Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SUVs são os carros mais vendidos do Brasil em 2021

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Julho de 2021 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/ Jeep
Divulgação/ Jeep

As tendências se consolidaram e o mercado automotivo brasileiro tem uma nova preferência. Pela primeira vez na história, os SUVs superaram os hatches (compactos, subcompactos e médios) e estão liderando as vendas em 2021, com participação de 39,36% na soma do ano conforme o ranking da FENABRAVE (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores).

Grosso modo, não chega a ser uma surpresa que os utilitários estejam nessa condição mercadológica, mas há algumas situações que precisam ser levadas em conta. A principal delas é que carros como o Chevrolet Onix e Onix Plus, Hyundai HB20 entre outros estão com suas produções paralisadas em decorrência da falta de semicondutores que afeta não apenas o mercado brasileiro, mas de todo o mundo. Com isso, o volume de vendas dos modelos da montadora estadunidense, por exemplo, caiu vertiginosamente.

Por outro lado, modelos como o Jeep Renegade, Jeep Compass, Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross, Volkswagen T-Cross e Nissan Kicks, para citar alguns, seguem com vendas em alta e contribuíram para que essa participação de mercado fosse alcançada. Depois de atingir em cheio o segmento de sedãs, os SUVs, pelo menos por enquanto, começam a incomodar os veículos de entrada.

Continua após a publicidade

Outro fator que contribuiu diretamente para que os hatches tenham perdido vendas é o desempenho assombrosamente bom da nova Fiat Strada, que é o carro mais vendido de 2021 e tem conquistado clientes do segmento de compactos desde o seu lançamento em 2020.

Aposentadorias ajudam

Conforme lembrado pelo pessoal do Motor1 Brasil, a aposentadoria de alguns modelos compactos também influenciou diretamente para que as vendas do segmento de hatches fossem afetadas. Carros como o Toyota Etios, Volkswagen Up, Citroën C3 e Nissan March deixaram de ser fabricados por aqui em 2021.

Continua após a publicidade

Fonte: Motor1