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O que é um retrovisor fotocrômico?

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Saiara/Unsplash/CC
Saiara/Unsplash/CC

Os retrovisores são equipamentos extremamente importantes para a segurança dos veículos, assim como os pneus. É sua utilização correta que permite ao motorista realizar ultrapassagens em ruas e rodovias, além de manobrar o carro para estacionar sem sustos.

Há, porém, um tipo de retrovisor que nem todo carro possui: o retrovisor fotocrômico, também chamado de eletrocrômico. Ele é um acessório que foi criado para livrar os motoristas daquelas luzes incômodas de faróis que, vez ou outra, acabavam incidindo sobre o espelho e atrapalhando a visão.

A tecnologia utilizada no retrovisor fotocrômico tem duas principais funções: ofuscar a luz que reflete no espelho, seja ela solar ou de outros veículos, e de evitar o que a ciência chama de efeito Troxler.

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Efeito Troxler e as indesejáveis “bolinhas”

O efeito Troxler é um fenômeno que faz surgirem “bolinhas” na visão depois que olhamos diretamente para as luzes por alguns segundos. Nunca passou por essa experiência? O teste é fácil:

Olhe fixamente para a lâmpada do cômodo em que você está nesse momento e, após alguns segundos, mire a visão em um ponto que não incida luz direta: as “bolinhas” aparecerão (mas logo sumirão, não se preocupe).

O problema é que, quando o efeito Troxler acontece por conta de uma luz que bateu no retrovisor comum de um carro que está em alta velocidade, o motorista pode perder a nitidez da visão por alguns segundos e, por conta disso, se envolver em um acidente.

Como funciona um retrovisor fotocrômico?

O retrovisor fotocrômico tem justamente a missão de evitar que esses flashes de luz acabem por “cegar” os motoristas, mesmo que por alguns milésimos de segundo. E como funciona esse tipo de retrovisor?

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A composição básica de um retrovisor fotocrômico consiste de dois sensores especiais, um gel elecrômico, um microprocessador e um vidro diferenciado. Cada um dos componentes é responsável por uma etapa do processo que evita o indesejável “clarão”.

Os sensores são responsáveis por detectar, medir e transformar a luz que incide no espelho em corrente elétrica. Essas informações são levadas ao microprocessador, que calcula qual quantidade de energia deve ser aplicada. Por fim, essa energia causa uma reação de oxirredução no gel elecrômico, que ofusca a tela do vidro, diminuindo o impacto da luz.

Como escolher e instalar um?

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Se ainda não ficou claro (com o perdão do trocadilho), vamos reforçar que um retrovisor fotocrômico é, sim, de fundamental importância para a segurança do motorista e de todos que estiverem com ele no carro.

Ciente disso, a boa notícia é que, embora se trate de uma tecnologia relativamente recente e, portanto, não presente em muitos modelos de carros, é possível realizar a compra e instalação do acessório, seja qual for o modelo do seu veículo.

Para isso, porém, o consumidor deve estar disposto a colocar a mão no bolso, já que terá que arcar não somente com os custos do acessório, que pode variar entre R$ 300 e R$ 700, mas também com as mudanças na parte elétrica do carro, especialmente nos mais antigos.

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Se você ficou interessado em escolher e comprar um espelho retrovisor fotocrômico para seu carro, então, a dica é direta e reta: escolha o modelo que cabe no seu bolso e, antes de comprar, consulte seu mecânico para ver se é possível e quanto custa a instalação da peça.