Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que os SUVs são tão populares?

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Setembro de 2021 às 08h00

Link copiado!

Divulgação/ Jeep
Divulgação/ Jeep

Pela primeira vez na história, os SUVs superaram os hatches (compactos, subcompactos e médios) e estão liderando as vendas em 2021 do mercado automotivo brasileiro, com participação de 39,36% na soma do ano conforme o ranking da FENABRAVE (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores). Chocante? Talvez. Esperado? Muito. Mas existem vários motivos para este resultado.

Na última década, o Brasil viu uma explosão de SUVs no mercado. Desde o lançamento do Ford EcoSport, em 2003, passando por Jeep Renegade em 2015 e Volkswagen Nivus em 2020, os consumidores brasileiros adotaram esse estilo de automóvel e deixaram para trás os excelentes e apaixonantes hatches médios e as peruas, quase que totalmente extintas por aqui em modelos 0KM.

Mas o que exatamente explica tamanho sucesso e popularidade dis SUVs?

Continua após a publicidade

Posição de dirigir

Você certamente já deve ter visto um SUV na rua. São carros, em geral, altos, grandes e com rodas largas. Antigamente, esses utilitários eram mais fabricados com o propósito de serem veículos mais luxuosos ou com apelo off-road, clássico caso do Jeep Cherokee, um dos modelos mais icônicos desse segmento. Mas, com o passar dos anos, as montadoras perceberam que havia uma lacuna em uma faixa de preço menor, próxima a de carros populares.

Continua após a publicidade

No Brasil, essa onda de SUVs começou com o Ford EcoSport. Projetado pelo time brasileiro da montadora, esse utilitário trouxe o segmento para uma camada mais acessível do mercado e popularizou os conceitos desse tipo de produto. O principal, talvez, seja a posição de dirigir, mais elevada e que passa uma certa segurança a motoristas mais inexperientes. Isso é proporcionado pela suspensão alta, que reflete em um vão livre do solo avantajado.

Essa receita também foi seguida por outros modelos do mercado nacional que chegaram bem depois do EcoSport. O grande salto, porém, foi em 2015, com o lançamento do Jeep Renegade, que além das características físicas dos SUVs também trouxe para o segmento um bom pacote de equipamentos, segurança e acabamento muito superior ao dos concorrentes. Outra opção disponibilizada nesse mesmo período foi o Honda HR-V, que chegou a liderar as vendas em alguns momentos.

Continua após a publicidade

Desde então, o número de opções de automóveis com essa pegada mais "altinha" quintuplicou e hoje as montadoras preferem lançar SUVs e não mais hatches, peruas e até sedãs.

Espaço interno

Outro ponto interessante com relação aos SUVs é o conforto. Atualmente, assim como os carros convencionais, os utilitários também foram subdivididos em categorias e portes, como compacto, médio e grande. Mas, de modo geral, mesmo em modelos menores, o conforto a bordo é um bom atrativo para pessoas interessadas em comprar um carro, principalmente famílias.

Continua após a publicidade

Opções como o Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta são ótimos exemplos de SUVs compactos com bom espaço interno e porta-malas suficiente para as atividades do dia a dia. Mesmo sem motores absurdamente potentes e divertidos, eles também entregam relativo conforto e segurança na direção, isso sem falar no ótimo pacote de equipamentos.

Design

O design também é um ponto de atenção para os SUVs, desde modelos mais aventureiros como o Jeep Renegade e o T-Cross até os mais ousados, como o Volkswagen Nivus e o Nissan Kicks. Geralmente mais parrudinhos e com apetrechos diferenciados, esses automóveis conquistam cada vez mais clientes também por sua beleza.

Continua após a publicidade

Tecnologia e pacote de equipamentos

A tecnologia também se faz presente no mercado de SUVs e é um dos maiores atrativos para os clientes brasileiros. Atualmente, mesmo no segmento compacto, temos modelos equipados com assistentes de condução semiautônoma, conexão com a internet e centrais multimídia de última geração, isso sem falar em modelos com sistema de som com assinaturas consagradas como Bose ou Beats.

Continua após a publicidade

Por serem carros um pouco mais caros do que os modelos populares, os SUVs vendidos no Brasil já são equipados com bons itens de série e que agradam mesmo àqueles que não desejam gastar mais nas variantes topo de gama. Itens indispensáveis para o motorista, como direção elétrica e câmbio automático, estão presentes na maioria das versões, bem como o ar-condicionado e mais de dois airbags.