Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quando o novo filme de Blade estreia nos cinemas?

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Agosto de 2022 às 20h40

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Os vampiros estão a caminho do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) — mas não com muita pressa. O retorno de Blade para as mãos do estúdio e seu vindouro filme solo foram apresentados na já distante San Diego Comic-Con de 2019 e somente agora, em 2022, o longa ganhou uma data de estreia que ainda nos parece um tanto quanto longe.

Ao mesmo tempo, toda essa demora também ajudou a construir uma mística em torno da estreia do Caminhante Diurno no MCU e seu papel nas histórias que estão se desenhando. Ainda parece difícil enxergar como o caçador de vampiros vai se encaixar na Saga do Multiverso, mas algumas pistas sobre seu papel já começaram a surgir aqui e ali nesse período de poucas novidades que vimos nos últimos anos.

Só que, mais curioso do que imaginar como o personagem vai ser introduzido, é de dar conta que há toda uma geração de fãs que não faz a mínima ideia de quem é Blade e qual sua importância dentro dos filmes de super-heróis — e é esse legado que o MCU parece estar interessado em manter.

Continua após a publicidade

Quem é Blade

Se você nasceu depois dos anos 2000, não deve fazer ideia de quem é o tal Caminhante Diurno e nem porque o anúncio da Marvel na Comic-Con de 2019 fez tanto barulho. E não foi apenas pela confirmação de que o ator Mahershala Ali foi escalado para o papel, mas por que um grande ícone do cinema de heróis vai voltar.

Embora tenha surgido nos quadrinhos da Marvel em 1973, Blade sempre foi um personagem bastante irrelevante dentro do universo de homens de capa e super-poderes. Ele surge naquele período em que as editoras apostaram nas histórias de terror e, depois disso, nunca foi muito mais do que um coadjuvante muito esporádico nas revistas de linha.

Continua após a publicidade

Quer dizer, isso até 1998. Essa era uma época em que os filmes de quadrinhos eram mal vistos em Hollywood, principalmente após o fracasso de Batman e Robin no ano anterior. Por isso mesmo, foi uma surpresa a New Line Cinema apostar não só uma história vinda dos gibis como também de um personagem completamente desconhecido do grande público: Blade – O Caçador de Vampiros.

Só que, contrariando todas as expectativas, o longa foi um sucesso. Protagonizado por Wesley Snipes, a história focada no híbrido de humano com vampiro que eliminava os monstros que viviam escondidos nas cidades enquanto buscava o responsável pela morte da sua mãe deu muito certo e abriu as portas de Hollywood para outras produções vindas das HQs, como X-Men e Homem-Aranha, que vieram logo na sequência.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, Blade passou a ser cultuado como o grande responsável pela enxurrada de lançamentos que temos hoje com MCU, Sony e Warner trazendo alguém com a cueca em cima da calça a todo o instante para as telas. Porém, no início de tudo, era apenas um vampiro que podia andar de dia, uma espada e um sonho. Deu no que deu.

O sucesso de O Caçador de Vampiros deu tão certo que resultou em duas sequências. E embora Blade 2 seja muito bom, o terceiro longa caiu na maldição das trilogias apressadas e fez com que o herói voltasse às catacumbas em que passou as últimas décadas. Sem ser reaproveitado nas telas, os direitos voltaram para a Marvel em 2012.

Quando Blade chega aos cinemas?

É por essa razão que todo mundo vibrou quando o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, confirmou que Blade estaria retornando aos cinemas e integrado ao MCU. De certa forma, é a volta do pioneiro da coisa toda e há toda uma parcela do público que começou a acompanhar as produções da Marvel nessa época.

Continua após a publicidade

Na San Diego Comic-Con de 2022, Feige anunciou que Blade chega aos cinemas no dia 1º de novembro de 2023. No entanto, a definição de uma data não quer dizer que há detalhes mais concretos sobre o que podemos esperar do personagem.

Até agora, quase nada foi dito sobre o longa, exceto que ele terá Mahershala Ali no papel que já foi de Wesley Snipes. O ator até “apareceu” rapidamente em Eternos, quando ouvindo sua voz em uma das cenas pós-crédito do longa. No caso, ele impede que Dan Whitman (Kit Harington) use a Espada de Ébano do Cavaleiro Negro. O porquê? Não fazemos a menor ideia.

Essa explicação é algo que os fãs do MCU tentam investigar, pois é o que vai responder em que canto da história o Caçador de Vampiros vai se encaixar. Segundo o próprio Feige, a ideia com as novas fases da Marvel é expandir as histórias para diferentes núcleos e a dúvida é se veremos Blade sendo introduzido em meio aos personagens mais urbanos ou se ele vai introduzir esse lado mais místico que já foi sugerido aqui e ali, mas não de forma concreta até agora.