Análise | Chevrolet Equinox é o SUV ideal para famílias conectadas

Análise | Chevrolet Equinox é o SUV ideal para famílias conectadas

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 07 de Fevereiro de 2021 às 09h00
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Chevrolet Equinox fez seu debute no mercado brasileiro em 2017 e nos trouxe um pouco da realidade dos norte-americanos em nível de SUV médio. Grande, confortável e muito bem equipado, o utilitário, ao menos em termos de vendas, não chega a empolgar, mas por trás desse enorme chassi esconde um mundo conectado e extremamente confortável.

O brasileiro hoje pede e deseja SUVs. É o retrato de nosso mercado e não há escapatória. No tempo em que ficamos com o Equinox, pudemos ter uma experiência de uso completa, como uso para o dia a dia, viagens e situações em que seu enorme espaço foi mais do que necessário.

Mas, além disso, seu pacote tecnológico é um deleite e faz frente aos principais nomes da categoria, como o líder absoluto Jeep Compass e seu concorrente mais direto, o Tiguan All-Space, da Volkswagen, que ainda passarão pelas mãos do Canaltech.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech

Conectividade e Segurança

Por ser um modelo de concepção um pouco mais antiga, o Chevrolet Equinox, infelizmente, não levou o banho de Wi-Fi que os demais produtos da montadora receberam no Brasil, como o Onix, Onix Plus e o Tracker. Mesmo assim, seu pacote de infotenimento e segurança é um dos melhores que temos à disposição dentre as opções "reais" de mercado.

Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech

Logo de cara, assim que entramos na cabine, é possível ver a enorme central multimídia My Link de 8 polegadas, que é dotada de uma excelente resolução e tela altamente responsiva. Como citamos, não há o Wi-Fi nativo como em outros modelos da Chevrolet, mas isso não é necessariamente uma bola fora, principalmente porque, para compensar, há o navegador GPS proprietário que funciona muito bem, tanto na cidade quanto na estrada.

Esse multimídia, aliás, é perfeitamente coligado com as demais funções eletrônicas do veículo, como o controle da climatização, sistemas de segurança e o excelente sistema de som assinado pela BOSE, que entrega uma qualidade sonora das melhores que já testamos aqui no Canaltech no segmento automotivo.

Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech

Nos itens de segurança, por sua vez, o Equinox também brilha. O SUV é dotado de auxílios semiautônomos que funcionam muito bem e ajudam no dia a dia em várias situações. O principal deles é o alerta de colisão frontal, que, para um veículo deste tamanho, se faz mais do que necessário. Sempre que o Equinox perceber que você está distraído ou há uma frenagem brusca do carro da frente, ele emite avisos visuais e hápticos, com vibrações no banco do motorista.

Confesso que, na primeira vez, me assustei com esse modo nada ortodoxo de avisar que uma colisão se aproxima. Mas depois me acostumei e a vida seguiu. Essa vibração, aliás, também ocorre quando estamos estacionando, substituindo o famigerado apito que sempre toca nos sensores que auxiliam na manobra.

Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech

Além desse alerta, o Equinox é capaz de parar o carro a uma velocidade de até 60 km/h. Para quem está acostumado com o trânsito das grandes cidades, é uma bela ajuda. Além disso, já em cruzeiro, ele conta com o piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e tráfego cruzado e o auxílio de permanência em faixa. Features interessantes e bem-vindas para um SUV que mede seus 4,65 metros.

Conforto e experiência de uso

A versão Premier do Chevrolet Equinox, que avaliamos aqui no Canaltech, faz com que a vida de seu usuário seja muito mais fácil no trânsito e no dia a dia. Além dos itens que relatamos acima, outras características contribuem para essa sensação.

Os sensores de segurança são fundamentais, mas algumas ferramentas complementares são de suma importância e ainda dão um requinte a mais ao SUV, como os faróis bi-xenon adaptativos com sensor crepuscular e a partida remota, que é uma verdadeira benesse quando pensamos no clima quente do verão brasileiro. Chegar com o carro ligado e já pré-climatizado pelo seu ar condicionado dual-zone é uma benção.

O dia a dia também é facilitado com outros mimos. Um deles é o park-assist, que pode executar a baliza e estacionar tanto em vagas paralelas quanto em perpendiculares. Para um carro desse tamanho, é um facilitador e tanto. Além disso, seu bom porta-malas conta com abertura automática, o que facilita na hora de guardar as compras ou levar seu pet para cima e para baixo.

Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech

Há, também, uma boa oferta de entradas USB para a carga dos celulares, além da possibilidade de carregar um smartphone pelo carregador por indução. Como bom carro familiar que é, esse é um item considerado indispensável em viagens longas.

Já ao volante, temos um SUV que está longe de ser esportivo, mas que também não irrita. Com a aposentadoria do ótimo 2.0 turbo de 262cv, a GM resolveu abaixar o preço do carro e oferecê-lo apenas com o propulsor 1.5 turbo de 172cv e 27,8 kgfm de torque, sempre acoplado a um câmbio automático de seis marchas, que executa tudo com muita suavidade.

Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech

O silêncio e o ótimo espaço interno também são vantagens consideráveis desse SUV, que possui um rodar suave, que é facilitado pela tração integral sob demanda, e excelente isolamento acústico.

Veredicto e Coeficiente Canaltech

A experiência de uso com o Chevrolet Equinox pode ser considerada de extremo conforto e amplamente ligada à tecnologia. Vivenciar o dia a dia nas cidades ou na estrada com um SUV com esse nível de conforto e tecnologia o coloca como uma opção mais do que interessante no saturado mercado de utilitários.

Para nós do Canaltech, a tecnologia e a segurança vêm em primeiro lugar, e nisso o Equinox se garante. Mesmo não sendo o mais divertido de guiar, seus inúmeros sistemas de auxílio na direção e em manobras o transformam, se não em animado, em fácil de dirigir.

O Coeficiente Canaltech, que é o relacionamento entre tecnologia, segurança e desempenho, está mais do que aprovado.

O Chevrolet Equinox 1.5 Turbo Premier pode ser encontrado pelo preço sugerido de R$ 182.150. Existem, também, versões um pouco mais em conta e com a mesma motorização.

No Canaltech, a análise do Chevrolet Equinox 1.5 Turbo Premier foi feita com uma unidade gentilmente fornecida pela General Motors do Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.