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10 carros que saíram de linha no Brasil em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Dezembro de 2022 às 11h00

Divulgação/Volkswagen
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2022 está chegando ao fim e nessa época é sempre bom relembrar de alguns destaques aqui no Canaltech. E a lista desta vez será de carros que deixaram de ser vendidos no Brasil, seja em definitivo ou momentaneamente.

A lista traz alguns modelos icônicos de nosso mercado, como o Volkswagen Gol, que, inclusive, ganhou uma versão especial para marcar sua despedida. Há outros, por exemplo, que passaram completamente despercebidos, como o Honda Accord, que, por melhor que fosse, durou apenas seis meses nas concessionárias e já ganhou uma nova geração, que pode chegar ao Brasil em breve.

Vejam abaixo 10 carros que saíram de linha no Brasil em 2022.

10. Renault Sandero R.S.

Um dos carros mais legais que já passaram pelos testes do Canaltech, o Renault Sandero R.S. é um verdadeiro esportivo e honra a divisão de performance da marca francesa. O hatch era o mais equipado da linha, munido de um motor 2.0 aspirado de 150cv de potência e 20,9 kgf/m de torque, aliado ao um câmbio manual bem escalonado de seis marchas.

O resultado de tudo isso: um carro extremamente ágil e gostoso de dirigir, excelente para você levar para a pista no fim de semana e marcar suas voltas. A Renault chegou a fazer uma versão especial chamada "Finale", com 100 unidades produzidas.

O Sandero R.S era o único "hot hatch" do mercado nacional (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
O Sandero R.S era o único "hot hatch" do mercado nacional (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
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9. Volkswagen Voyage

Com bem menos alarde do que seu irmão Gol, o VW Voyage também deixou de ser fabricado no Brasil em 2022, agora no final do ano. O sedan ainda conseguiu vender bastante até o mês de novembro, somando 31.926 emplacamentos no acumulado.

Ainda será possível vê-lo bastante com motoristas de táxi ou de aplicativos, dada a sua versatilidade, robustez e relativo conforto. Seu substituto deve ser uma versão mais em conta do VW Virtus, que ainda será revelada.

O Voyage em sua última versão à venda no Brasil (Imagem: Divulgação/ Volkswagen)
O Voyage em sua última versão à venda no Brasil (Imagem: Divulgação/ Volkswagen)
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8. Caoa Chery Tiggo 3X Pro

O Caoa Chery Tiggo 3X Pro nada mais é do que uma versão melhorada do Tiggo 2, que também já foi aposentado pela montadora sino-brasileira. Com design mais agradável, porém com o mesmo espaço e praticamente o mesmo pacote de equipamentos, o SUV subcompacto até que agradava em alguns aspectos, mas deixou a desejar em muitos outros.

Seu motor era o 1.0 turbo de 102cv de potência e 17,1 kgf/m de torque a 2000rpm. Em tese, seria suficiente, mas em nossos testes mostrou-se um tanto quanto estranho. Mesmo assim, o Tiggo 3X Pro era uma boa opção para quem queria entrar no mundo dos SUVs e pagar o preço de um hatch compacto.

Design era um dos atrativos do Tiggo 3X Pro (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Design era um dos atrativos do Tiggo 3X Pro (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
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7. Hyundai iX35

Enorme sucesso no Brasil, o Hyundai iX35 nada mais é do que a segunda geração do antigo Tucson, mas que aqui fora lançado com outro nome. Com ótimo espaço interno e bem equipado, o iX35 era equipado com o motor 2.0 aspirado de 167cv e 20,4 kgf/m de torque, o mesmo presente na antiga geração do Hyundai Creta.

Mesmo sem muitas tecnologias embarcadas, era extremamente confiável e tinha ótimo espaço interno, sendo muito visado por famílias grandes.

Você certamente já deve ter visto muitos iX35 nas ruas (Imagem: Divulgação/ Hyundai)
Você certamente já deve ter visto muitos iX35 nas ruas (Imagem: Divulgação/ Hyundai)
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6. Mercedes-Benz Classe A Sedan Advance

Sem muito alarde, a Mercedes-Benz tirou de linha a versão de entrada do Classe A, chamada por aqui de Advance. Equipado com o bom motor 1.3 turbo de 163cv e 25,5 kgf/m, esse sedan custava caro demais para ser importado e não compensava mais do ponto de vista dos negócios trazê-lo. Hoje a montadora mantém as demais versões do carro à venda.

O Classe A era a porta de entrada no mundo Mercedes até a chegada do SUV GLB (Imagem: Divulgação/ Mercedes-Benz)
O Classe A era a porta de entrada no mundo Mercedes até a chegada do SUV GLB (Imagem: Divulgação/ Mercedes-Benz)

5. Renault Sandero

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Além da versão R.S., as versões convencionais do Renault Sandero também deixaram de ser produzidas no Brasil, só que mais para o final do ano, em outubro.

O hatch compacto já ganhou nova geração na Europa por meio da Dacia, divisão romena da Renault e que faz carros mais baratos, podendo chegar no futuro ao Brasil. Isso, porém, vai depender de como a Renault vai querer posicioná-lo, já que a empresa prepara uma mudança de postura no mercado nacional, apostando em produtos de maior valor agregado.

Com ótimo espaço, mecânica robusta e desempenho interessante, o Sandero faz muito sucesso entre motoristas de aplicativos. Atualmente, a Renault mantém em linha somente o Stepway, que perdeu o nome Sandero e pode ser encontrado em versões 1.0 e 1.6.

O Sandero GT Line era uma das opções disponíveis do hatch romeno (Imagem: Divulgação/ Renault)
O Sandero GT Line era uma das opções disponíveis do hatch romeno (Imagem: Divulgação/ Renault)
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4. Hyundai HB20X

A versão aventureira do Hyundai HB20 era uma das opções mais interessantes de hatches compactos no mercado nacional, mas acabou não fazendo mais sentido para a montadora depois de um certo tempo. Com a premissa de ser quase um SUV, dado o seu ótimo vão-livre do solo de 21cm, esse produto poderia roubar vendas do Hyundai Creta, já que, além de ser "altinho", também tinha ótimo desempenho e pacote de equipamentos.

Quando aposentado, o Hyundai HB20X estava equipado com o motor 1.6 aspirado de 130cv e 16,5 kgf/m de torque. na versão mais equipada, ele trazia alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, ar condicionado digital, câmbio automático, direção elétrica, sensor de chuva e sensor crepuscular.

O HB20X era uma ótima opção para quem não queria apostar em SUVs (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
O HB20X era uma ótima opção para quem não queria apostar em SUVs (Imagem: Felipe Ribeiro/ Canaltech)
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3. Honda Accord

O Honda Accord foi o primeiro híbrido da Honda a ser vendido no Brasil, mas sua estadia por aqui durou apenas seis meses. Chegando com atraso ao nosso mercado e prestes a ganhar uma nova geração — já lançada no exterior —, o sedan grande teve que ser retirado do catálogo da montadora japonesa antes mesmo que nós pudéssemos testá-lo.

Além de ser bem equipado do ponto de vista tecnológico e de luxo, o Accord trazia um sistema híbrido inovador, que transformava o sedan quase em um carro elétrico. Isso acontece porque o modelo faz com que seus motores (um 2.0 de 145cv e 17,8 kgfm de torque e dois elétricos que somam 184cv e 32,1 kgf/m) atuem em suas melhores faixas energéticas, sempre privilegiando o menor consumo possível. Na prática, é como se o propulsor a gasolina só entrasse em ação na estrada, enquanto o zero emissão atua apenas na cidade.

Com esse funcionamento, o consumo declarado pela Honda era de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, sempre dentro de dois modos de condução, o Econ e o Sport, além de permitir escolher a regeneração de energia em quatro níveis.

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Um carro quase perfeito, mas que durou pouco tempo em nosso mercado (Imagem: Divulgação/Honda)
Um carro quase perfeito, mas que durou pouco tempo em nosso mercado (Imagem: Divulgação/Honda)

2. Volvo S60

Outro dos modelos mais legais que já passaram pelo Canaltech, o Volvo S60 era o sedan médio esportivo híbrido plug-in da montadora sueca, feito sobre a mesma plataforma de sucessos como o XC40 e o XC60. A empresa precisou sacá-lo de sua linha no Brasil (assim como fez com o S90) devido à baixa procura e alto valor do produto. Também pesou a estratégia da marca, que agora foca apenas em modelos elétricos.

Equipado com o que a Volvo tem de melhor em segurança, o S60, na versão Polestar, ainda contava com ajustes de suspensão manuais e um powetrain que o tornava um verdadeiro monstro: 407cv e 65,3 kgf/m. O 0 a 100 km/h era feito em 4,4 segundos.

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Nossa torcida é para que ele volte a ser vendido por aqui.

O S60 era uma das provas de que a eletrificação pode tornar os carros ainda mais esportivos (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
O S60 era uma das provas de que a eletrificação pode tornar os carros ainda mais esportivos (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

1. Volkswagen Gol

A aposentadoria mais sentida dessa lista sem dúvidas será a do Volkswagen Gol. Carro mais vendido da história do Brasil, o hatch chega ao fim da vida com uma edição limitada chamada "Last Edition", que lhe dá um bom pacote de equipamentos, visual caprichado, mas o mesmo motor 1.0 MPI de 84cv e 10,4 kgf/m. Essa versão, aliás, está esgotada, mas custava R$ 95.990.

Existe a expectativa que o VW Gol possa retornar no futuro como um SUV subcompacto, posicionado abaixo do VW Nivus. A reportagem do Canaltech apurou que esse projeto faz parte dos planos da montadora, mas não há a garantia de que o carro seja lançado com o nome do icônico hatch. A ver.

O último VW Gol da história do Brasil? (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
O último VW Gol da história do Brasil? (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)