Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi 15 pode ser primeiro celular equipado com Snapdragon 8 Gen 4

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Abril de 2024 às 12h29

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Xiaomi 15 Pro

Novos rumores sugerem que a Xiaomi deve manter a parceria com a Qualcomm ao ser a primeira fabricante a anunciar um smartphone equipado com o aguardado Snapdragon 8 Gen 4. Ao que parece, a linha Xiaomi 15, que já havia sido citada em rumores recentes, estrearia o processador premium ainda neste ano, sendo seguida de perto por outras gigantes como OnePlus e Vivo Mobile.

Lançado na China no final de outubro do ano passado, a família Xiaomi 14 foi a primeira a empregar o chip Snapdragon 8 Gen 3 no mundo, sendo apresentada menos de uma semana após o anúncio da plataforma. Esse trabalho conjunto com a Qualcomm deve permanecer por pelo menos mais um ano, como indicam rumores publicados pelo leaker Yogesh Brar, que possui um bom histórico de vazamentos.

O informante indica que a Xiaomi terá os direitos de exclusividade para o lançamento do Snapdragon 8 Gen 4, devendo estrear a plataforma pouco depois do anúncio, confirmado para ocorrer em outubro deste ano. Dois modelos são citados por Braro Xiaomi 15 e o Xiaomi 15 Pro, mesmos aparelhos apontados por outros rumores.

Continua após a publicidade

A gigante chinesa seria seguida de perto por OnePlus e Vivo, que também lançaram seus topos de linha premium com 8 Gen 3 em uma janela próxima à da Xiaomi. Para este ano, as fabricantes estariam preparando o OnePlus 13 e o iQOO 13, integrante da submarca focada em games e no público jovem da Vivo.

Tirando o processador, já esperado para ser o 8 Gen 4, quase não há detalhes desses dispositivos, sendo a exceção renderizações que indicam o suposto design. Dito isso, considerando o surgimento dos novos rumores e a possibilidade de lançamento junto ao chip premium da Qualcomm, é provável que vazamentos mais confiáveis comecem a surgir em breve, ponto reforçado pelas supostas informações vazadas da linha Xiaomi 15.

Ao que se sabe, os topos de linha da Xiaomi para o ciclo 2024/2025 terão melhorias significativas, incluindo a adoção de leitor de digitais ultrassônico sob a tela, câmera principal de 50 MP com sensor personalizado, chegada de lente telefoto periscópio e uso de novas tecnologias de bateria de maior densidade, ampliando a capacidade sem afetar o peso e as dimensões dos telefones.

Continua após a publicidade

Por sua vez, o Snapdragon 8 Gen 4 seria um dos maiores saltos dados pela Qualcomm, ao empregar o novo núcleo customizado Oryon, mesma arquitetura que chega nas próximas semanas aos notebooks Windows com os Snapdragon X Elite e X Plus.

A aposta teria resultados impressionantes, que poderiam colocar a plataforma no topo do ranking de desempenho dos smartphones, mesmo quando comparada aos chips da Apple. No entanto, isso não sairia barato — executivos já sinalizaram que o 8 Gen 4 seria bem mais caro que o antecessor. Seja como for, saberemos mais do processador e dos smartphones logo após seus anúncios, em outubro.