Yiwuei 3 | JAC terá hatch para brigar com BYD Dolphin e GWM Ora 3 no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A JAC Motors foi a primeira montadora chinesa a apostar em carros 100% elétricos no Brasil, mas percebeu que o E-JS1, subcompacto da linha, já não tem mais tanta força para brigar com os recém-chegados BYD Dolphin e GWM Ora 3.
Por conta disso, a marca presidida por Sérgio Habib anunciou que trará para o mercado verde-amarelo um hatch compacto recém-lançado na China: o Yiwuei 3. Ele será o modelo de estreia da submarca da montadora por aqui.
O JAC Yiwuei 3 tem um design que lembra bastante o Mini Cooper e, por tabela, o GWM Ora 3, que o Canaltech viu de perto durante o Festival Interlagos. A ideia, a exemplo da estratégia adotada pela rival, é mirar em um público mais jovem, não apenas por conta do visual, mas também do preço.
Na China, o hatch 100% elétrico foi lançado por um valor equivalente a R$ 68 mil no Brasil. Com a incidência de taxas e demais impostos de importação, é possível calcular que o JAC Yuwei 3 chegue por aqui em uma faixa similar à praticada por BYD e GWM em seus carros de entrada, próxima dos R$ 150 mil.
Como é o JAC Yuwei 3?
O porte do futuro modelo elétrico da JAC no Brasil é similar ao do Hyundai HB20, um dos carros mais vendidos do Brasil. O Yuwei 3 tem 4,02 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,56 m de altura, além de um bom entre-eixos de 2,62 metros.
A autonomia prometida é a principal atração na briga contra Dolphin e Ora 3. Segundo a JAC Motors, o futuro hatch elétrico do mercado brasileiro pode rodar até 505 km por ciclo de carga em sua versão topo de linha, dotada de um motor de 136cv de potência.
A variante de entrada, por enquanto a mais cotada para chegar ao Brasil, tem um motor menos potente, de 95cv (mesma potência do BYD Dolphin) e a promessa de rodar 405 km por carga completa de bateria. Ambos os dados, porém, foram medidos segundo o ciclo chinês e certamente terão redução ao serem adaptados ao PBEV do Inmetro.
Além da boa autonomia, o JAC Yuwei 3 também oferecerá mais tecnologia que os modelos da marca atualmente à venda no Brasil. O hatch tem um interior bem acabado, uma tela gigante de 15,6 polegadas e um cluster digital menor, similar ao do E-JS1.
Entre os recursos prometidos estão compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e muito mais. AInda não há, porém, data certa para o Yuwei 3 chegar oficialmente ao Brasil.