Ford Mustang GTD | Supercarro de 800cv tem até peças de avião
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Você já ouviu alguém falar que “tal carro é tão rápido que parece um avião”? Pois bem, se te disserem isso a respeito do Ford Mustang GTD, pode acreditar que não estão exagerando. E não apenas no que diz respeito à velocidade do superesportivo.
Mais novo membro da família Mustang, o GTD 2024 tem em sua composição placas de titânio reaproveitadas de aviões caças F-22 Lockheed Martin, os mesmos utilizados pela Força Aérea dos Estados Unidos para “derrubar OVNIs” recentemente.
Segundo a Ford, as placas de titânio reaproveitadas dos caças serão utilizadas nas borboletas atrás do volante, no seletor de câmbio rotativo e nas tarjetas que exibem o número de série. E elas são apenas pequenas partes de uma engrenagem muito bem planejada para tornar o Mustang GTD o modelo da linha homologado para as ruas mais rápido de todos os tempos.
“Todas as peças do Mustang GTD foram especialmente projetadas com um propósito: ser mais rápido na pista, com mais tecnologia que os carros de corrida nos quais se baseia. Muitas pessoas que participaram do seu desenvolvimento também estão por trás dos Mustang de corrida e do GT vencedor de Le Mans. Ele foi feito para ser o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos”, diz a marca.
Para alcançar êxito na missão, a Ford preparou o Mustang GTD utilizando como base o GT3 de competição, que voltará a disputar as 24 Horas de Le Mans em 2024. O carro conta com uso extensivo de fibra de carbono para reduzir seu peso, baixar o centro de gravidade e melhorar a aerodinâmica.
Mustang GTD | O mais rápido de todos os tempos
O Ford Mustang GTD tem especificações que prometem impressionar os apaixonados por supercarros. Segundo a marca, debaixo do capô estará um motor V8 de 5.2 litros supercharged capaz de entregar mais de 800cv de potência e torque superior a 90 kgf/m — os números oficiais ainda não foram revelados.
“O Mustang GTD destrói todas as noções preconcebidas do que é um supercarro. É uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de rua para as pistas, criamos um carro de corrida para as ruas. O Mustang GTD pega a tecnologia do nosso Mustang GT3 de competição, a envolve numa carroceria de fibra de carbono e a libera nas ruas”, sintetizou Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
A transmissão será automática de 8 velocidades e dupla embreagem, enquanto o sistema de controle de tração será variável no modo Pista, permitindo ao piloto personalizar a entrega de potência e o controle de tração da maneira que mais lhe agradar na condução.
A suspensão do Mustang GTD é o que a Ford chama de semiativa. Ela regula, por meio de amortecedores adaptativos, a altura do carro e a rigidez das molas. No modo Pista, o carro fica até 40 mm mais próximo do solo, melhorando a aerodinâmica.
Cores exclusivas e preço salgado
Uma das novidades aplicadas pela Ford no Mustang GTD é a possibilidade de o cliente ter uma cor exclusiva para a carroceria. Para isso, basta ele levar uma amostra de tinta com a cor desejada na hora de fechar a compra, e a marca produzirá o superesportivo na tonalidade escolhida.
Para levar um carro exclusivo para a garagem, o preço será alto. Segundo a Ford, o Mustang GTD começará a ser vendido no fim de 2024 ou no início de 2025 com preço inicial de US$ 300 mil (cerca de R$ 1,4 milhão na cotação atual).
O Mustang GTD terá edição limitada e será produzido na fábrica da Ford em Flat Rock.