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Review JAC E-J7 | Sedan chinês é séria ameaça para marcas premium

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Maio de 2022 às 10h30

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Review JAC E-J7 | Sedan chinês é séria ameaça para marcas premium
Review JAC E-J7 | Sedan chinês é séria ameaça para marcas premium

O JAC E-J7, sedan 100% elétrico da marca chinesa, pode não ter o pacote recheado de itens de segurança ativa que os rivais de marcas premium oferece, mas não resta dúvidas de que ele chegou ao Brasil para ameaçar tanto concorrentes elétricos quanto a combustão.

De olho em modelos como Audi A4, Mercedes-Benz Classe C e BMW 320i GP, o JAC E-J7 pode, sim, ameaçar o reinado dos sedans de marcas premium nas ruas e avenidas brasileiras.

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A reportagem do Canaltech passou alguns dias com o sedan da montadora chinesa em mãos, e conseguiu observar de perto se tudo o que a JAC prometeu ao apresentar o carro, em Tuiuti, realmente se cumpre ao volante do E-J7.

Conectividade e Segurança

Conectividade e segurança são itens que geralmente andam de mãos dadas nos carros, mas, no caso do JAC E-J7, eles resolveram se distanciar. O primeiro, na verdade, está bastante presente, mas o segundo foi meio deixado de lado no pacote disponibilizado para o sedan.

Em termos de conectividade, ela cumpre seu papel com o espelhamento do celular, via cabo, com Apple Carplay e Android Auto. A tela multimídia de 13 polegadas, posicionada na vertical, dá acesso às funções do telefone e também a alguns controles do carro.

Por meio dela é possível, por exemplo, alterar a cor das luzes internas de LED, que dão um charme especial ao painel e às portas, e podem até mesmo serem configuradas para acompanhar o ritmo da música que estiver tocando.

A central também permite alternar o modo de condução — entre ECO e Sport —, regular o ar-condicionado, limitar a velocidade máxima e muito mais. O cluster, também digital, de 10,4 polegadas, exibe as informações a respeito da carga de bateria, velocidade e mais, e pode variar entre três cores: azul, amarela e vermelha.

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Em relação à segurança, no entanto, o E-J7 fica devendo e, talvez por isso, sofra para emplacar as vendas no Brasil. O sedan chinês não tem câmeras 360º, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática nem alerta de tráfego cruzado.

O pacote de segurança se resume ao piloto automático, à câmera de ré, aos controles de estabilidade e tração, ao assistente de ladeira e aos sensores de estacionamento, tanto na parte dianteira quanto na traseira. Além disso, há airbags dianteiros (duplo), laterais e de cortina.

Conforto e Experiência de uso

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O JAC E-J7 tem o que o usuário que busca por um carro elétrico procura: conforto aliado ao desempenho. E foi isso que o sedan chinês entregou de imediato à reportagem do Canaltech, tanto em ambiente urbano quanto no rodoviário, em um bate-volta São Paulo / Jundiaí.

O único “senão” que deixou a missão de testar o E-J7 um pouco menos prazerosa ficou por conta da condução do carro no modo “Eco”. Antes de alterarmos a configuração para “Sport”, algo que só pode ser feito por meio da central multimídia, notamos o carro muito arisco na estrada, especialmente nas curvas.

A direção elétrica não acompanhou a necessidade de ficar mais pesada com o aumento da velocidade e isso fez com que a tocada do carro se tornasse um pouco instável. Após a mudança para “Sport”, o problema melhorou, mas ainda foi possível notar, vez ou outra, certa instabilidade nas curvas mais acentuadas.

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Para quem está pensando em comprar o E-J7 para deslocamento diário e, eventualmente, encarar uma estrada, de preferência sem abusar muito da velocidade, o prazer à bordo do sedan da JAC Motors está garantido, com conforto e tecnologia de sobra.

O bom ajuste de suspensão faz até mesmo os buracos, corriqueiros nas ruas de São Paulo, parecerem um tapete. A autonomia declarada é de 420 km, mas no ciclo chinês, o que reduz em cerca de 30% o alcance real do sedan.

Design e Acabamento

O design do JAC E-J7 chama a atenção por onde passa. Não deu para contar nos dedos as vezes em que a reportagem do Canaltech foi questionada a respeito do carro que estava testando: “É um Tesla?”, chegou a perguntar um pedestre, talvez confundido pela colmeia toda branca na dianteira do sedan chinês.

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Linhas modernas e dignas de um superesportivo, conjunto óptico bem desenhado e “jeitão” de superesportivo são atributos que dão ao JAC E-J7 pontos para lá de positivos no quesito design.

O acabamento interno também merece elogios, tanto pelo uso limitado de plástico duro quanto pela qualidade do material macio ao toque que foi colocado nas portas e no painel dianteiro do sedan de proporções generosas.

O teto solar elétrico é um charme a mais no carro, assim como as luzes em LED internas, que literalmente “dançam” ao ritmo da música que estiver tocando no bom sistema de som que equipa o sedan chinês.

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Concorrentes

Eleitos como principais concorrentes do E-J7 pela própria JAC, Audi A4, Mercedes-Benz Classe C e BMW 320i GP ficam para trás do sedan chinês não apenas na pista, como testamos e comprovamos, mas em outros quesitos.

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Os três carros citados são a combustão, e isso já tem um peso contrário na cabeça do consumidor que está à procura de um carro confortável, com bom desempenho e que seja zero emissor de gases poluentes.

Em termos de preço, mais uma vez o E-J7 leva vantagem. O sedan da marca chinesa custa cerca de R$ 260 mil após a redução do IPI, enquanto o Audi A4 parte de R$ 294.990 na versão Prestige, o BMW 320i sai de R$ 296.250 e o Mercedes Classe C não é encontrado por menos de R$ 363.900.

A vantagem do trio a combustão está na lista de equipamentos, bem mais completa no que diz respeito à segurança ativa. Além disso, o interior deles também é mais “requintado” que o do JAC E-J7, e isso faz diferença no preço final.

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Veredicto

O veredicto, após dois bons testes com o JAC E-J7, um em condições de pista e outro misturando trajetos urbanos e rodoviários, é que o sedan da montadora chinesa está, sim, pronto para assustar os principais rivais do segmento premium.

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Se por um lado falta ao modelo itens de segurança, hoje cada vez mais presentes em carros desse segmento, por outro sobram conforto, desempenho e, principalmente, autonomia, algo que ainda é uma preocupação no ainda restrito grupo de carros elétricos à venda no Brasil.

Vale lembrar que, na faixa de preço do JAC E-J7, o cliente pode encontrar outros modelos elétricos disponíveis, como o Fiat 500e e o Peugeot e-208 GT, ambos da Stellantis. Os dois, porém, têm propostas e, principalmente, tamanhos diferentes e não podem ser considerados rivais diretos do sedan chinês.

*O E-J7 avaliado pela reportagem do Canaltech foi gentilmente cedido pela JAC Motors.