Qual é o melhor SUV compacto do Brasil?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Os SUVs estão dominando o Brasil. Em 2021, este tipo de carro foi responsável por 42,9% das vendas totais do mercado, somando suas diferentes categorias e níveis. Espantoso, claro, mas algo que não surpreende ninguém, já que o consumidor brasileiro quer mesmo andar "altinho" e com certo requinte.
Os utilitários esportivos começaram a se popularizar por aqui com o lançamento do já extinto Ford EcoSport, que trouxe ao mercado uma opção relativamente barata e bem feita com essa carroceria, fazendo com que o consumidor tivesse acesso a um tipo de veículo antes restrito a um público mais seleto.
Depois vieram Hyundai Tucson, Jeep Renegade e Honda HR-V, que fizeram com que, de fato, esse segmento explodisse e chegasse ao patamar que conhecemos hoje, sobretudo entre os modelos compactos, os mais vendidos do país. Mas, após quase uma década de crescimento e popularização, qual será o melhor SUV compacto do Brasil?
O Canaltech já avaliou praticamente todos os SUVs compactos à venda no Brasil em suas versões topo de gama, exceção feita ao Volkswagen T-Cross, ao novo Jeep Renegade 2022 e Caoa Chery Tiggo 5X Pro, todos com muitas mudanças desde o lançamento de suas versões iniciais — além do Renault Captur.
Sendo assim, decidimos trazer esse comparativo para definir qual é o melhor SUV compacto do Brasil. Os modelos avaliados pelo Canaltech foram os seguintes:
- Nissan Kicks
- Honda HR-V
- Chevrolet Tracker
- Hyundai Creta
- Citroën C4 Cactus
- Peugeot 2008 Skywalker
- Renault Duster
Nesse megacomparativo, avaliamos os 5 características desses SUVs compactos:
- Design e Acabamento
- Conforto
- Desempenho
- Conectividade e Tecnologia
- Custo-Benefício
Por fim, atribuímos a seguinte pontuação, de acordo com a colocação de cada carro:
- 10 pontos
- 7 pontos
- 5 pontos
- 4 pontos
- 3 pontos
- 2 pontos
- 1 ponto
5. Design e Acabamento
As montadoras, de modo geral, têm acertado no design e acabamento de seus SUVs, mas nem tudo são flores, claro. Com exceção ao Honda HR-V, Nissan Kicks e Citroën C4 Cactus, o plástico duro domina as cabines desses carros, tornando, ao menos nesse aspecto, o comparativo bem fácil de ser realizado.
Quando pensamos em acabamento e requinte, o Honda HR-V surpreende por trazer uma sensação de estarmos em um carro condizente com seu preço. Não apenas pelo painel, mas também pelos bancos e portas. Detalhes que fazem a diferença. Já Kicks e C4 Cactus, embora sem o mesmo capricho, cumprem bem esse papel.
No design, item mais voltado ao gosto pessoal do que propriamente ao senso geral, o SUV que mais agrada nesse aspecto é o Chevrolet Tracker, seguido de perto pelo Nissan Kicks e também pelo Honda HR-V. Na lanterna, a decisão é mais do que óbvia: Hyundai Creta.
- Honda HR-V: 10 pontos
- Chevrolet Tracker: 7 pontos
- Nissan Kicks: 5 pontos
- Citroën C4 Cactus: 4 pontos
- Peugeot 2008 Skywalker: 3 pontos
- Renault Duster: 2 pontos
- Hyundai Creta: 1 ponto
4. Conforto
Aqui há um equilíbrio absurdo entre os concorrentes, mas precisaremos ser bem minuciosos para chegar a um veredicto. Sendo assim, levaremos em conta não apenas o espaço, mas também o acerto de suspensão e dirigibilidade, requisitos que também afetam no conforto a bordo.
Entre os sete SUVs compactos avaliados, o que trouxe mais equilíbrio entre essas características foi o Honda HR-V, que segue a linha da montadora japonesa de privilegiar o acerto de suspensão e boa oferta de espaço, graças ao seu entre-eixos de 2,61m. O Nissan Kicks, que traz os bancos projetados pela NASA e um ótimo espaço interno, ficam com um honroso segundo lugar.
O que vai pior no quesito conforto é, sem dúvidas, o Peugeot 2008 Skywalker. Apesar de ter uma das melhores dirigibilidades, o espaço interno é sofrível — são apenas 2,54m de entre-eixos.
- Honda HR-V : 10 pontos
- Nissan Kicks : 7 pontos
- Hyundai Creta: 5 pontos
- Chevrolet Tracker: 4 pontos
- Citroën C4 Cactus: 3 pontos
- Renault Duster: 2 pontos
- Peugeot 2008 Skywalker: 1 ponto
3. Desempenho
Com boa parte dos SUVs compactos avaliados sendo munidos de motores turbinados, a briga ficou mesmo entre aqueles com litragem um pouco maior. E, como era de se esperar, o Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008 Skywalker — ambos equipados com o propulsor 1.6 THP de 173cv — ficaram com as primeiras posições do ranking, seguidos de perto pelo Honda HR-V Touring e seu excelente 1.5 turbo, também com 173cv.
O 0 a 100 km/h do Cactus é feito em impressionantes 7,3 segundos, muito em função do seu torque de 24,5 kgf/m chegar bem cedo, a 1.400rpm. O Peugeot, por sua vez, faz o percurso em 8,8 segundos, um décimo a menos do que o Honda.
Na lanterninha estão os dois carros que têm motores aspirados em suas versões topo de gama: Kicks e Duster. Apesar de competentes para o uso na cidade, eles deixam a desejar quando pensamos em agilidade e diversão. O Creta, outro aspirado da lista, mas 2.0, tem desempenho mais do que aceitável, equivalente ao Tracker.
- Citroën C4 Cactus : 10 pontos
- Peugeot 2008 Skywalker : 7 pontos
- Honda HR-V: 5 pontos
- Hyundai Creta: 4 pontos
- Chevrolet Tracker: 3 pontos
- Nissan Kicks: 2 pontos
- Renault Duster: 1 ponto
2. Conectividade e Tecnologia
Por aqui, sem surpresas. O SUV compacto que reúne o melhor pacote de conectividade e tecnologia é o Hyundai Creta em sua versão topo de gama. Por mais que não tenha o 4G nativo como o Tracker, traz o sistema Hyundai Bluelink, que dá ao veículo funções remotas e de recuperação veicular, de modo até superior ao Chevrolet OnStar.
Além disso, o carro sul-coreano tem a maior e mais completa central multimídia e uma série de recursos de assistência ao motorista, como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego com câmera, alerta de saída de faixa com correção ativa e a câmera 360º para manobras.
O Tracker, por sua vez, também apresenta sensor de ponto cego, alerta de colisão e frenagem automática (esta com detector de pedestres). Sua central multimídia, apesar de pequena, também agrada.
Outro SUV dessa lista que brilha em tecnologia é o Nissan Kicks, sobretudo após sua atualização no começo de 2021. Ele ficou mais seguro com a inclusão de um bom sistema de alertas para o motorista e também no aspecto do infotenimento, com o conjunto de alto-falantes da Bose.
O lanterninha nesse quesito, até pela idade do projeto, é o Honda HR-V.
- Hyundai Creta : 10 pontos
- Chevrolet Tracker : 7 pontos
- Nissan Kicks: 5 pontos
- Renault Duster: 4 pontos
- Citroën C4 Cactus: 3 pontos
- Peugeot 2008 Skywalker: 2 pontos
- Honda HR-V: 1 ponto
1. Custo-benefício
Por aqui, a análise será a seguinte: o brasileiro quer um SUV bem equipado e com preço relativamente bom. Se a ideia é ter um SUV para chamar de seu entre as variantes topo de gama, a escolha mais acessível é o Renault Duster, que sai por R$ 122 mil, pouca coisa mais caro do que o Peugeot 2008 Skywalker, que custa R$ 126 mil.
O mais caro da lista é o Hyundai Creta Ultimate, com preço estimado em R$ 164 mil, um pouco mais caro do que o Honda HR-V, que sai por R$ 160 mil e está com estoques se esgotando, já que será substituído por uma nova geração em 2022.
Evidentemente que a relação custo-benefício pode ser avaliada de vários modos, mas com o mercado tendo preços tão elevados, pagar menos e ter um bom produto pode acabar sendo suficiente.
- Renault Duster : 10 pontos
- Peugeot 2008 Skywalker : 7 pontos
- Nissan Kicks: 5 pontos
- Citroën C4 Cactus: 4 pontos
- Chevrolet Tracker: 3 pontos
- Honda HR-V: 2 pontos
- Hyundai Creta: 1 ponto
Qual é o melhor SUV compacto do Brasil?
- Honda HR-V - 28 pontos
- Chevrolet Tracker - 24 pontos
- Nissan Kicks - 24 pontos
- Citroën C4 Cactus - 24 pontos
- Hyundai Creta - 21 pontos
- Peugeot 2008 Skywalker - 20 pontos
- Renault Duster - 19 pontos
Mesmo sendo o projeto mais antigo entre os sete carros avaliados, o Honda HR-V é o melhor SUV subcompacto do Brasil — ao menos sem a presença de Jeep Renegade e VW T-Cross. E muito disso é explicado pelo acabamento e conforto do modelo japonês, realmente bem superiores quando pensamos em seus rivais.
Entretanto, devemos ponderar que os sete carros são excelentes e justificam suas respectivas compras, salvo uma ou outra ressalva, como o design do Creta ou até mesmo a ausência de vários equipamentos no HR-V.