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Ford elege rivais do Mustang Mach-E e descarta BYD Seal: “Outra Liga”

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Outubro de 2023 às 11h30

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
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Porsche, BMW, Audi e Volvo. Essas foram as quatro marcas citadas pela Ford como rivais do Mustang Mach-E durante a apresentação oficial do primeiro carro elétrico da marca na América do Sul, realizada na sede do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da marca em Tatuí, interior de São Paulo.

Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford para a região, explicou que o Mach-E une as linhas de um SUV coupé com a esportividade característica do Mustang e, por isso, pode ser definido como um crossover. Na visão do executivo, essa mistura única coloca o carro na briga tanto com “esportivos puro sangue”, como Porsche Taycan 4S , Audi E-Tron e BMW i4, quanto com “SUVs puro sangue”, casos do BMW iX3 e do Volvo XC40 Recharge.

Marcas recém-chegadas ao mercado brasileiro, que vêm fazendo barulho no segmento de elétricos e híbridos, como a BYD e a Great Walll Motors (GWM), não foram citadas, apesar de já terem começado a introduzir modelos esportivos em suas linhas, como o sedan BYD Seal.

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“Estamos entregando um produto único no mercado, sem um competidor direto nessa faixa de preço, que é um segmento limitado, acima dos R$ 400 mil. Ele é um esportivo de verdade, elétrico, para uso diário. Por tudo isso que vocês viram, que ninguém consegue entregar ainda, a gente vai surpreender nesse segmento”, apostou o executivo, sem revelar, em números, quais as expectativas da Ford em relação às vendas do Mach-E.

Dennis Rossini, Gerente de Marketing da Ford Brasil, também não entrou em detalhes sobre o que espera em relação aos emplacamentos, mas fez um comparativo com base no desempenho do Mach-E nos Estados Unidos e na Europa:

“O Mach-E hoje é o segundo carro elétrico mais vendido dos Estados Unidos, atrás apenas do Tesla Model Y. De 2021 para 2022, cresceu 41%; de 2022 para 2023, mais 60%. É um carro em franca expansão, com aceitação enorme, que já ganhou mais de 25 prêmios, tem nota máxima no Euro NCAP, escolha verde no Consumer Report e Top Safety Pick no IIHS (Insurance Institute for Highway Safety)”.
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BYD não assusta Ford: “Outra Liga”

Questionado pela reportagem do Canaltech sobre o porquê deixou os modelos das marcas chinesas de fora da lista de principais rivais do Mustang Mach-E, em especial o BYD Seal, sedan esportivo 100% elétrico com 531cv de potência, Golfarb procurou manter o respeito.

“O BYD Seal foi super analisado, mas não entrou no bolo porque não entrega tempo de recarga, não entrega autonomia e nem o conjunto dinâmico que a gente tem aqui. O consumidor desse produto é outro perfil, e não está preocupado com marca, conjunto dinâmico ou refinamento de tecnologia que a gente tem”, argumentou.
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Segundo Rogelio Golfarb, carros com o “brand” da Porsche, da BMW e, claro, do Mustang, fazem parte de uma “outra Liga”, em que o BYD Seal, ao menos em sua visão de mercado, não se encaixa.

“O cliente que a gente está olhando quer saber de Porsche, Audi, BMW, Mustang. Estamos em outra Liga e, por isso, não trouxemos produto da BYD. Esse carro (Seal) tem o espaço dele, mas não é aqui. Quem está olhando para Porsche e Mustang não está olhando para BYD”, concluiu o executivo.

Vale lembrar que o BYD Seal, descartado como rival do Mustang Mach-E pelo vice-presidente da Ford, chegou ao Brasil no início de setembro ao preço de R$ 296,8 mil (quase R$ 200 mil menos que o Mach-E) e, em seu primeiro dia de vendas, registrou uma unidade comercializada a cada 20 minutos.

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Além dos 531cv de potência, que fazem o carro acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos (1 décimo mais lento que o Mach-E), o Seal também tem ótimo pacote de tecnologia, com itens de assistência à condução e de segurança compatíveis com modelos premium. A autonomia do modelo chinês é impressionante, de 372 km já no ciclo PBEV. Será mesmo que ele pertence à "outra Liga"?