Doutor Estranho no Multiverso da Loucura | 7 teorias que não se confirmaram

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura | 7 teorias que não se confirmaram

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 06 de Maio de 2022 às 21h00
Divulgação/Marvel Studios

Antes de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chegar aos cinemas, diversos rumores circulavam sobre o que poderia ou não acontecer no novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). Por ser o filme que supostamente iria abrir as portas de diferentes realidades, mostrar versões alternativas de personagens e trazer outras para a continuidade principal, não faltaram teorias para tentar imaginar o que viria a seguir.

E agora que o longa finalmente está entre nós, vimos que nem todas as hipóteses mirabolantes imaginadas se concretizaram. Muitos personagens não deram as caras, algumas conexões não aconteceram e nem certos eventos que muita gente deu como certo chegaram perto de acontecer. Faz parte do jogo, afinal de contas.

Muitas das teorias não passaram de delírio dos fãs (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Pensando nisso, o Canaltech listou 7 teorias que acabaram não se concretizando de jeito nenhum em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. E, sim, este texto está repleto de spoilers!

7. Não tem conexão com Loki

Quando WandaVision terminou e foi confirmado que sua história iria se conectar imediatamente Multiverso da Loucura, todo mundo imaginou que o mesmo iria acontecer com Loki. Afinal, mais do que a série da Feiticeira Escarlate, foi com o Deus da Trapaça que vimos o multiverso se abrir pela primeira vez e muitos conceitos como variantes e linhas alternativas foram apresentadas. E o seriado acabou abrindo todas as portas possíveis. Assim, era natural esperar uma conexão, certo?

Loki matou o guardião do tempo para nada (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Pois não foi o que a Marvel achou. O novo Doutor Estranho não faz a menor menção aos eventos de Loki. Nada, nenhum, zero. Não é falado nada sobre alguma anomalia interdimensional, a existência da Autoridade de Variância Temporal ou mesmo a morte de Aquele que Permanece e a iminente invasão de Kang, o Conquistador.

O curioso é que a série faz várias brincadeiras com Multiverso da Loucura, frisando essas palavras a todo o instante e colocando isso como uma ameaça caso as coisas saiam de controle. Só que, no fim das contas, quem maratonou Loki antes de ir ao cinema acabou vendo que fez isso à toa.

6. Nada de Tom Cruise

Outra teoria que era tão dada como certa que quase tinha gente apostando dinheiro nela era a presença de Tom Cruise como uma variante do Homem de Ferro. Esse papo surgiu após a confirmação de que os Illuminati estariam no longa e que o sucesso de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tinha motivado a Marvel a investir mais em participações especiais. E aí, bastou termos uma figura misteriosa voando enquanto dispara energia pelas mãos para que a história fosse dada como certa.

A Marvel tanto já seguiu em frente com o Homem de Ferro que ele nem foi convidado para o Illuminati (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Só que, na verdade, a tal personagem era ninguém menos do que a Capitã Marvel. E o curioso é que isso é algo que alguns dos fãs já vinham apontando antes mesmo da estreia, mas que boa parte do pessoal se recusava a aceitar por ter embarcado — sem volta — no trem do hype. O problema é que, nesses casos, o caminho de volta pela estrada da decepção não é tão divertido assim.

O mais perto que muita gente viu de Tom Cruise foi um trailer de Top Gun: Maverick.

5. Nada do Doutor Estranho Supremo de What If…

A cena pós-crédito de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa ser um teaser de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura foi uma ótima sacada e o cinema veio abaixo quando, nos segundos finais, uma versão sombria do feiticeiro apareceu. Até porque muita gente acreditou que aquele personagem era a variante do herói que destruiu a própria realidade em What If…?.

Embora haja uma versão sombria do Doutor Estranho, não é a mesma de What If...? (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Essa hipótese surgiu após um suposto informante dizer que teríamos esse confronto acontecendo no filme. Segundo ele, a animação do MCU seria fundamental para entender Doutor Estranho 2 e que teríamos um momento em que o tal Doutor Estranho Supremo — aquele que absorveu demônios e entidades por centenas de anos — enfrentaria o personagem da Terra-616. E foi quase isso o que aconteceu.

Embora Multiverso da Loucura realmente tenha esse confronto entre dois Benedict Cumberbatch, o gêmeo-mau não veio de What If…?. Primeiro porque a própria animação termina de uma forma que não permite essa conexão: no desenho, o Mago Supremo corrompido se redime do erro que cometeu ao aceitar a tarefa do Vigia de observar a realidade contendo o duelo eterno de Killmonger e Ultron. Assim, não faria sentido ele voltar a ser um vilão para atormentar sua contraparte do MCU.

Além disso, dentro de Multiverso da Loucura, esse feiticeiro tomado pelo Darkhold traz algumas informações que mostram que ele não é o mesmo de What If…?. A principal dica está na menção ao casamento de Christine. Isso porque o Doutor Estranho Supremo nunca chegou a ver o seu antigo amor se casar, já que ele só se transforma em mago por causa da morte da moça — e arruina sua realidade tentando salvar sua vida.

4. Esqueça os zumbis

A Marvel plantou pistas falsas sobre os zumbis. Ainda bem (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Vamos combinar que, nesse caso, a Marvel intencionalmente enganou todo mundo para tentar valorizar um dos episódios mais chatos de What If...?. Até porque, pelo trailer, realmente tínhamos uma versão zumbi do Doutor Estranho usando artes místicas sombrias em uma luta, sugerindo que aquela realidade apresentada na animação estaria presente no longa.

Só que, mais uma vez, o desenho se provou inteiramente irrelevante para a história e só lamento para quem foi ver o episódio novamente. Não há qualquer menção ao universo dos zumbis em Multiverso da Loucura, já que o Doutor Estranho morto-vivo que aparece nada mais é do que fruto de uma necromancia usada pelo herói para lutar contra Wanda mesmo estando preso em outra realidade. É uma solução bastante curiosa e que rende uma ótima cena de ação, mas que nada tem a ver com o que a animação apresentou.

Da mesma forma, a Wanda zumbi do desenho também não apareceu. A personagem com sangue na cara que também aparece no material promocional é apenas a vilã literalmente coberta pelo sangue de seus inimigos depois de ela chacinar os Illuminati — o que nos leva ao próximo passo...

3. Wanda é realmente a vilã

A Marvel não quis mais passar pano para os crimes de Wanda (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

A Marvel não fez muito esforço para esconder que Wanda era a grande vilã de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Isso era algo que estava presente desde o primeiros trailer e, por isso mesmo, muita gente acreditou que a trama traria alguma reviravolta que a trouxesse de volta para o lado dos mocinhos e ela terminasse tudo pedindo desculpas pelo vacilo e treinando para controlar seus poderes.

Só que não é nada disso o que vimos na telona. A Wanda não só é a vilã mesmo como faz todas as suas atrocidades de forma bem consciente. Ela mata geral, é retratada como um demônio e até é vista assim pelos seus próprios filhos em uma virada de roteiro muito boa.

Para quem estava acostumado a ver a Marvel passar pano para os erros de seus personagens, foi uma surpresa e tanto ver o que foi feito aqui.

2. Nada de Wolverine, Deadpool e gancho para mutantes

Deadpool quebrou tanto a quarta parede que ficou de fora (Imagem: Divulgação/Fox)

A introdução do multiverso no MCU sempre foi tratada como a oportunidade ideal para a Marvel reinserir personagens e conceitos que estavam em outros estúdios no MCU. Da mesma forma que aconteceu com Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, podíamos ter os mutantes sendo finalmente inseridos na Terra-616 — e essa possibilidade ganhou ainda mais força depois que o Professor Xavier foi confirmado em um dos trailers.

Por isso mesmo, o pessoal não economizou nas especulações de quem mais estaria presente na cena dos Illuminati. Além do próprio Professor X e dos demais membros do grupo, tinha gente que jurava de pé junto que teríamos o novo Wolverine interpretado por Daniel Radcliffe, Deadpool saindo no soco com a Feiticeira Escarlate e até a revelação do novo filme dos X-Men.

Só que, no fim das contas, nada disso aconteceu. Os Illuminati eram mesmo aquela meia dúzia de personagens — o que foi muito legal, sejamos sinceros —, mas nada daquele bingo previsto pelos fãs aconteceu. Nem isso e nem a tal referência à saga Dinastia M com a Feiticeira Escarlate colocando os mutantes no MCU.

1. Não explica quem abriu o multiverso

No fim das contas, o multiverso nem aberto foi (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Não é de hoje que a Marvel está brincando com o multiverso. Desde Homem-Aranha: Longe de Casa é que o estúdio flerta com o conceito e, a partir de WandaVision, cada produção que tocou no assunto apresentou uma resposta para a instabilidade entre as realidades.

Primeiro, foi o despertar da Feiticeira Escarlate e seu poder transcendental. Depois, a morte de Aquele que Permanece em Loki. Em seguida, o feitiço do próprio Doutor Estranho em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. E, agora que Multiverso da Loucura chegou, a gente se pergunta: quem foi que saiu e deixou o portão aberto entre todos esses mundos?

A verdade é que ninguém sabe. O novo filme não se preocupa em responder isso e tampouco trata essa questão como um problema. Na verdade, o contato que o herói tem com outras realidades não é porque as fronteiras entre elas estão se acabando, mas porque America Chavez tem poder para fazer isso e Wanda quer usá-la para pegar seus filhos em outro universo.

De forma bem resumida: nada do que vimos sobre o multiverso até aqui importou de verdade. Não porque as explicações não são utilizadas, mas porque isso nem sequer é uma questão pertinente para a trama. E, por mais que a cena pós-crédito indique mais uma confusão interdimensional, o mais seguro seria parar de especular sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.