Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview BMW iX3 | Boa alternativa aos Volvo e Mercedes elétricos?

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Outubro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre BMW

O BMW X3 é um dos maiores sucessos da montadora alemã no Brasil e objeto de desejo de muita gente por conseguir entregar esportividade, conforto, segurança e design em um carro de apelo familiar, mas sem perder o DNA BMW. A versão elétrica, o BMW iX3, não fica nem um pouco atrás.

O Canaltech viajou para Morungaba, no interior de São Paulo, para ver de perto o que o SUV elétrico tem para oferecer e se surpreendeu por ser uma opção bem vantajosa no mercado premium, apesar de custar mais do que modelos já consagrados e que determinaram alguns padrões no segmento.

Continua após a publicidade

Será que a versão elétrica já vale mais a pena do que a híbrida? O cliente desse SUV vai ignorar os Volvo e Mercedes?

BMW iX3 M Sport: Primeiras Impressões

Em apresentação, a BMW informou que o iX3 teve algumas alterações em suas medidas para que houvesse uma melhor adaptação do motor elétrico, alocado no eixo traseiro, da bateria e de funções aerodinâmicas que privilegiassem um menor arrasto e melhoria da autonomia.

Na prática, segue sendo um carro espaçoso, confortável e que vai atender sua família plenamente, com todos os mimos que se espera de um SUV premium que ultrapassa os R$ 450 mil. Mas isso vai um pouco além na versão elétrica do X3.

Continua após a publicidade

O BMW iX3 faz questão de que você saiba que está em um carro elétrico. Os logotipos da BMW e detalhes como LEDs internos e costuras dos couros são todos em azul, remetendo à eletrificação. Quando você liga e sai com o carro, o som de nave espacial desenvolvido pelo premiado músico Hans Zimmer toma conta da cabine e age conforme seu comportamento no acelerador.

E por falar em acelerador, o BMW iX3 tem um bom motor de 285cv e 40,8 kgf/m de torque, suficientes para levar o SUV elétrico de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. No modo Sport, o mais apimentado, é quando realmente sentimos o que o propulsor é capaz de fazer, mas, comparando com outros carros elétricos desse preço e segmento, sentimos que faltou um pouquinho de força.

Na mão, como costumamos dizer, o BMW iX3 é tudo aquilo que se espera de um BMW, mas um pouco mais anestesiado, afinal de contas, não deixa de ser um SUV. Mas não podemos reclamar: há uma ótima dirigibilidade e você vai se sentir muito bem no "cockpit".

Continua após a publicidade

Em compensação, o iX3 é bem equipado e entrega um ótimo pacote de tecnologia, como a enorme central multimídia com o Assistente Pessoal Inteligente, equipada de série com Amazon Alexa e muitos outros apps de conectividade e segurança, todos atualizados por meio de conexão 5G.

O que nos surpreendeu falando especificamente da tecnologia do carro foram os assistentes de condução. O BMW iX3 é munido de um conjunto de sensores sonoros que ajudam na detecção de obstáculos e outros veículos em volta do carro. Na prática, tudo aparece em um gráfico no cluster digital à frente do motorista e indica com precisão os movimentos que temos que fazer na estrada e na rua. Muito interessante.

Continua após a publicidade

Esse pacote, claro, é recheado de recursos já conhecidos do público, como alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, sistema de permanência em faixa, sistema de condução semiautônoma, comutação de farol alto e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Autonomia e regeneração impressionam

O contato com o BMW iX3 foi de apenas uma hora, mas as primeiras impressões foram as melhores possíveis. Algo que também nos chamou a atenção foi a capacidade da bateria do carro, o modo como ela carrega e o sistema de regeneração, que é munido de um recurso de inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Segundo a BMW, o iX3 tem 460km de alcance, podendo ser até mais dependendo do seu uso. Isso acontece porque o sistema de regeneração pode agir de acordo com o que acontece no trânsito e com o seu comportamento se adequando a todo o momento. Basta que você guie o carro com o câmbio no "D".

Em estações de recarga rápida (até 150kW), o iX3 é capaz de recarregar 70% da bateria em apenas 32 minutos. Vale destacar que, assim como o BMW iX, todos os iX3 M Sport são entregues com dois carregadores (BMW i Wallbox Essential e Flexible Fast Charger) de cortesia para possibilitar a recarga em dois pontos particulares distintos.

BMW iX3 M Sport: O que esperar?

A experiência com o BMW iX3 M Sport deve ser parecida com a de outros SUVs elétricos desse porte e segmento, mas os detalhes devem fazer a diferença quando chegar a hora dos comparativos diretos. De todo modo, o convívio no dia a dia nos reserva algo muito próximo do que já temos com o X3 padrão, guardadas as devidas proporções.

Continua após a publicidade

Clientes de Volvo e Mercedes com seus respectivos carros elétricos podem — e devem — ficar de olho.

BMW iX3 M Sport: Preço e disponibilidade

O novo BMW iX3 chega ao Brasil exclusivamente na versão M Sport em seis opções de cores para a carroceria (Branco Mineral, Carbon Black, Prata Cashmere, Cinza Sophisto, Azul Phytonic e Vermelho Piemont).

Continua após a publicidade

Ao todo, são nove opções de acabamento interno (Couro Mocha/Preto, Couro Preto/Costura Azul, Couro Oyster/Preto, Sensatec Vermelho Tacora/Preto, Sensatec Vermelho Tacora, Sensatec Mocha/Preto, Sensatec Preto/Costura Azul, Sensatec Cognac e Sensatec Preto).

O preço sugerido do BMW iX3 M Sport é de R$ 475.950