Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o ar-condicionado

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Outubro de 2023 às 10h00

Link copiado!

rushay1977/envato
rushay1977/envato

O ar-condicionado é um equipamento muito importante em regiões quentes ou em épocas de calor. É ele que ajuda no verão, mesmo que seja a custo de um aumento na conta de energia elétrica. Mas como funciona o ar-condicionado? É isso que o Canaltech te explica neste texto.

Ar-condicionado tem três partes essenciais

Essencialmente, um aparelho de ar-condicionado funciona com a troca de calor, sendo muito parecido com o comportamento de uma geladeira. São três componentes principais: o compressor, o evaporador e o condensador.

Continua após a publicidade

Nesse sistema, pode estar presente o difluorometano (R32), clorodifluorometano (R22) ou uma mistura de difluorometano e pentafluoroetano (R410A), um fluído refrigerante. O processo ocorre inicialmente no compressor, presente na parte externa com o condensador, onde o fluido é comprimido e ocorre um aumento da sua temperatura e pressão, se tornando um gás.

Após isso, agora mais quente, ele passa para o condensador, que é responsável por resfriar o fluido refrigerante, transformando-o em líquido novamente, mantendo a alta pressão. Com isso, ele expulsa o ar quente para a parte externa. Por fim, passa por um pequeno dispositivo de expansão, que visa reduzir a pressão e dosar a quantidade correta do fluido que entra na evaporadora.

Na evaporadora acontece a troca de calor principal, com o refrigerante passando por uma serpentina e deixando a sua superfície gelada, sendo responsável por resfriar o ar do ambiente. Ele conta com um ventilador que sopra o ar sobre as serpentinas do evaporador, onde o gás refrigerante circula. Depois, o fluido volta à sua condição normal, retornando para o compressor e reiniciando o processo.

O controle da temperatura é feito por um termostato, que aciona ou desliga o compressor conforme a necessidade. Em ar-condicionado do tipo inverter, em vez de desligar o compressor existe um controle da velocidade do compressor, visando reduzir o gasto de energia. Por fim, o controle da umidade é feito por um desumidificador, que retira o excesso de água do ar.

O ar-condicionado pode ser de diferentes tipos, de acordo com o seu formato, capacidade, eficiência e tecnologia. Os principais tipos são: split, janela, portátil e central. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas na hora da escolha do modelo mais adequado para cada situação e ambiente.