BMW

"Designed For Driving Pleasure."
  • Fundação

    Alemanha

A BMW foi fundada no dia 7 de março de 1916, na Alemanha, a partir da fusão de duas fabricantes de motores de avião: a Rapp Motorenwerke e a Gustav Otto Flugmaschinfabrik. Com a derrota alemã na I Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes proibiu a fabricação de aviões no país, o que fez com que a BMW passasse a trabalhar em outros setores.

Em 1923, a companhia lançou sua primeira motocicleta e, em 1928, a empresa começou a atuar na produção de carros. Apesar disso, durante o regime nazista a marca retomou a fabricação de motores de aviões e, ao final da II Guerra Mundial, a marca entrou no mercado de eletrodomésticos para sobreviver. No ano de 1948, a BMW retomou a produção de motocicletas e, quatro anos depois, voltou a produzir carros.

Depois de tantos percalços, a BMW se firmou como uma das principais fabricantes de motos e carros de luxo do mundo. Presente em mais de 140 países, a empresa conta com cerca de 30 fábricas e é responsável por empregar mais de 115 mil funcionários.

A BMW chegou ao Brasil em 1995, como uma importadora de veículos. Porém, foi somente em 2014 que a companhia desembarcou oficialmente em território brasileiro, quando inaugurou sua fábrica em Araquari, Santa Catarina. Atualmente, são fabricados no Brasil os modelos BMW Série 3, BMW X1, BMW X3 e BMW X4.