Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova Chevrolet Montana | Conhecemos a picape que será a anti-Toro em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Dezembro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Fabio Gonzalez/ General Motors
Fabio Gonzalez/ General Motors

A dura missão de encarar a Fiat Toro em 2023 ganhou mais um candidato: a nova Chevrolet Montana. A picape foi completamente refeita — e repensada — para ser mais uma opção em um dos segmentos que mais crescem em vendas no Brasil.

Nosso primeiro contato com a Chevrolet Montana foi em setembro, no campo de testes da General Motors em Indaiatuba/SP. Na ocasião, a picape estava completamente camuflada, mas já conseguimos ter noção de seu porte, além de algumas informações que a própria montadora havia nos passado, como versões pensadas e quem seriam suas concorrentes.

Passados os meses e com (quase) todos os mistérios revelados, fomos convidados novamente pela GM para ver a nova Montana em sua plenitude, porém ainda sem poder testá-la efetivamente. Mesmo assim, deu para ter uma boa noção do que a nova geração da picape pode oferecer ao mercado e a um público que busca cada vez mais versatilidade, tecnologia e conforto.

Continua após a publicidade

Nova Chevrolet Montana: Porte e capacidade de carga

Sem as camuflagens e com seu belíssimo design à mostra, a nova Chevrolet Montana surpreendeu neste primeiro momento, dando a impressão de ser maior do que realmente é. Segundo a GM, a picape tem 4,72m de comprimento, 22cm a menos do que a Fiat Toro e 1cm a mais do que a Renault Oroch, suas principais concorrentes quando levamos em consideração apenas o tamanho.

Entretanto, graças ao desenho lateral, com uma linha de cintura bem reta e alta, a impressão é que a Montana tem um comprimento ainda maior, sem perder a harmonia. Há de se destacar também a ótima área das janelas, bem grande para uma picape desse porte.

Continua após a publicidade

Já na cabine, impressionou como a GM conseguiu trazer bom nível de conforto mesmo com um habitáculo pequeno. Vamos precisar da Toro lado a lado para ver melhor qual tem o espaço mais bem aproveitado, mas é um ponto digno de elogio. Mesmo quem tem seus 1,85m de altura não chega a sofrer tanto na segunda fileira.

A explicação para o bom espaço pode ser dada pela "perda" de litragem na caçamba, que coloca a Montana bem atrás da picape italiana. São 874 litros contra 937l da Toro; em capacidade bruta, 600kgs da Montana contra 750kg da Toro flex (1000 kg na diesel). Com esses números, a menos na caçamba, ela está mais próxima da Strada, que tem 844l e 600kg, respectivamente.

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma picape e ter uma caçamba com porte interessante, a GM explicou que, em suas clínicas com clientes, poucos deles se interessam em levar cargas realmente pesadas na Nova Montana. O motivo é simples: o perfil desse consumidor será mesmo mais urbano e enxerga esse bagageiro enorme como um porta-malas.

Prova disso é que a empresa colocou à disposição uma série de acessórios para realmente transformar a "caçamba multi-flex" em um porta-malas de verdade.

Refinamento e Tecnologia

Continua após a publicidade

Algo que também impressionou nesse primeiro contato com a Chevrolet Montana foi seu acabamento e nível de equipamentos tecnológicos. Com a ideia de vender o carro como um SUV de caçamba, a GM teve que investir em um acabamento um pouco melhor do que a média da categoria e em recursos de segurança para elevar o patamar do produto.

Na versão Premier, a que estava exposta no estúdio, notamos a ótima qualidade dos materiais do painel frontal e o novo — e acertado — desenho da peça que une a central multimídia e o cluster principal, mesmo que este siga bem antiquado como o do Onix e do Tracker. A sensação de refinamento é muito clara.

Continua após a publicidade

Além disso, segundo a GM, ao menos na versão Premier, a Montana vem com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, 4G nativo, espelhamento de celular sem fio, carregador de celular por indução, retrovisor interno eletrocrômico, sistema OnStar com My Chevrolet, conjunto óptico Full LED, ar condicionado digital e automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de chuva e crepuscular e chave presencial.

Como deve andar a nova Chevrolet Montana?

A General Motors fez certo mistério, mas depois revelou que a nova Chevrolet Montana seria lançada apenas com o motor 1.2 turbo de 133cv e 21,4 kgf/m de torque, o mesmo powertrain do Chevrolet Tracker nas versões topo de gama. O câmbio pode ser o automático de seis marchas ou manual de seis marchas, dependendo da variante escolhida.

Mas, segundo a montadora, esse conjunto mecânico foi completamente remapeado para a Montana para compensar a aerodinâmica de picape e trazer um pouco mais de força em baixas rotações. Nosso palpite é que o torque máximo, que na Tracker aparece em 2.000 rpm, apareça mais cedo na picape, proporcionando uma aceleração mais vigorosa.

Continua após a publicidade

Mesmo que o cliente da Montana não seja aquele que use a picape para carregar peso, sempre tem o "vai que...". Por isso a Chevrolet deve dar essa ajustada no torque para proporcioná-lo antes, com uma forcinha da tecnologia e da engenharia. E por falar em engenharia, o trabalho aqui foi milagroso para dar o peso de somente 1.200kgs ao carro.

Sendo leve para uma picape, mas mantendo, segundo a marca, a resistência exigida para uma veículo desse tipo, a Montana deve surpreender não apenas em desempenho, mas também em consumo, prometido pela GM como o melhor da categoria. Será que vai ser melhor, por exemplo, do que o da Strada CVT?

Além disso, esperamos um rodar tão suave quanto ao da Oroch e Toro, feitas também com monobloco, mas que, ao contrário da Montana, possuem suspensão multibraço na traseira, enquanto a Montana traz um sistema novo com duplo batente de rigidez variável. A ver.

Continua após a publicidade

Nova Chevrolet Montana: O que esperar?

O Canaltech vai experimentar a nova Chevrolet Montana somente em fevereiro de 2023. Enquanto esse dia não chega, o que podemos esperar é uma picape mais parecida com a Renault Oroch do que com a Fiat Toro, por ser mais leve e até ágil, mesmo tendo menos potência e torque.

O que, no fim das contas, pode trazer mais clientes para a Montana do que para as rivais é o preço, este sim extremamente agressivo neste primeiro momento. Há espaço para todos no mercado e tanto Oroch quanto a Toro ainda estão em suas primeiras gerações, o que deve fazer a Fiat e a Renault "se coçarem" também. Nós agradecemos.

Nova Chevrolet Montana: Preços e versões

Continua após a publicidade

A Chevrolet disponibilizou apenas duas versões da nova Chevrolet Montana na pré-venda, a LTZ e a Premier, porém pelo menos mais duas devem ser lançadas em fevereiro: a LT, automática e com menos equipamentos do que a LTZ; e a manual, sem nomenclatura, e com pacote bem básico de itens. No momento, as versões já anunciadas são:

  • Chevrolet Montana LTZ: R$ 134.490
  • Chevrolet Montana Premier: R$ 140.490