vez que o vimos, ele havia sido confrontado por Maya Lopez (Alaqua Cox) e leva um tiro à queima-roupa. Só que, como não vimos o corpo, sua morte foi descartada e já sabemos que ele vai voltar.

Continua após a publicidade

Nos quadrinhos, isso também acontece. Fisk é atingido por um disparo de Maya e fica cego por um tempo. Com isso, sua autoridade como o Rei do Crime de Nova York passa a ser questionada e outros criminosos passam a querer tirá-lo do poder. Isso leva a uma escalada de violência que obriga o próprio Demolidor a assumir o trono maldito.

Não dá para afirmar que isso vai se repetir no MCU, mas é uma possibilidade bem real. Assim, é bem possível que Fisk seja mesmo confrontado em Eco e termine a série mostrando por que ele é realmente um bandido a ser temido mesmo sem qualquer poder — e as consequências desse seu retorno ao topo do submundo vão ser sentidas em Demolidor.

10. Capuz

Continua após a publicidade

Algumas imagens vazadas dos bastidores de Coração de Ferro já tinham mostrado que o Capuz iria aparecer na série, e a própria Marvel confirmou durante a D23 que o personagem vai mesmo dar as caras para estabelecer esse conflito entre magia e tecnologia.

O que isso significa é um grande mistério, já que o vilão não está entre os mais famosos da Marvel e tampouco tem grandes conexões com a heroína teen. Nas HQs, ele é um criminoso que um dia rouba os poderes de um demônio e ganha habilidade de teleporte e levitação — o que é ótimo para cometer mais crimes.

Embora ele nunca tenha sido um vilão de renome na Marvel, ele ganhou importância nos últimos anos ao desenvolver um império no submundo de Nova York, se aliando a outros bandidos e ganhando uma influência quase equivalente a de Wilson Fisk. E pode ser que o MCU siga por esse caminho, mostrando o Capuz como uma dessas novas forças do universo urbano do estúdio.

9. Drácula

Continua após a publicidade

Já que é para ousar, vamos com os dois pés na porta. Afinal, que outro vilão poderia fazer frente ao lendário Caminhante Diurno da Marvel do que o vampiro mais famoso de todos os tempos? Ainda que a gente não saiba absolutamente nada sobre Blade, imaginar o velho Drácula como seu adversário não chega a ser uma aposta tão impossível assim.

Até porque o icônico vampiro é também um personagem da Marvel. Durante os anos 1970, quando os quadrinhos de terror se popularizaram nos Estados Unidos, a editora aproveitou o fato de que Drácula é um personagem em domínio público e o colocou em suas histórias. Não por acaso, o velho conde imortal é vilão de Blade Trinity, com Wesley Snipes.

O ponto é que todo esse universo sobrenatural do MCU ainda é uma grande incógnita. E o simples fato de, nas HQs, não haver um leque tão grande de possibilidades a serem exploradas, não restam muitas opções para Blade enfrentar em seu novo filme.

Continua após a publicidade

8. Galactus

Quarteto Fantástico já tem data para chegar aos cinemas e, sempre que falamos na família primordial da Marvel, imediatamente pensamos naquele que é seu vilão mais icônico: Galactus, o Devorador de Mundos.

O gigantesco ser de balde na cabeça e saiote é tão emblemático quanto o próprio Doutor Destino na galeria de inimigos do grupo e uma possível aposta para aparecer no vindouro longa — nem que seja como uma ameaça ainda em formação.

Continua após a publicidade

Levando em conta o momento em que Quarteto Fantástico estreia, no início da Fase 6 e caminhando o MCU para o fim da Saga do Multiverso, parece pouco provável que o Devorador de Mundos vá ser usado como um perigo real para os heróis. Contudo, o filme pode ser usado já para preparar o terreno para uma eventual Fase 7: com o gigante caminhando para a Terra e enviando seu arauto, o Surfista Prateado, para revelar que esse mal maior está chegando.

7. Immortus

Ainda pensando em Quarteto Fantástico e sua relação com a Saga do Multiverso, um vilão que pode muito bem dar as caras no filme é Immortus, uma das variantes de Kang. E essa seria uma aparição perfeita tanto para pontuar a onipresença do vilão temporal como também a importância do Quarteto na hora de resolver essa briga que vai desembocar em Vingadores: Dinastia Kang.

Nas HQs, tanto Kang quanto Immortus são derivações de um mesmo indivíduo: Nathaniel Richards, descendente de Reed Richards, o Senhor Fantástico. Assim, ver o vilão fazendo frente ao Quarteto para, no fim, a gente descobrir essa relação familiar seria uma ótima forma de o MCU mostrar que, na hora derradeira, vai ser a família Richards que vai resolver tudo.

6. Super Skrull

Mas se a Marvel decidir seguir por um caminho mais conservador, se afastando das tretas do multiverso para focar na origem dos seus heróis, Quarteto Fantástico pode muito bem aproveitar a figura do Super Skrull como seu grande vilão.

Na verdade, essa é outra aposta que faz bastante sentido. O personagem é uma espécie de skrull aprimorado que combina todo os poderes do Quarteto em um único indivíduo, o que pode ser muito bem usado para costurar com a formação do grupo, mostrando que os mesmos raios cósmicos que deram vida à família fantástica também serviram para criar o campeão da raça transmorfa.

E como o MCU adora um vilão que nada mais é do que uma versão negativa dos heróis, o Super Skrull cai como uma luva. Sem contar que a vindoura Invasão Secreta pode servir justamente para plantar a criação desse inimigo.

5. Líder

Eis um vilão que ninguém nunca imaginou rever no MCU e cuja revelação durante a D23 pegou todo mundo de surpresa. O Líder é um personagem que apareceu brevemente no quase esquecido O Incrível Hulk, de 2008, o segundo filme do Marvel Studios. Ele era interpretado por Tim Blake Nelson, que foi confirmado nesse retorno do vilão.

No filme, ele ainda era o cientista Samuel Sterns, que tentava ajudar Bruce Banner (Mark Ruffalo) a encontrar uma cura para o Hulk e que também participa da criação do Abominável (Tim Roth). E é no meio dessa bagunça toda que ele acaba contaminado pelo sangue de Banner e começa a sofrer uma mutação em seu cérebro, que passou a crescer descontroladamente.

Ele foi confirmado como um dos vilões de Capitão América: Nova Ordem Mundial. Não ficou claro qual vai ser sua participação na trama, até porque ele é uma ameaça muito mais intelectual do que física.

4. Mefisto

É claro que o demônio da Marvel não poderia faltar em nossa lista. Os fãs do MCU enxergam o Tinhoso em todos os lugares desde WandaVision e, uma hora ou outra, o Capeta vai ter que dar as caras. E, com a Marvel partindo para o universo sobrenatural com Blade e Agatha: Coven of Chaos, parece que as chances de o Sete Peles aparecer realmente são enormes.

Levando em conta o nível de poder do Canhoto, é um pouco difícil imaginá-lo aparecendo neste momento do MCU como uma ameaça pontual. Faria muito mais sentido Mefisto ser um vilão digno de uma saga, como aconteceu com Thanos e Kang. Mas sendo essa criatura imortal e personificação do mal, nada impede que ele apareça só para provocar os heróis (e os fãs) para já pavimentar o caminho para o futuro.

3. Pesadelo

Ainda nesse campo do sobrenatural, pode ser que a ausência de Mefisto seja justificada com a aparição de outro demônio. Pesadelo é outro vilão icônico do lado sobrenatural e místico da Marvel e que poderia muito bem ser aproveitado em uma série como Agatha: Coven of Chaos para abrir as portas do inferno de uma vez por todas.

A gente não faz a menor ideia de qual vai ser o tom da série. Ainda assim, seja ela antes ou depois da WandaVision, não é difícil imaginar Agatha (Kathryn Hahn) usando seus poderes para buscar mais poder e liberando o Pesadelo no mundo real, que passa a atacar os vivos, precisando ser contido novamente.

2. Coração Negro

Outra solução para não colocar Mefisto logo de cara, mas já apresentar o demônio em si é apresentar seu filho ao MCU. Coração Negro é literalmente o bebê diabo, um demônio criado de pura maldade pelo próprio vilão para ser seu filho no mundo mortal.

Ele apareceu pela primeira vez nas páginas do Demolidor, mas já enfrentou vários outros heróis ao longo dos anos, dos urbanos aos místicos, o que faz dele um personagem bem versátil. Assim, ele poderia aparecer tanto em Agatha como em Blade como também em Daredevil: Born Again — embora as chances de isso acontecer serem quase nulas.

Vale lembrar que Coração Negro já apareceu no cinema como vilão do primeiro Motoqueiro Fantasma. Aliás, seria uma ótima forma de introduzir o próprio Johnny Blaze no MCU, não?

1. Coruja

E já que falamos do Demolidor, fechamos nossa lista com um vilão que pode muito bem dar as caras na série do Homem sem Medo. O Coruja é um personagem não tão lembrado assim pelo grande público, mas que está bastante presente nas histórias do herói e até já apareceu na saudosa série da Netflix — embora sem o peso que se esperava.

Leland Owsley é um dos vários líderes criminosos de Nova York e volta e meia tenta algum golpe para derrubar Wilson Fisk e se estabelecer como o Rei do Crime. E mais do que rivalizar com o grandão, ele também tem métodos bem diferentes: ele é muito mais impulsivo e cruel, não se importando tanto com a liturgia, os protocolos ou mesmo as tradições envolvendo as famílias criminosas. Para ele, é tudo uma questão de poder e dinheiro.

Isso faz do Coruja um vilão bastante perigoso a ponto de ele não ver problema em iniciar uma guerra no meio da cidade para chegar ao topo. Além disso, ele também conta com algumas habilidades especiais, como capacidade de voar e garras poderosas o suficiente para retalhar uma pessoa — afinal, ele é uma coruja né.

E ele é um forte candidato para aparecer em Daredevil: Born Again. A gente já sabia que o reboot do Demolidor vai acontecer em meio a um ressurgimento de Wilson Fisk após ele ter sido atacado por Maya Lopez em Gavião Arqueiro. Assim, não é difícil imaginar que outro mafioso vai tentar aproveitar a fragilidade do Rei para tomar a coroa — e ninguém melhor do que o Coruja para isso.