Publicidade

10 SUVs que ainda serão lançados no Brasil em 2023

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Ferrari/Felipe Ribeiro/Canaltech
Divulgação/Ferrari/Felipe Ribeiro/Canaltech

Os SUVs estão dominando o mercado brasileiro e não é de hoje. Para que o leitor do Canaltech tenha ideia, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indica que esse tipo de veículo tem participação de 45,76% no geral, número que deve aumentar ainda mais.

E, claro, com o interesse maior do público, as montadoras trabalham para lançar novos SUVs ou atualizar modelos já existentes no mercado, nas mais diferentes categorias.

Com isso em mente, o Canaltech listou 10 SUVs que ainda serão lançados no Brasil em 2023. É bem verdade que podem até ser mais de 10, mas escolhemos aqueles que podemos considerar como os principais lançamentos ou os mais esperados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Fastback Abarth

A Fiat já avisou que vai lançar mais dois modelos da linha Abarth, sua divisão esportiva, aqui no Brasil. Depois do Pulse Abarth e do e500 Abarth (este somente mostrado), o outro será o Fastback Abarth.

É bom destacar que o SUV coupé da marca italiana tem uma versão chamada de "Limited Edition Powered By Abarth", mas ela não se trata de um Abarth verdadeiro e sim apenas uma nomenclatura pomposa para a variante topo de linha do crossover.

É provável que o Fastback Abarth receba o mesmo motor dessa versão, o conhecido 1.3 turbo de 185cv e 27,5 kgf/m de torque, mas todos os ajustes dinâmicos e de mecânica serão esportivos de verdade. O lançamento deve ser no segundo semestre.

9. Peugeot 2008

A nova geração do Peugeot 2008 já está no Brasil, mas somente com motor elétrico. No segundo semestre, é praticamente certo que veremos a chegada desse novo SUV equipado com o motor 1.0 turbo da Fiat, o mesmo que está no Fiat Pulse e nas versões de entrada do Fastback, que rende 130cv e 20,4kgf/m de torque.

Continua após a publicidade

8. Volkswagen T-Cross

O Volkswagen T-Cross já tem um bom tempo de mercado e sua primeira grande reestilização de meia vida vai acontecer em 2023. Mudanças externas devem ser feitas e algumas melhorias no interior também, como um novo acabamento e até mesmo a inclusão de mais equipamentos.

Os motores devem ser os mesmos das atuais versões: 1.0 TSI de 128cv e 20,4 kgf/m de torque e 1.4 TSI de 150cv e 25,5 kgf/m.

Continua após a publicidade

7. Renault Megáne E-Tech

A ofensiva elétrica da Renault vai ganhar um excelente personagem: o Renault Megáne E-Tech. A volta do Megáne, agora como SUV, faz parte de uma estratégia da montadora para mudar um pouco seu perfil aqui no Brasil, apostando em modelos de maior valor agregado.

Previsto para o segundo semestre, o Megáne tem motor de 220cv e 30,5 kgf/m de torque e autonomia de 450km no ciclo WLTP.

Continua após a publicidade

6. Citroën C3 Aircross

O Citroën C3 AirCross é uma novidade interessante da Stellantis para agitar o mercado de SUVs compactos. Feito com base no C3 hatch, este modelo terá sete lugares e será equipado com o motor 1.0 turbo da Fiat, que já mencionamos.

A ideia, talvez, seja de competir com a Chevrolet Spin, já defasada e que pode ganhar nova geração em breve. O C3 AirCross chega no segundo semestre.

Continua após a publicidade

5. Ford Territory

A nova geração do Ford Territory está confirmada para o Brasil, mas pode chegar com outro nome. Este SUV médio, que é muito tecnológico e confortável, está em testes no país e pode receber o nome de Equator Sport. O motor para o nosso mercado deve ser o 1.8 turbo com 182 cv de potência e 26,7 kgf/m de torque.

4. Jeep Grand Cherokee 4xe

Continua após a publicidade

O Jeep Grand Cherokee deve voltar ao Brasil em sua nova versão híbrida, já vista pelo Canaltechem visita à CES 2023. O SUV de porte grande será equipado com um conjunto mecânico composto por um propulsor 2.0 turbo a gasolina e dois elétricos para entregar 375 cv e 65 kgf/m no total.

3. Chevrolet Bolt EUV

Prestes a ser lançado no Brasil, o Chevrolet Bolt EUV é a versão SUV compacta do Bolt EV. Tanto que ele compartilha o mesmo motor elétrico de 203cv e 36,7 kgf/m. A diferença será o espaço, bem maior no SUV do que no monovolume compacto.

Continua após a publicidade

2. Honda ZR-V

A ofensiva da Honda para encarar o Jeep Compass tem nome: Honda ZR-V. SUV médio feito com base no Civic vendido nos EUA, ele terá, aqui no Brasil, um motor 2.0 aspirado de 155cv, mas também pode ganhar uma variante híbrida. O lançamento deve ocorrer no segundo semestre.

Continua após a publicidade

1. Ferrari Purosangue

Mesmo sendo um carro fora da realidade para praticamente todos os brasileiros interessados em um SUV, o Ferrari Purosangue merece entrar nesta lista justamente por ser o primeiro crossover da marca italiana, quebrando um paradigma gigantesco e mudando a história dessa icônica marca.

E para agradar os fãs mais radicais, a Ferrari tratou de equipar seu primeiro SUV — e também primeiro carro com quatro portas — com um motor 6.5 V12, aspirado de 725cv e 73 kgf/m de torque. Além disso, há muita tecnologia e conforto a bordo, como um crossover desse calibre deve ser.

As encomendas são feitas por meio da Via Italia, que importa carros da Ferrari para o Brasil. A primeira unidade deve chegar ao país no segundo semestre.

Continua após a publicidade