Análise | Volvo S60 é supremo ao unir tecnologia, segurança e diversão
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Volvo fez uma reformulação completa em sua linha de automóveis no Brasil e aos poucos está colhendo os frutos disso. Hoje, a montadora sueca já lidera o mercado de SUVs premium com modelos como os híbridos plug-in XC40, XC60 e XC90. Além disso, a empresa já mira a eletrificação completa em todo seu portfólio.
- Pesquisadores conseguiram invadir sistemas de carro Tesla usando um drone
- Falta de semicondutores não deve ser solucionada tão cedo, diz CEO da Intel
- O futuro chegou: táxis autônomos da Baidu já funcionam em Pequim
Entretanto, como uma atitude até de respeito pelos fãs, a Volvo decidiu manter em sua linha carros com apelo mais esportivo e, em um movimento acertado do ponto de vista mercadológico, lançou a nova versão do Volvo S60 Polestar, um verdadeiro suprassumo quando pensamos em tecnologia, esportividade e segurança.
Isso porque o sedã médio da marca consegue ser extremamente divertido de guiar, mas sem deixar as bandeiras da Volvo de lado, que é justamente as de um veículo extremamente seguro e confiável. Além disso, sua motorização híbrida plug-in faz com que seu consumo de combustível seja espetacular, isso sem falar na possibilidade de utilizá-lo no modo 100% elétrico.
O Canaltech teve o privilégio de passar um tempo com o Volvo S60 Polestar e vai te dar todos os detalhes da experiência de uso dessa máquina maravilhosa.
Conectividade e segurança
O Volvo S60 Polestar reúne tudo o que um carro precisa ter em termos de segurança e conectividade. Este sedã de porte médio e extrema agilidade ao guiar é equipado com todo o pacote de tecnologia da montadora sueca, que reúne itens absurdamente eficientes e que tornam a experiência de dirigir mais prazerosa e segura.
Entre os modelos disponíveis no Brasil, os automóveis da Volvo e, consequentemente, o S60 são aqueles que mais se aproximam da condução autônoma, principalmente em rodovias. Isso porque o automóvel traz consigo todo o aparato disponível dentro da fabricante para proteger os motoristas, como o alerta de permanência em faixa com esterçamento automático, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e tráfego cruzado e os sistemas de alerta e frenagem de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e animais.
Todos esses itens trabalham em extrema harmonia para dar ao condutor a sensação de estar sendo abraçado e protegido, mesmo que isso contraste com a proposta da variante Polestar do S60, que é essencialmente esportiva.
O principal teste feito pelo Canaltech foi durante o uso em rodovias expressas, como a Marginal Tietê, em São Paulo. Com todos os assistentes ligados, é possível ficar um bom tempo com as mãos fora do volante e deixar que o S60 guie para você em meio ao trânsito pesado da metrópole. Isso porque, além de ser totalmente à prova de barbeiragens, ele consegue parar por completo e seguir viagem graças ao sistema stop & go. Além disso, a velocidade máxima pode ser ajustada com os botões do volante, o que vai evitar, por exemplo, que você leve multas desnecessárias.
Mas tudo bem, também, se você quiser colocar isso para funcionar em vias tradicionais. Caso a câmera e os sensores do Volvo consigam captar as faixas nas ruas, ele consegue atuar em velocidades mais corriqueiras.
Os sensores de colisão, aliás, também são uma ótima ferramenta mesmo que você esteja no controle do carro. Isso porque ele avisa quem está muito perto de você tanto na frente, quanto atrás, fazendo com que seu comportamento seja mais adequado na direção.
Já no campo da conectividade, o Volvo S60 não faz feio. Ele é equipado com a enorme central multimídia de 10 polegadas posicionada na vertical. Nela, podemos controlar todos os sistemas do carro, além de espelhar nosso smartphone com Android Auto ou Apple Car Play. Essa conexão, porém, ainda é com fio.
Essa central trabalha em conjunto com o excelente sistema de som Harman Kardon de 600 watts, que possui 13 alto-falantes e subwoofer, além do cluster digital de 12 polegadas que reúne todas as informações pertinentes ao trabalho do carro e os mapas do GPS, que é nativo no Volvo S60 e está sempre atualizado remotamente, sendo capaz de avisar sobre acidentes e radares.
Ainda falando de tecnologia, o Volvo S60 conta com o sistema de concierge Volvo on Call, um serviço 100% online que te ajuda em acidentes e na localização do seu carro, bem como no agendamento de reparos e revisão do veículo. Esse recurso atua com um aplicativo para celular, que permite que você faça algumas ações no carro remotamente.
Pacote de segurança e conectividade Volvo S60 Polestar conta com faróis automáticos e com regulagem do feixe de luz, sete airbags, indicador de fadiga, controle de estabilidade, controle de tração, câmera de ré com gráficos dinâmicos, sistema iso-fix, sensor de chuva com regulagem de intensidade e alarme antifurto perimétrico.
Conforto e experiência de uso
A experiência de uso com o Volvo S60 Polestar é capaz de te deixar tão entusiasmado que, depois de experimentá-lo, ele se tornará sua meta de vida — sem exagero.
Isso pode ser explicado pelo belo conjunto mecânico que equipa a máquina sueca. Estamos falando de uma motorização híbrida plug-in que é divida por um propulsor à gasolina 2.0 turbo de 320cv que move a tração dianteira e outro elétrico de 87cv que move a traseira. Por ser um sistema linear, os motores podem ter sua potência e torque somados totalizando deliciosos 407cv e 65,3 kgf/m.
Com esse conjunto, o 0 a 100 km/h do S60 Polestar é uma pedrada de 4,4 segundos, o suficiente para te fazer colar no banco e sentir seu estômago ir para as suas costas. Isso, porém, vem acompanhado de um consumo digno de 1.0 aspirado. Em nossos testes, conseguimos marcar algo na casa dos 20 km/l em circuito misto dentro do modo "Hybrid", isso sem falar na possibilidade de utilizá-lo no modo 100% elétrico "Pure", que nos proporcionou uma viagem de 40 quilômetros sem gastar uma gota de combustível.
Para carregar o S60, aliás, é simples. Basta espetá-lo em uma estação de recarga ou utilizar o motor a combustão e a energia cinética do automóvel, que lhe renderá um bom nível de bateria em viagens longas. Segundo a Volvo, a autonomia total do carro é de 1.314 quilômetros. Se levarmos em conta que o Volvo S60 Polestar pesa duas toneladas, é de cair o queixo.
Com esses predicados, é possível dizer que o Volvo é um carro extremamente confortável e eficiente em qualquer situação. Entretanto, se o usuário quiser optar por uma condução esportiva, pode fazê-lo escolhendo o modo "Polestar Engineered" que, além de deixar a tração integral, proporciona que utilizemos os dois motores do carro em sua máxima potência. Além disso, podemos ajustar a suspensão do S60 manualmente por meio de dois botões giratórios localizados dentro do capô.
Para o uso diário, uma família ficaria bem atendida, mas desde que ninguém precise viajar no meio da fileira traseira de bancos, já que o túnel central é bem alto. Se levarmos em conta que a proposta do automóvel não é ser necessariamente familiar, está tudo dentro do esperado.
Os itens de conforto do S60 contemplam o ar-condicionado digital e dual zone, ar-condicionado traseiro, ajustes elétricos dos bancos do motorista e passageiro, retrovisor interno eletrocômico, rebatimento automático dos retrovisores externos, chave presencial e com sensor de proximidade, porta-luvas climatizado, luzes de cortesia com cromoterapia, freio de estacionamento elétrico, sistema auto-hold, assistente de partida em rampa, teto solar panorâmico, head-up display projetado no para-brisas, aquecimento do volante e dos bancos e acionamento remoto do motor.
Design e acabamento
Tal qual já pudemos sentir no XC40 R-Design, o S60 consegue aliar a sobriedade sueca com o luxo de um carro dessa categoria. Isso sem falar no design, que o coloca como, quem sabe, o sedã mais bonito do mercado nacional.
Com linhas extremamente agressivas, o S60 transborda esportividade e elegância. Suas rodas são de liga-leve aro 19 e suas pinças de freio Polestar combinam com detalhes do interior do veículo — um verdadeiro deboche.
E por falar em interior, a mistura de luxo e sobriedade segue perfeita, com um painel extremamente bem-acabado, recheado de materiais sensíveis ao toque e detalhes em alumínio, chamado pela Volvo de "Metal Mesh".
O conjunto óptico, por sua vez, é inteiramente em LED e é um charme a parte do Volvo S60.
Veredicto e coeficiente Canaltech
O Volvo S60 Polestar é um suprassumo quando pensamos em tecnologia automotiva e segurança. O carro consegue aliar perfeitamente tudo aquilo que queremos em um automóvel moderno, mas sem perder a diversão. Ao posicioná-lo estrategicamente com preço menor do que modelos maiores e potência superior a de concorrentes diretos, a Volvo acerta em cheio até nisso.
O único porém, claro, é o preço. A versão avaliada pelo Canaltech parte de R$371.950, enquanto a variante R-Design sai a partir de R$334.950.
No Canaltech, Volvo S60 Polestar foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Volvo Cars Brasil.