Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Thunderbolts | Quem vai fazer parte da equipe no MCU?

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

A Marvel confirmou durante a D23 Expo a formação dos Thunderbolts, sua equipe de anti-heróis que estreia nos cinemas em 2024 para fechar a Fase 5 de seu universo cinematográfico. E, sem muita surpresa, foi revelado que teremos mesmo um grupo composto apenas por vilões e coadjuvantes dos filmes e séries apresentados até aqui, liderados por Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus).

Com nomes como Yelena Belova (Florence Pugh), Bucky (Sebastian Stan) e Agente Americano (Wyatt Russell), o “Esquadrão Suicida da Marvel” já tinha sido confirmado na última San Diego Comic-Con, embora os boatos sobre a sua criação já circulassem por aí desde o início da Fase 4, quando vimos Valentina pela primeira vez em Falcão e o Soldado Invernal montando sua própria equipe de notáveis.

A grande novidade apresentada na D23 foi a confirmação de que nomes como Guardião Vermelho (David Harbour) e Fantasma (Hannah John-Kanen) vão voltar ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) para fazer parte dos Thunderbolts. Ao mesmo tempo, alguns nomes ficaram de fora da apresentação oficial, contrariando alguns dos boatos que circularam nas últimas semanas.

Continua após a publicidade

A ausência mais notória é do Barão Zemo (Daniel Brühl), vilão de Capitão América: Guerra Civil e que ganhou bastante destaque em Falcão e o Soldado Invernal. Por isso mesmo, muita gente imaginou que ele poderia voltar como um possível líder do time ou coisa parecida.

Na mesma medida, especulou-se que o Abominável (Tim Roth) também estaria presente para ser um equivalente do Hulk, principalmente após suas aparições recentes em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. No entanto, ele também ficou de fora.

Ainda assim, a apresentação dos Thunderbolts na D23 foi uma boa surpresa que ainda se apresenta repleta de dúvidas. Afinal, que tipo de missão exige um grupo de vilões desse tipo e, principalmente, como isso se conecta com a Saga do Multiverso — ainda mais levando em conta que o longa vai fechar a Fase 5 do MCU?

Continua após a publicidade

E enquanto essas respostas não chegam, vamos conhecer o “Esquadrão Suicida da Marvel”.

Quem são os Thunderbolts?

Se você caiu de paraquedas em meio aos anúncios recentes da Marvel e não faz ideia de quem são os Thunderbolts, não se sinta acanhado. Mesmo nos quadrinhos, o grupo nunca foi lá muito relevante, tendo participações muito mais pontuais e bastante laterais nas grandes sagas da editora — o que, de certo modo, faz bastante sentido para a proposta.

Continua após a publicidade

Em linhas gerais, eles são uma espécie de grupo paramilitar formado apenas por vilões para realizar missões clandestinas para o governo. Por isso mesmo, as comparações com Esquadrão Suicida são bem pertinentes, já que as duas equipes seguem exatamente a mesma lógica.

Desde que surgiram nas HQs, os Thunderbolts tiveram diversas formações e nomes como Norman Osborn, Mercenário e Venom já passaram por lá. Em alguns casos, a ideia era oferecer redução de pena para esses criminosos superpoderosos enquanto, em outras ocasiões, os próprios vilões quiseram sentir o gostinho do que é ser um herói.

A fase mais marcante da equipe acontece durante a saga Reinado Sombrio, quando Norman Osborn chega ao topo da S.H.I.E.L.D. e transforma a sua equipe de Thunderbolts na versão oficial dos Vingadores, usando sua equipe tanto para combater grandes ameaças como também para caçar heróis ilegais.

Continua após a publicidade

Os Thunderbolts do MCU

Yelena Belova (Florence Pugh)

Pode ter certeza de que Yelena vai ser a grande protagonista de Thunderbolts. A personagem fez sua estreia no MCU em Viúva Negra e foi um dos grandes destaques do longa e ainda conseguiu repetir o sucesso em Gavião Arqueiro. Sabendo disso, pode apostar que Kevin Feige vai dar muito holofote para a garota.

Continua após a publicidade

Ela é a irmã mais nova da Viúva Negra (Scarlett Johansson), tendo sido treinada na Sala Vermelha quando criança e se tornado uma agente tão competente e letal quanto sua irmã. Mesmo com o fim das operações das viúvas pelo mundo, ele seguiu ganhando a vida como espiã e assassina de aluguel — e é nesse ponto que devemos encontrá-la no longa.

Bucky/Soldado Invernal (Sebastian Stan)

Bucky é um velho conhecido dos fãs da Marvel e dispensa qualquer apresentação. O companheiro do Capitão América na Segunda Guerra também ficou congelado no tempo durante décadas, se transformou em uma máquina de matar na mão da Hydra até ser libertado pelos heróis — mas não sem se tornar alguém atormentado pelos seus crimes.

Continua após a publicidade

Em Falcão e o Soldado Invernal, Bucky parece ter finalmente feito as pazes com o seu passado e pronto para seguir em frente. E, ao que tudo indica, isso significa usar suas habilidades bastante peculiares e seu braço de vibranium em uma nova missão pelo futuro do mundo — seja ele qual for.

John Walker/Agente Americano (Wyatt Russell)

De todos os nomes confirmados, o Agente Americano era o mais óbvio de todos. O personagem termina sua participação em Falcão e o Soldado Invernal sendo recrutado por Valentina para fazer parte de uma nova equipe. Assim, antes mesmo de Thunderbolts ser confirmado, a gente já sabia que o vilão iria retornar.

Continua após a publicidade

E ele tem potencial de ser um dos nomes mais interessantes do novo filme. Embora tenha sido apresentado inicialmente como um antagonista, fica claro que ele não é mau, apenas bastante desequilibrado. Assim, agora que ele tem o soro do supersoldado, resta saber como vai fazer para tentar se redimir.

Alexei/Guardião Vermelho (David Harbour)

A primeira grande surpresa de Thunderbolts é a confirmação de que o Guardião Vermelho vai retornar ao MCU. O “Capitão América soviético” foi um dos destaques do mediano Viúva Negra e muita gente se animou em ver o grandalhão de volta à ativa.

Continua após a publicidade

Só que esse retorno deixa algumas dúvidas no ar. Afinal, ele foi apresentado em um contexto bastante específico relacionado ao passado de Natasha de modo que é até difícil imaginar como a Marvel vai dar continuidade à sua história. É claro que isso vai estar ligada a Yelena, mas ainda faltam algumas respostas aí.

Ava Starr/Fantasma (Hannah John-Kamen)

Quase ninguém se lembra de Homem-Formiga e a Vespa, então é natural que menos pessoas ainda se lembrem de quem diabos é a Fantasma. A personagem é a grande vilã do longa, sendo revelado que ela é a filha de um cientista que trabalhou com Hank Pym (Michael Douglas) e que morreu durante experimentos com o Reino Quântico.

Continua após a publicidade

Com isso, suas moléculas se tornam instáveis e ela passa a atuar como Fantasma em busca de vingança — com uma explicação meio maluca de que ela existe e não existe ao mesmo tempo. No fim do filme, ela é curada por Pym e vamos ver seu retorno em Thunderbolts. Com que propósito? Não fazemos ideia.

Treinadora (Olga Kurylenko)

Provando que Thunderbolts é quase um Viúva Negra 2, temos o retorno da Treinadora — algo que nem sequer faz muito sentido. A vilã do filme de Natasha mal pode ser considerada uma personagem, já que não tem desenvolvimento algum e surge apenas como a inimiga a ser derrotada e que consegue copiar o movimento dos heróis.

Continua após a publicidade

A sua história é realmente bem trágica. Ela é filha do figurão por trás da Sala Vermelha e foi mortalmente ferida no ataque da Viúva Negra em Budapeste. Com isso, ela é transformada em uma agente perfeita, uma espécie de robô que só executa aquilo que lhe é ordenado.

No fim de Viúva Negra, quando Natasha quebra o controle de seu pai, a Treinadora agradece sua liberdade e deixa claro o inferno que era viver daquela forma — o que torna seu retorno ainda mais bizarro.

Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus)

Dificilmente vamos ver Valentina indo para a porradaria, mas pode ter certeza de que ela é uma figura importante dentro da trama. Afinal, todo o projeto Thunderbolts deve girar em torno de sua figura e influência, o que significa que ela tem potencial para ser uma espécie de Amanda Waller com ainda menos escrúpulos.

Isso porque, ao contrário da líder do Esquadrão Suicida, Valentina parece ser norteada muito mais pelos próprios interesses do que por uma lealdade governamental ou coisa assim. basta lembrar que é ela quem manda Yelena atrás do Gavião Arqueiro na cena pós-crédito de Viúva Negra, indicando que ela parece ter algum serviço de matadores de aluguel ou coisa do tipo.

Assim, a grande dúvida é o que vai motivá-la a formar os Thunderbolts e que tipo de ameaça vai exigir que o grupo seja enviado a campo. Nossa aposta é que isso pode estar tanto relacionado à ascensão do novo Dez Anéis como também à revelação de que Sharon Carter (Emily VanCamp) é o Mercador do Poder, a líder do submundo de Madripoor.