Novo Jeep Compass ganha motor turboflex e Wi-Fi e fica ainda mais tecnológico

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 30 de Abril de 2021 às 11h11
Jeep/ Stellantis

A Jeep não quis seguir o lema de que "em time que está ganhando, não se mexe" e tratou de realizar mudanças importantes para a nova linha do Jeep Compass. O SUV mais vendido do Brasil chega na versão 2022 equipado com o novíssimo motor 1.3 turboflex de 185cv, que foi desenvolvido aqui no Brasil pela FIAT e que vai equipar outros modelos do grupo Stellantis, como a Fiat Toro e o futuro SUV fastback da montadora. Além disso, o pacote de tecnologia do carro está ainda mais recheado, com Wi-Fi nativo e uma série de serviços conectados por meio da plataforma Adventure Intelligence.

O modelo já teve mais de 240 mil unidades comercializadas no Brasil desde que começou a ser vendido por aqui, em 2016, com fabricação no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE). Exportado para 16 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), o Compass já alcançou a produção de quase 280 mil carros em aproximadamente quatro anos e meio.

Com a liderança folgada dentro de seu segmento, essas novas features do Compass prometem deixá-lo na ponta por mais algum tempo. Veja abaixo as novidades do novo Jeep Compass, que foram apresentadas em conferência on-line na manhã da última quarta-feira (28) e que teve cobertura do Canaltech.

Imagem: Jeep/ Stellantis

Motor mais eficiente, finalmente

Para quem está acostumado com o Jeep Compass e já leu nossa análise aqui para o Canaltech, sabe que o Calcanhar de Aquiles desse automóvel era seu consumo elevado por conta do motor 2.0 flex de 166cv, que equipava as versões de entrada e intermediárias, já que as topo de gama contavam — e ainda contam — com o excelente propulsor turboflex de 170cv e 35,6 kgf/m de torque, o que garante, além de mais desempenho, uma economia de combustível das melhores no segmento.

Imagem: Jeep/ Stellantis

Com os novos motores turboflex, a Jeep deve eliminar esse problema, já que o propulsor é o mais potente e moderno entre os turbinados compatíveis com o etanol. Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, o propulsor faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro, sempre aliado ao câmbio automático de seis velocidades. Ele conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.

Imagem: Jeep/ Stellantis

Já as variantes Turbodiesel seguem com o já mencionado propulsor de 170cv e 35,6 kgf/m de torque, sempre aliado ao câmbio de 9 marchas e com tração nas quatro rodas. Nessa versão, porém, ele vem com uma grande antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza. Ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32.

No motor TD350 a autonomia é de aproximadamente 10 mil km, então o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo a toda hora. O motor TD350 mantém ainda seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e ótima autonomia (mais de 800 km com tanque de 60 litros).

Mais tecnologia a bordo

O Compass também mudou muito internamente. Isso porque o SUV traz a nova central multimídia com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões (exceto na Sport), ainda apresenta GPS embarcado de série, um novo cluster 100% digital e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay por meio de conexão sem fio. Ele também recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence, que na versão Plus traz todos os features já apresentados há alguns dias e que foram trazidos pelo Canaltech.

Imagem: Jeep/ Stellantis

Entre as principais novidades, podemos destacar:

  • Localizador de estacionamento e de posto de combustível: através da centrnal multimídia, o usuário pode buscar por novos pontos de interesse, como restaurantes, postos de combustível e estacionamentos ou utilizar aqueles já previamente favoritados. A novidade é que a busca é feita diretamente na nuvem, trazendo sempre a informação mais atualizada para os clientes.
  • Send & Go: nesta função, o usuário pode pesquisar algum ponto de interesse (como restaurantes, estacionamentos e outros estabelecimentos) pelo celular enquanto ainda está em casa, por exemplo, e enviá-lo para a navegação no veículo. Ao ligar o carro, a rota será automaticamente traçada pelo mapa inteligente e a viagem pode começar em segurança, sem a necessidade de o cliente ficar parado pesquisando um endereço ou ponto de interesse.
  • Last Mile Navigation: o recurso permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo. Nem sempre é possível encontrar um estacionamento no endereço desejado. Nessas horas, para a caminhada entre o estacionamento e o destino final, a função garante a caminhada mais rápida, especialmente em locais desconhecidos, passando mais segurança ao usuário.
  • Remote Start: Agora é possível ligar o Compass pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa, para deixar a temperatura do carro mais agradável em dias frios ou quentes, por exemplo.

Além disso, o Compass pode ser equipado com um hotspot 4G para os passageiros. O serviço deve ser contratado à parte em uma parceria da Jeep com a TIM, que também faz o mesmo trabalho na Fiat Toro e, no futuro, com os demais carros do grupo Stellantis.

Evolução na segurança e direção autônoma

O Jeep Compass sempre foi referência quando o assunto é tecnologia e, na versão 2022, isso fica ainda mais evidenciado. O SUV pode ser equipado, dependendo da versão, com o controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB). Na nova geração do SUV médio da Jeep três novas funções foram incluídas de fábrica na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk, deixando o modelo ainda mais tecnológico:

  • Frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas: fornece ao motorista aviso e capacidade de frenagem do veículo para evitar uma colisão iminente com um pedestre, ciclista ou motociclista.
  • Detector de fadiga do motorista: baseado na análise constante do comportamento da direção, ele avisa o condutor em caso de alto risco de adormecer. O sistema funciona coletando dados durante a rodagem (enquanto o veículo estiver entre 60 e 160 km/h) para definir o comportamento de direção considerado normal. Após 15 minutos, começa a comparação com o padrão para verificar se há algum desvio em relação aos dados anteriores coletados. Se algum problema for detectado, um aviso visual e outro sonoro são emitidos por um minuto ou até o motorista pressionar o botão OK no volante. Caso a sonolência detectada persista, os avisos serão emitidos novamente.
  • Reconhecimento de placas: por meio da câmera frontal, o sistema reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos. Além disso, emite alarme visual e sonoro caso o veículo esteja acima do limite de velocidade detectado.

Imagem: Jeep/ Stellantis

De série, o Compass possui seis airbags, podendo ser sete nas versões mais caras. Além disso, ele ganhou um carregador de celular por indução, sistema auto hold, rebatimento automático dos retrovisores, porta-malas com sensor presencial e entradas de carregamento USB-C.

Design muda pouco

O design é um dos pontos fortes do Compass e, na versão 2022, ele mudou pouco. De grande novidade mesmo, é o conjunto óptico, que agora é Full-LED em todas as versões.

Preços e versões

Valores para todo o Brasil, exceto estados de São Paulo e Paraíba:

  • Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 139.990
  • Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 154.990
  • Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 162.990
  • Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 176.990
  • Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 187.990
  • Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 196.990
  • Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 204.990
  • Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990
  • Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990

Valores para o estado de São Paulo:

  • Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 144.647
  • Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 160.146
  • Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 168.412
  • Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 182.878
  • Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 194.244
  • Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 203.630
  • Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 211.900
  • Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 224.304
  • Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 224.304

Valores para o estado da Paraíba: 

  • Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 144.046
  • Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 159.481
  • Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 167.713
  • Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 182.118
  • Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 193.437
  • Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 204.767
  • Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 213.083
  • Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 225.556
  • Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 225.556

Fique ligado no Canaltech para os testes com as novas versões do Jeep Compass em breve.

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