Review GWM Haval H6 HEV | Os chineses aprenderam
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Falar sobre o GWM Haval H6 HEV é mais do que simplesmente analisar um produto. É entender o fenômeno que as montadoras chinesas de maior prestígio estão causando no mercado brasileiro.
O SUV foi lançado no Brasil no final de 2022 e, desde então, tem colecionado feitos, como o de ser, em alguns meses, o crossover híbrido mais vendido do país, superando o campeão de vendas Toyota Corolla Cross Hybrid. Mas, mais do que isso, esse produto e tantos outros que estão desembarcando por aqui estão tratando de enterrar de uma vez por todas o preconceito contra carros vindos da China.
Chegar com o nível de equipamentos e a qualidade vista no Haval H6 foi uma bela demonstração de que a GWM sabe o que está fazendo e que os chineses, finalmente, aprenderam a encarar o nosso mercado.
Conectividade, Segurança e Tecnologia
O Haval H6 HEV é um prato cheio quando pensamos em equipamentos e recursos tecnológicos. Poucas vezes pegamos um carro tão completo para análise aqui no Canaltech que custasse menos de R$ 300 mil. Me arrisco a dizer, sem olhar muito para as demais fichas técnicas, que estamos diante do SUV médio mais completo na faixa dos R$ 220 mil.
Mais do que listar o que ele nos oferece, vale ressaltar o recurso que mais me impressionou no Haval H6 HEV: seus radares frontais. Chega a ser divertido dirigir por aí com ele e observar como o SUV consegue detectar tudo o que está à sua frente na via, com um nível de detalhamento que só vimos em carros mais caros e luxuosos, como o Mercedes-Benz C300.
Ao olhar o cluster digital, é possível notar que o Haval H6 detecta os veículos à frente, sejam eles motos, bicicletas, carros ou caminhões, indicando em qual faixa aparecem ou se estão muito perto das proteções em estradas. Na prática, claro, o sistema ajuda você a não cometer abusos, já que funciona em conformidade com outros alertas, como o de colisão frontal, frenagem automática e aviso de velocidade traseiro.
Sim, ele tem o piloto automático adaptativo com stop & go, sensores de estacionamento, sistema de estacionamento semiautônomo, alerta de ponto cego e câmeras 360º com gráficos 3D, mas são itens que vimos em outros modelos nessa mesma categoria.
O destaque para o Haval H6 vai justamente ao encontro da ideia de oferecer mais por menos e esse recurso dos radares é prova cabal — além de ser muito útil.
Outro recurso que gostamos muito foi o de sensores de estacionamento com precisão de distância. Caso o carro esteja a menos de 1m de um obstáculo, automaticamente ele avisa a distância exata para que você, de fato, não cometa uma barbeiragem e rale o SUV em uma pilastra, por exemplo. Legal demais.
O Haval H6 HEV é, sim, um carro que podemos chamar de tecnológico e isso casa perfeitamente com a estratégia da GWM. Quando ele for produzido por aqui, será interessante perceber se esses recursos serão aperfeiçoados e calibrados para as nossas ruas e tráfego. Em nossos testes, tudo funcionou bem, com raros contratempos.
Já em termos de conectividade, o Haval H6 não faz feio, mas temos que fazer algumas ressalvas. Há, por exemplo, uma ótima central multimídia com 12 polegadas, mas sua interface não é das mais amigáveis. É bem confuso achar as funções e vasculhar os menus, apesar de que, com o tempo, nos acostumamos.
Há internet 4G a bordo e o espelhamento com celulares pode ser realizado sem fio e com muita velocidade. Ficou faltando, pelo preço do carro, um sistema de som assinado, mas não dá para reclamar da qualidade.
O carro já está preparado para receber um sistema de concierge, mas, por enquanto, vai ficar só na vontade e essa é uma das poucas desvantagens que esse modelo terá em comparação com outros rivais do segmento.
Vale lembrar que há, também, o básico quando pensamos em segurança, como seis airbags, controles de estabilidade e tração, frenagem pós-colisão, freios a disco nas quatro rodas, alarme, navegação com app e sistema ISOFIX.
Experiência de uso e Conforto
Parte do espanto que o Haval H6 HEV nos trouxe também está nos quesitos essencialmente automotivos. Aqueles em que as pessoas buscam, de fato, na hora de escolher um carro para chamar de seu. Aqui, o SUV chinês dá show.
Há um enorme espaço interno proporcionado por suas medidas realmente interessantes. São 4,68m de comprimento (28cm a mais do que o Compass), 1,88m de largura, 1,73m de altura e distância entre-eixos de 2,73m (10cm a mais do que o Compass), algo que proporciona realmente uma vida a bordo extremamente confortável e espantosamente prazerosa.
Sim, usamos o Compass como parâmetro por ser o mais vendido, mas suas medidas também superam modelos como o Corolla Cross, Peugeot 3008 e Volkswagen Taos. Três adultos podem viajar com absoluto conforto na fileira traseira de bancos e desfrutar do belo teto panorâmico. O porta-malas é outro destaque, com excelentes 560 litros.
E o motor híbrido?
Aqui vai o grande dilema sobre o uso do Haval H6 na versão HEV, a full-hybrid ou híbrida convencional. Não falta motor e a experiência com o SUV em termos de desempenho não deixa margem para nenhum questionamento, mas o consumo decepcionou.
O powertrain composto por um motor 1.5 turbo a gasolina e com injeção direta, que rende 171cv e 29 kgf/m de torque, aliado a outro propulsor elétrico com 136cv e 25 kgf/m de torque. Em conjunto, o torque é somado e rende 54 kgf/m, mas a potência fica na casa dos 243cv. O câmbio é um do tipo automatizado, mas somente de duas velocidades, como se fosse um CVT especial para carros híbridos.
Na prática, as acelerações são bem fortes, sobretudo quando sentimos que o motor elétrico entra, de fato, para ajudar. E é aí que, talvez, esteja o Calcanhar de Aquiles do Haval H6 HEV. A relação peculiar com a eletrificação tornou o carro bom de dirigir, mas a premissa de economia de combustível é falha.
Em nossas medições, atingimos pouco mais de 9 km/l na cidade, enquanto, na estrada, essa média foi de 12,4 km/l. Geralmente, carros híbridos atuam melhor no perímetro urbano, mas o Haval H6 mostrou o contrário. Sim, chegamos em bons picos de média em alguns trajetos, beirando os 15 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, mas em situações bem específicas.
A sensação, mesmo no modo Eco, é que o motor elétrico é um pouco preguiçoso e não está sempre disponível no anda e para da cidade. Isso pode ser notado no símbolo “ev” que aparece no cluster. Confesso tê-lo visto pouco. Uma recalibração no software pode resolver? Talvez.
Já em termos de dirigibilidade, o Haval H6 agrada demais, mas o acerto de suspensão é bem típico de SUV chineses, ou seja, bem molenga. Sendo assim, não espere esportividade aqui, em nenhum nível. Caso queira isso, vá para as versões PHEV do Haval H6.
O nível de equipamentos para comodidade é ótimo. Há ar-condicionado digital e automático dual zone, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensor crepuscular, ajustes elétricos do banco do motorista, abertura elétrica do porta-malas, direção elétrica progressiva, comando de mídia no volante, chave presencial, partida por botão, luzes ambientes de LED e bancos dianteiros com resfriamento.
Design e Acabamento
O design e, principalmente, o acabamento, são itens muito observados em carros chineses e responsáveis por, no começo da vinda desses modelos ao mercado nacional, trazer a má-fama — além da qualidade de construção. No GWM Haval H6 HEV, isso é completamente diferente e aqui temos algo muito próximo do que vemos em bólidos considerados premium.
O design, embora sem graça, é bem pensado, apesar de trazer elementos de carros conhecidos do mercado. Mas o acabamento luxuoso chama bastante atenção não apenas pela qualidade dos materiais, mas também pelo nível de encaixes e em como a cabine foi pensada para ser sóbria e minimalista, mas sem perder o apelo futurístico.
O conjunto óptico é todo em LED na dianteira e na traseira. As lanternas atrás, aliás, são coligadas com uma bela faixa de luz, também em LED. Esse elemento ajuda a dar um pouco de “sal” ao desenho do carro.
Concorrentes
O concorrente mais óbvio do Haval H6 HEV é mesmo o Toyota Corolla Cross Hybrid, mas temos outros SUVs médios que esse grandão chinês pode incomodar. São os casos do Jeep Compass, o Volkswagen Taos, Caoa Chery Tiggo 7 Pro, Peugeot 3008, Ford Territory e Chevrolet Equinox e até as versões mais caras do Honda HR-V que, embora seja compacto, têm preço bem próximo.
Aqui, os valores podem ir de R$ 180 mil a R$ 240 mil.
GWM Haval H6 HEV vale a pena?
O Haval H6 HEV é um carro muito bem pensado e a GWM acertou em cheio ao escolhê-lo para ser o modelo que marcou sua estreia no país. Com porte superior aos do segmento médio, esse SUV tem tecnologia e desempenho de sobra para competir no voraz mercado de utilitários urbanos, isso sem falar no espaço interno abundante.
O Haval H6 mostra que os chineses, de fato, aprenderam a fazer carros.
O GWM Haval H6 HEV pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ 214 mil, sem opcionais. Também há modelos híbridos plug-in desse SUV que custam R$ 269.000 (Premium PHEV) e R$ 315.000 (GT PHEV).
No Canaltech, o GWM Haval H6 HEV foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela GWM Brasil.