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Review Fiat Pulse | Muito mais do que um "Argo bombado"

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Fevereiro de 2022 às 09h00

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Review Fiat Pulse | Muito mais do que um "Argo bombado"
Review Fiat Pulse | Muito mais do que um "Argo bombado"

Quando revelado oficialmente durante o Big Brother Brasil 2021, o Fiat Pulse ainda era chamado apenas de Progetto 363 (Projeto 363), já identificado como um SUV de porte compacto e que chegaria para ser o primeiro carro da categoria produzido pela Fiat no Brasil.

Muito se falou a respeito do modelo, sobre suas especificações e itens de série, mas um dos comentários mais citados feitos era que o SUV seria "derivado do Argo", com praticamente as mesmas valências do hatch e alguns equipamentos a mais.

O Canaltech passou alguns dias com o Pulse Audace Turbo 200 e a verdade é que há muito pouco do irmão hatch nesse crossover. Com exceção às portas e alguns detalhes de carroceria, a plataforma, suspensão e sistemas tecnológicos são completamente novos, isso sem falar no motor 1.0 turbo de 130cv, que estreou justamente nesse modelo.

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Mas muito mais do que a ficha técnica, a experiência com o Fiat Pulse completamente diferente, bem distante do que tivemos no hatch em mais de uma versão. Resultado de muito estudo da Fiat para trazer um produto realmente competitivo para lutar no saturado mercado de utilitários.

Conectividade e Segurança

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O Fiat Pulse Audace pode ser considerado um dos melhores carros do Brasil quando pensamos em tecnologia dentro da conectividade e da segurança. Quando equipado com todos os opcionais, a versão traz itens que antes estavam restritos a modelos maiores e bem mais caros.

Como destaque, podemos citar o pacote de segurança ativa, composto pelo alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e o alerta de saída de faixa com correção ativa, conjunto que também está presente na picape Fiat Toro e em modelos da Jeep.

Todos esses itens podem ser configurados de modo a serem bem "intrusivos", sobretudo o alerta de colisão. Mas, em nossos testes, as entradas dos sistemas sempre foram muito bem feitas, passando segurança no uso urbano, que é onde o motorista mais vai usar o pacote.

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Além disso, o Pulse se destaca por seu sistema multimídia, a nova geração da UConnect, que agora está com 10,1 polegadas e resolução HD. O equipamento traz GPS nativo, hotspot Wi-Fi nativo com 4G da TIM, espelhamento com smartphones Android e iOS sem fio e todos os comandos do veículo de modo muito intuitivo.

Esse sistema também pode ser incrementado pelo Fiat Connect Me, serviço da marca que funciona como uma espécie de anjo da guarda do carro, contendo rastreador, ativação remota do motor, climatização, delimitação de perímetro por meio do GPS e alertas gerais. Tudo isso é feito por meio de um aplicativo para celular.

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Apesar de todas essas valências, sentimos falta dos seis airbags, que não estão disponíveis nem como opcional. O piloto automático adaptativo poderia ser incluído também, mas não é uma ausência tão considerável.

A lista de itens de conectividade e segurança é fechada pelos controles de estabilidade e tração, serviço de concierge, airbags frontais e laterais, vetorização de torque, sistema ISOFIX e alarme antifurto volumétrico.

Conforto e Experiência de uso

Chamado por muitos de "Argo bombado", o Fiat Pulse vai muito além de uma comparação sem sentido com seu irmão hatch. Por aqui, a vida a bordo é muito melhor e mais confortável, elevada a níveis ainda maiores quando colocamos em jogo o novíssimo motor 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m de torque, o mais potente do segmento.

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A montadora acertou em cheio com esse propulsor, que entrega sua força a 1750rpm, tornando a vida na cidade e na estrada muito ágil e divertida. E tudo isso fica ainda melhor com o câmbio CVT, que simula 7 marchas.

Além disso, o acerto de suspensão é muito bem feito, ajustado para nossas ruas esburacadas, mas sem deixar o automóvel molenga. Acredite: é bom fazer curvas com o Pulse. A direção elétrica também se ajusta à velocidade, tornando tudo ainda mais confortável.

E para extrair o máximo que esse motor tem, o Pulse tem um chamativo botão Sport no volante, que faz com que ele trabalhe em rotações maiores e o câmbio extraia mais força. Ao acioná-lo, a direção também fica muito mais direta e responsiva.

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Após dias com o SUV italiano, fica muito claro que a Fiat quis que o carro tivesse mesmo um apelo de super utilitário, mesmo com porte menor. Isso fica evidente com o bom vão livre do solo e a ótima visibilidade do para-brisas. Essa linha tênue entre uma carroceria hatchback e crossover foi bem delimitada.

Já sobre o conforto, podemos dizer que o Fiat Pulse atende bem uma família, mesmo com pessoas altas. O problema é que não há uma sobra de conforto e o espaço (esse sim) é semelhante ao Argo, mesmo com 1cm a mais de entre-eixos (2,53m). A montadora poderia ter esticado um pouco mais o carro, mesmo que isso roubasse espaço do já diminuto porta-malas.

De modo geral, o Fiat Pulse agrada e se coloca como uma ótima opção em sua faixa de preço e porte.

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Os itens de conforto englobam o sensor de chuva, sensor crepuscular, faróis Full LED, ar condicionado digital e automático, carregamento de celulares por indução, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré em alta resolução, bancos em couro e entrada USB-C.

Design e Acabamento

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O acabamento do Fiat Pulse Audace é acima da média para sua categoria e se destaca de modelos como o Volkswagen Nivus e o Tiggo 3x Pro. Entretanto, algumas coisas incomodam, como o encaixe mal feito de peças e ausências sentidas, como material macio nos encostos de braços da fileira traseira.

No geral, porém, a cabine agrada e traz desenhos modernos, com tudo ornando muito bem, sobretudo com a enorme tela do multimídia ao centro. Na versão topo de gama, o cluster digital dá um charme a mais.

O visual do Pulse também brilha aos olhos, mas há, sim, algumas semelhanças com outros modelos da marca italiana, como a Fiat Strada e o próprio Argo. Isso, claro, não é nenhum demérito, já que as montadoras adotam esse expediente há alguns anos.

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É bom lembrar, porém, que alguns elementos do Pulse estão disponíveis em todas as versões como item de série, como as rodas de liga leve de 16 polegadas e o conjunto óptico inteiramente em LED. As pinturas em dois tons são opcionais.

Concorrentes

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Os concorrentes do Fiat Pulse são os chamados crossovers, ou mais popularmente conhecidos como SUVs subcompactos. Casos de Volkswagen Nivus e Caoa Chery Tiggo 3X Pro, além do aposentado Honda WR-V. Os preços desses veículos flutuam entre R$ 100 mil a R$ 140 mil.

Veredicto

O Pulse é um grande acerto da Fiat. O primeiro SUV da montadora feito no Brasil tem todos os predicados para conquistar clientes por todo o país, já que apresenta ótimo pacote de equipamentos, motores interessantes (principalmente o turbo) e design que agrada.

Os preços do Pulse estão em tendência de alta, assim como de outros modelos de diferentes montadoras. Mas, ao menos na data da publicação deste review, seus valores ainda estão em um ponto competitivo. A unidade testada pelo Canaltech, a Audace, equipada com o motor turbo e todos os opcionais, sai por R$ 127.450.

O Fiat Pulse pode ser encontrado em todo o Brasil por preços que variam de R$ 90.784 a R$ 127.450.

No Canaltech, o Fiat Pulse Audace foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Stellantis.