SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Bose

Bose

Fundação

Framingham, Massachusetts, EUA

A Bose Corporation é uma empresa fundada em 1964 na cidade de Framingham, Massachusetts, nos Estados Unidos. A companhia se especializou em produtos de áudio e fornece alto-falantes domésticos e automotivos, fones de ouvido e equipamento profissional.

A companhia carrega o sobrenome de seu fundador, Amar G. Bose, falecido aos 83 anos no ano de 2013. Antes de sua morte, ele doou grande parte de suas ações ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), universidade onde ele estudou e lecionou. A instituição passou a ser acionista majoritária na empresa.

Segundo Amar Bose, a empresa foi criada após seu desapontamento ao comprar um sistema de som estéreo em 1956. Daí surgiu a ideia de desenvolver uma solução com múltiplos alto-falantes que usavam as paredes para refletir o som e criar uma experiência similar a uma sala de concertos.

O primeiro produto da empresa foi o Bose 2201, lançado em 1966. Com um visual diferente, com formato de corte esférico, os acessórios foram projetados para serem instalados nos cantos de uma sala. O equipamento não fez muito sucesso e foi descontinuado. 

A Bose tem uma política curiosa que a diferencia das demais: a empresa não divulga especificações técnicas de seus produtos. Segundo seu fundador, a justificativa é simples: eles não conseguem apontar medidas que sejam representativas da qualidade final dos equipamentos.

A companhia fabrica seus produtos em quatro países. A Bose tem três unidades fabris nos Estados Unidos, no estado de Massachusetts, além de outras espalhadas por México, Malásia e China.