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Review GWM Ora 03 Skin | A entrada ideal no mundo elétrico

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Março de 2024 às 09h30

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Review GWM Ora 03 Skin | A entrada ideal no mundo elétrico
Review GWM Ora 03 Skin | A entrada ideal no mundo elétrico

O Ora 03 Skin, versão de entrada do hatch 100% elétrico da GWM, não é o carro mais barato do segmento no Brasil, mas está no top 10. Pelo tempo que passei com o carro, porém, posso afirmar sem medo de errar, que ele é a porta de entrada ideal para quem deseja aderir ao mundo elétrico, e tem tudo para tomar a liderança do ranking dos mais vendidos das mãos do BYD Dolphin.

O modelo chinês tem dimensões bastante interessantes e, apesar de ser um hatch, ostenta um entre-eixos exatamente igual ao oferecido pelo Volkswagen T-Cross, um dos SUVs mais vendidos do Brasil. 

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São 4.235 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.603 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos, medidas que garantem um bom espaço interno e, consequentemente, muito conforto aos ocupantes.

O Ora 03 Skin também não faz feio no que diz respeito ao desempenho e à autonomia, embora venha equipado com um pacote de baterias de menor capacidade que a versão GT (48 kWh x 63 kWh), topo de linha do hatch. Apenas como um pequeno spoiler, adianto que, comigo ao volante, ele entregou bem mais que os 232 km aferidos pelo PBEV do Inmetro.

Ficou interessado em saber mais sobre o GWM Ora 03 Skin? Então confira agora o review completo sobre o hatch 100% elétrico chinês.

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Conectividade, Tecnologia e Segurança

Os pacotes de conectividade, tecnologia e segurança são exatamente os mesmos para as duas versões do hatch elétrico da GWM. E o nível de tecnologia embarcada no modelo chinês é realmente de tirar o chapéu.

O hatch vem equipado com 7 airbags, sistema ADAS de condução semiautônoma nível 2+, que oferece recursos como piloto automático inteligente com Stop & Go, smart Dodge (Desvio Inteligente de Caminhões), Alerta, Manutenção e Centralização de Faixa, Monitor de ponto cego com alerta de abertura de portas, mesmo com o carro desligado, SCM (sistema que aciona os freios em caso de colisão traseira para evitar engavetamento) e muito mais.

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Um dos recursos mais bacanas é a capacidade que o Ora 03 tem de reconhecer quais os tipos de veículos que estão à sua volta nas ruas, distinguindo perfeitamente entre carros, motos e caminhões.

O hatch elétrico conta com duas telas interligadas no painel, ambas de 10,25 polegadas. Uma delas é o computador de bordo que exibe as informações do veículo e de condução; a outra é a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Ah, e o volume do som fica mais alto ou mais baixo de acordo com a aceleração. Um toque sutil, mas bem pensado pela marca para aprimorar a experiência de condução.

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Conforto e Experiência de uso

A experiência de uso ao volante do Ora 03 Skin foi bastante agradável. Como adiantamos no início do review, o hatch tem dimensões bem generosas, principalmente no entre-eixos, e isso reflete diretamente no conforto para o motorista e os demais ocupantes.

Os bancos, apoios de braço e volante são revestidos com material ecológico. Os materiais do painel e das portas são macios ao toque na parte superior e de plástico rígido na inferior. Além da ótima qualidade, o encaixe perfeito das peças também impressionou e elevou a experiência a um outro nível.

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O espaço interno e o conforto, porém, não adiantariam nada se o GWM Ora 03 não fosse um carro bom de dirigir, não é mesmo? Não há, porém, qualquer reclamação em relação a isso. A começar pelo isolamento acústico da cabine, que é perfeito e garante uma viagem silenciosa, como todo bom carro elétrico deve oferecer.

Equipado com rodas de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/50, não muito comuns em um hatch, o compacto chinês mostrou um comportamento dinâmico impressionante, com agilidade e segurança na medida certa, tanto para encarar as intermináveis lombadas das ruas de Jundiaí, Louveira e região, quanto em vias mais livres, como em rodovias. 

A suspensão não é tão dura quanto a de um carro esportivo, mas é justamente esse ponto que torna o uso do Ora 03 Skin no dia-a-dia algo bastante confortável, independentemente das condições da via. Afinal, foi com essa proposta, e de olho nesse público, que a GWM lançou o carro no mercado brasileiro.

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Eficiência energética

Segundo o PBEV, o GWM Ora 03 Skin tem 232 quilômetros de autonomia por carga, graças às baterias de 48 kWh. Ele é o 7º mais eficiente do Brasil, com consumo energético de 0,51 MJ/km. Isso significa que o hatch pode rodar, em média, 36,5 km/l na estrada e 42,4 km/l na cidade sem precisar recarregar.

Durante a semana que passou comigo, o alcance oficial declarado pelo Inmetro se mostrou injusto com o modelo chinês. Foi possível rodar cerca de 270 quilômetros tranquilamente, claro, sem exageros na hora de cravar o pé no acelerador, mas sem muito sacrifício.

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Nem tudo são flores

A experiência a bordo do Ora 03 Skin foi excelente, mas também teve seus contratempos. Apesar de saber que muitas outras montadoras também adotam esse expediente, não consigo me acostumar em abrir o porta-malas e não ver um pneu para usar como estepe.

Tudo bem que a GWM oferece o tal "kit reparo" e que ele realmente agiliza e facilita a vida no caso de um pneu furado. Agora, se um motorista menos hábil der de encontro com uma guia de calçada ou, então, for surpreendido por um buraco na via (o que não é difícil no Brasil) e o pneu rasgar, o kit reparo será tão útil quanto um punhado de areia no deserto.

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Os outros dois pontos que não me agradaram por completo durante o tempo que passei com o Ora 03 Skin dizem respeito ao sistema de sinalização. Em uma ocasião específica, minha mulher, que acabou encontrando comigo a caminho de casa, em Jundiaí, me alertou que, do carro dela, que vinha imediatamente atrás, não foi possível observar minha sinalização para uma conversão à esquerda, embora eu tenha utilizado a seta, como manda a lei.

Isso acontece porque o design do Ora 03 Skin privilegiou a estética e, por conta disso, colocou as luzes direcionais posicionadas na parte inferior do para-choque traseiro. É realmente difícil enxergar, principalmente se a distância do carro de trás for curta.

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Ainda sobre as setas, também me desagradou o fato de a alavanca não contar com a chamada posição central, útil quando o motorista precisa sinalizar uma mudança rápida de faixa. Por conta disso, ao dar um toque nela, para cima ou para baixo, ela ficará acionada até que um movimento completo do volante seja realizado (como ocorre em curvas ou conversões).

E já vou avisando que não adianta nada dar um toquinho para o outro lado, pois ela acionará o pisca do lado oposto e também só irá parar se o volante for totalmente distorcido. Chato demais.

Design e Acabamento

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O Ora 03 Skin tem no design externo uma de suas principais atrações. O visual do elétrico chinês mistura elementos de modelos da Porsche, do Mini Cooper e até do New Beetle (o Fusca da última geração) e, por mais estranho que isso possa soar, a combinação deu muito certo.

Mesmo quem torce o nariz em uma primeira olhada acaba se convencendo, momentos depois, de que o Ora 03 Skin é um belo carro. Os “olhos de gato” na dianteira (não à toa é chamado de Funky Cat na Europa) e as lanternas traseiras acopladas ao vidro dão a ele um estilo praticamente exclusivo, que chama a atenção, para o bem ou para o mal.

Por dentro, o acabamento é nota 10, tanto pela excelente qualidade quanto pelo encaixe perfeito dos materiais, que são macios ao toque na parte superior do painel e das portas, e feitos de plástico rígido na parte inferior.

O que mais chamou a atenção, positivamente no meu caso, foi a opção da GWM de combinar a cor do interior dos acabamentos com a pintura da carroceria. Isso só vai incomodar os clientes que, porventura, gostem de tons mais sóbrios na cabine. Para ter um carro com bancos ou acabamentos pretos nas portas, a cor do carro também terá que ser a preta.

 

Concorrentes

Um dos principais concorrentes do Ora 03 Skin é o BYD Dolphin, que custa R$ 200 a menos em sua versão de entrada (R$ 149,8 mil), mas oferece bem menos recursos que o modelo da GWM.

Dá também para apontar, forçando um pouco a barra, o Renault Kwid E-Tech o Caoa Chery iCar e o recém-chegado Dolphin Mini, todos mais baratos que o Ora 03, mas também menos equipados, com potência menor e autonomia mais discreta que o hatch da GWM.

GWM Ora 03 Skin: vale a pena comprar?

O Ora 03 Skin, versão de entrada do primeiro carro 100% elétrico lançado pela GWM no Brasil, custa R$ 150 mil, R$ 34 mil a menos que a variante GT, topo de linha do hatch chinês, que sai por R$ 184 mil.

A principal diferença entre as versões está na capacidade da bateria, que é menor no Skin (48 kWh x 63 kWh). Além disso, o GT também oferece alguns detalhes mais esportivos no acabamento, como o teto solar. E só.

A potência, a dirigibilidade e os recursos tecnológicos são exatamente os mesmos, então, se você está procurando pela porta ideal para entrar no mundo dos carros elétricos gastando o menos possível, não há dúvidas: o GWM Ora 03 Skin é a escolha certa.

*O Ora 03 Skin utilizado para este review foi gentilmente cedido ao Canaltech pela GWM Brasil.