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10 carros usados com manutenção barata para comprar

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Abril de 2023 às 10h00

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Divulgação/ Volkswagen/Toyota/Renault
Divulgação/ Volkswagen/Toyota/Renault

Com os carros 0km cada vez mais caros, o mercado de seminovos se tornou uma boa opção para a aquisição de um veículo de passeio. De tempos em tempos, é possível pegar muitas promoções, sobretudo em lojas ligadas às locadoras, que trocam de frota regulamente e mantêm os produtos com boa condição de manutenção.

Mas também existem muitas lojas pelo Brasil que vendem carros seminovos e usados em boa condição, de diferentes características, anos e motorizações. Nesse caso, a escolha acaba, invariavelmente, passando pelo nível de gastos que teremos com eventuais problemas.

Com isso em mente, o Canaltech listou 10 carros usados de fácil manutenção e com peças baratas, além de serem confiáveis.

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10. Hyundai HB20

Independentemente da geração ou do ano, o Hyundai HB20 é um carro de fácil manutenção e com cesta de peças em um valor na média do mercado. Por ser um produto brasileiro, a variação nos valores será mínima e, se bem cuidado, pode ser uma boa moeda de troca no mercado de seminovos.

Os relatos de problemas crônicos, aliás, são raros. Muito se menciona sobre a bomba de combustível, com marcações falhas. Mas isso é facilmente corrigido.

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9. Renault Sandero/Logan

Prestes a deixarem de vez o mercado brasileiro como 0km, os irmãos oriundos da Dacia são abundantes no mercado de seminovos, com grande adesão por parte dos motoristas de aplicativos. Os motivos são simples: durabilidade, relativo conforto, economia de combustível e manutenção bem barata.

Os donos relatam poucos problemas crônicos, mas que são facilmente solucionados, como vazamentos de óleo ou até mesmo problemas no sistema de frenagem. O Sandero e o Logan, aliás, foram os responsáveis por acabar com a má-fama de carros franceses por aqui.

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8. Fiat Palio

O Fiat Palio dividiu o domínio das ruas brasileiras com o VW Gol por mais de uma década. O segredo para o compacto italiano fazer tanto sucesso não é apenas um, mas, certamente, sua manutenção descomplicada e fácil de se manter foi um deles.

Praticamente não há problemas crônicos graves no Fiat Palio, independentemente da geração. Há, claro, relatos de donos que podem ter algumas intercorrências com a bomba de óleo e o rápido desgaste das pastilhas de freio, isso sem falar nos barulhos internos por causa do acabamento. Mas são situações consideradas normais.

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7. Chevrolet Onix/Prisma (Primeira geração)

Outro dos favoritos dos motoristas de aplicativo, as primeiras gerações da dupla Onix e Prisma mudaram a indústria automotiva nacional por serem carros de entrada relativamente bem equipados, confortáveis e com nível de construção acima da média para a época do seu lançamento.

A cesta de peças também é bem em conta, mesmo para itens como faróis e pastilhas de freio. Segundo relatos de donos que chegaram a ultrapassar os 100 mil km com qualquer um dos modelos, um ponto a ser observado é o atuador da embreagem, que se desgasta demais e pode prejudicar na hora da troca de marchas.

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6. Ford Ka (2014 em diante)

A Ford não fabrica mais veículos no Brasil, é verdade, mas isso não muda o fato de que o Ford Ka é um carro com manutenção barata e descomplicada. Isso porque a montadora segue produzindo peças por aqui e, se você for dono de um Ka ou quiser comprar um, principalmente da última geração, não terá dor de cabeça.

5. Peugeot 208 (2019 em diante)

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A atual geração do Peugeot 208 definitivamente é a melhor em todos os tempos e caiu no gosto dos brasileiros. Muitas locadoras, aliás, rechearam suas frotas com o compacto produzido na Argentina justamente por ser de fácil manutenção, bem diferente de outros tempos.

Atualmente ele é encontrado em duas opções de motores, ambos confiáveis: o 1.0 Firefly, da Fiat, e o 1.6 tradicional que o equipa há anos. Problemas crônicos são raros, mas é necessário observar os amortecedores com frequência, além da bomba de óleo.

4. Nissan Versa (até 2019)

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O Nissan Versa fabricado até 2019 é outro dos campeões para os motoristas de aplicativo e locadoras. Por ser um carro robusto, espaçoso e com mecânica extremamente confiável, sua demanda foi alta e isso gerou um bom mercado para suas peças, encontradas em abundância em nosso mercado e com preços interessantes.

Mesmo em suas versões automáticas e com motor 1.6, os donos não relatam problemas crônicos graves. Há, claro, o trivial, mas que pode ser minimizado com revisões constantes.

3. Honda Fit

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O Honda Fit é um dos carros usados mais vendidos do Brasil justamente por ser um modelo de fácil manutenção e praticamente inquebrável, principalmente em suas duas primeiras gerações. Não há relatos de problemas crônicos de alta complexidade e as peças estão na média dos hatches compactos, mesmo ele não sendo necessariamente um carro popular.

2. Volkswagen Gol (G3, G5, G6, G7 e G8)

O VW Gol sempre foi sinônimo de carro fácil de manter, mesmo em suas versões mais problemáticas. No caso da terceira geração, que teve quatro atualizações, o hatch teve sua melhor versão e a que menos demandou alterações drásticas na mecânica. Com manutenções programadas feitas no tempo certo, é comum ver esse modelo chegar aos 200 mil km com funcionamento pleno.

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1. Toyota Etios

Atualmente em produção apenas para ser exportado, o Toyota Etios chegou a fazer relativo sucesso no Brasil. De aparência questionável, o compacto japonês herdou a confiabilidade, durabilidade, resistência e boa fama do seu irmão maior, o Corolla. Isso sem falar na manutenção, que é feita sem sustos.