SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
BMW

BMW

Fundação

7 de março de 1916 em Alemanha

A BMW, que significa Bayerische Motoren Werke, foi fundada no dia 7 de março de 1916, na Alemanha. A companhia, hoje conhecida pelos automóveis e motocicletas de luxo, tem sua origem marcada pela fusão de duas fabricantes de motores de avião: a Rapp Motorenwerke e a Gustav Otto Flugmaschinfabrik. 

Com a derrota alemã na I Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes proibiu a fabricação de aviões em território alemão, o que fez com que a BMW passasse a trabalhar em outros setores.

Em 1923, a companhia lançou sua primeira motocicleta e, em 1928, a empresa começou a atuar na produção de carros. Apesar disso, durante o regime nazista a marca retomou a fabricação de motores de aviões e, ao final da II Guerra Mundial, a marca entrou no mercado de eletrodomésticos para sobreviver. No ano de 1948, a BMW retomou a produção de motocicletas e, quatro anos depois, voltou a produzir carros.

Depois de tantos percalços, a BMW se firmou como uma das principais fabricantes de motos e carros de luxo do mundo. No Brasil, a companhia desembarcou em 1995, como uma importadora de veículos. Porém, foi somente em 2014 que a companhia marcou presença oficialmente em território brasileiro, quando inaugurou sua fábrica em Araquari, em Santa Catarina. 

Além da fabricação e venda de veículos, o grupo também atua no segmento de serviços financeiros. Contando com 31 locais de produção, em 15 países do mundo, a empresa é responsável por empregar mais de 118 mil funcionários, segundo dados de 2021. 

Destacando-se como uma das maiores empresas do mundo, a BMW ocupa a 64ª posição na edição de 2022 do ranking The Global 2000. A lista, organizada pela Forbes, avalia as empresas de acordo com quatro métricas: ativos, valor de mercado, vendas e lucro.