Publicidade

Análise | Novo Nissan Kicks 2022: tecnológico, seguro e confortável

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Abril de 2021 às 09h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A necessária atualização de meia-vida para o Nissan Kicks fez com que ele elevasse seu patamar em muitos aspectos. Mesmo sem trazer o motor turbo e com a versão híbrida ainda a caminho, a montadora japonesa soube muito bem como dar um banho de loja em seu principal produto no mercado nacional e, tal qual fez com o novo Versa, a tecnologia e a segurança ditam o ritmo por aqui.

O Canaltech foi um dos primeiros veículos de imprensa a testar o Novo Nissan Kicks 2022 no mês passado e pôde ver de perto o avanço do veículo com movimentos e ações em pista. Mas, claro, é no dia a dia em que pudemos aferir com mais propriedade cada um dos itens que fazem este carro ser uma ótima opção de SUV compacto.

A experiência de uso com o novo Kicks 2022 em sua versão topo de linha nos trouxe a sensação de que o carro parece, em um primeiro momento, suficiente para encarar seus principais rivais turbinados. O desempenho não chega a irritar, é verdade, mas o conforto a bordo e a sensação de estar em um carro avançado tecnologicamente compensam essa "falta de pimenta".

Continua após a publicidade

O Canaltech teve a oportunidade de passar alguns dias com o novo Nissan Kicks 2022 em sua versão topo de linha, a Exclusive, e te trará todos os detalhes. Vem com a gente!

Conectividade e Segurança

Como citamos em nossa prévia, o Nissan Kicks 2022 ganhou o pacote Nissan Safety Shield. Com isso, foram adicionados ao carro recursos como o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e o Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA).

Continua após a publicidade

Essas ferramentas tornam o dia a dia muito mais fácil, principalmente quando temos trânsito mais intenso. A maneira como o RCTA e o BSW trabalham em conjunto transforma simples atos no tráfego totalmente previsíveis, o que nos rende mais segurança, evitando acidentes toscos. E, ao contrário do que acontece em outros carros com esses recursos, o alerta do ponto cego está localizado dentro do SUV, um ponto extremamente positivo e bem pensado pela Nissan.

Entretanto, o recurso que mais nos passou segurança a bordo do novo Kicks é uma feature que já estava presente nos modelos mais antigos: o Chassis Control. Esse controle de segurança atua diretamente na estrutura do veículo e deixa o SUV muito mais "na mão" em situações de curva ou frenagens bruscas. Aliado ao sistema de frenagem automática, também presente no Kicks 2022, é praticamente impossível bater o carro na cidade com essas ferramentas.

Sentimos falta, no entanto, do reconhecimento de pedestres desse sistema, bem como o controle de cruzeiro adaptativo, já presente no Volkswagen Nivus, por exemplo.

Continua após a publicidade

No campo da conectividade, a nova central multimídia de 8 polegadas é uma evolução quando pensamos em resolução e velocidade, mas perdeu um item importante: o GPS nativo, que está presente no novo Versa, por exemplo. Entretanto, o ganho para essa atualização do Kicks está no sistema de som 360º, assinado pela Bose.

Chamada de Personal Space, a tecnologia trazida pela Bose proporciona uma experiência altamente imersiva de som dentro do Kicks. São oito alto-falantes, sendo dois tweeters e dois Bose UltraNearfield de 2,5 polegadas localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista que, quando trabalham juntos, trazem um som incrível em qualquer tipo de música ou conteúdo, como podcasts, por exemplo. A sensação é de que tudo está acontecendo ao vivo, dentro do carro, mas sem atrapalhar na condução.

Para conectar os equipamentos no multimídia ou mesmo carregá-los, o Kicks 2022 traz duas entradas USB, sendo uma delas Tipo-C, que proporcionam maior velocidade na transmissão de dados e menor tempo de carregamento. As entradas USB são compatíveis com as versões USB 3.0 e USB 3.1. Ou seja, ninguém vai reclamar de conectividade a bordo do Kicks. Além disso, sua central também funciona como roteador Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Completam os itens de segurança os seis airbags de série, controles de estabilidade e tração, distribuição eletrônica de frenagem, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e a câmera 360º.

Conforto e Experiência de uso

Como citamos acima, o Nissan Kicks 2022 evoluiu absurdamente em termos de tecnologia, mas o desempenho é o mesmo da versão 2021. O confiável e valente motor 1.6 aspirado de 114cv e 15,5 kgf/m de torque dá conta do recado, mas é a única coisa que faz com que o Kicks não seja, talvez, o melhor SUV compacto da atualidade.

Continua após a publicidade

Essa sensação, no entanto, pode mudar mais para o final do ano, com a chegada da variante híbrida com o sistema e-Power, que, diferentemente dos híbridos leves, usará o motor a combustão apenas para carregar o propulsor elétrico. Uma tecnologia nova no Brasil e que estamos ansiosos para experimentar.

O consumo segue sendo um dos pontos fortes desse motor. Em nossos testes, conseguimos fazer médias impressionantes com o etanol, beirando os 11 km/l na cidade. Claro, estamos em meio a uma pandemia e com as ruas bem mais vazias, mas não deixa de ser impressionante o belo casamento entre o propulsor e o câmbio CVT.

Já quando falamos em conforto, o Kicks dá show. Assim como no novo Versa, ele é equipado com os bancos Zero Gravidade, que foram projetados pela NASA. Seu encosto traseiro entra em contato com as costas e com o quadril de maneira uniforme, dando uma sensação de "abraço" em nosso corpo e reduzindo bastante o cansaço. A suspensão do Kicks também é um ponto forte. Apesar dos braços traseiros serem apenas eixo de torção, ele absorve bem o desaforo que é o nosso asfalto aqui no Brasil.

Continua após a publicidade

De modo geral, o Kicks atende bem a maioria das necessidades de uma família ou de um usuário que não é afeito a carros apimentados. Mas a Nissan já poderia ter implementado um motor menor e turbinado em seu principal produto. Isso, porém, não atrapalha a experiência de uso com o carro.

Completam os itens de conforto o ar-condicionado digital e automático, ajustes elétricos nos retrovisores, retrovisor interno fotocrômico, chave presencial, partida por botão, retrovisores rebatíveis eletricamente, ajustes de altura e profundidade para o volante, carregador de celular por indução e piloto automático com controle de cruzeiro.

Design e acabamento

A cabine do Nissan Kicks 2022 mudou pouco se compararmos com a versão antiga. Nas variantes topo de linha, por exemplo, o painel segue com aquele material mais sensível ao toque, algo incomum na categoria e restrito apenas a modelos como o Jeep Renegade. As portas e demais arremates, no entanto, são em plástico duro, mas de boa qualidade.

Continua após a publicidade

O design, por sua vez, evoluiu absurdamente. Na traseira, a Nissan resolveu colocar uma peça que liga um farol a outro, lembrando muito o Ford Edge ST. Já na parte frontal, o para-choque e o conjunto óptico, que é Full LED na versão Exclusive, remete a modelos de mais grife, como os SUVs da Lexus. As rodas são de aro 17 com acabamento diamantado.

O Kicks sempre foi um SUV de personalidade e conquistou muitos clientes por sua aparência — e a Nissan sabe disso. Por isso, a modernização de um carro já belo foi muito bem feita pelos japoneses.

Continua após a publicidade

Veredicto e Coeficiente Canaltech

O novo Nissan Kicks 2022 chega com evoluções necessárias para que ele possa encarar seus principais rivais com autoridade e vantagens interessantes. Apesar da ausência de um motor turbinado, o crossvover japonês tem tudo para seguir bem nas vendas e, quem sabe, conquistar mais consumidores.

O Nissan Kicks 2022 em sua versão CVT Exclusive com os opcionais Pack Tech pode ser encontrado em concessionárias Nissan pelo Brasil por R$ 119.980. As demais versões partem de R$ 90.930.

Continua após a publicidade

No Canaltech, o Nissan Kicks 2022 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Nissan do Brasil.