Publicidade

Snapdragon 8 Gen 4 para celular terá CPU Oryon do chip X Elite para PC

Por| Editado por Wallace Moté | 25 de Outubro de 2023 às 11h30

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Durante a apresentação de abertura do Snapdragon Summit 2023, a Qualcomm confirmou que os núcleos Oryon que equipam o poderoso Snapdragon X Elite chegarão aos celulares em 2024, sem citar o nome específico do chip mobile a receber a solução, ainda que as expectativas girem em torno do Snapdragon 8 Gen 4. Caso as promessas da gigante se confirmem, a tecnologia pode revolucionar os smartphones Android ao oferecer um novo patamar de performance e eficiência.

O Snapdragon X Elite está sendo um dos destaques do Summit deste ano, por prometer "atropelar" os concorrentes da AMD, Intel e até mesmo Apple. A plataforma tem como segredo os núcleos Oryon, arquitetura desenvolvida junto à Nuvia, startup comprada pela Qualcomm que agitou a indústria ao apresentar em 2019 o núcleo Phoenix — usado como base para o Oryon —, que prometia entregar desempenho da arquitetura Zen 2 da AMD com uma fração do consumo de energia.

Continua após a publicidade

Ao que parece, as promessas foram cumpridas: segundo os testes oficiais, o X Elite consegue ser 14% mais veloz que o Apple M2 Max em testes single-core do Geekbench 6, ou entregar o mesmo nível de desempenho consumindo 30% menos. Mais impressionante é que, ainda no Geekbench 6 ao usar um núcleo, o novo chip da Qualcomm consegue atingir a mesma performance do Intel Core i9 13980HX reduzindo o consumo em inacreditáveis 70%.

Como de costume, é preciso esperar pelos notebooks finalizados para que testes mais aprofundados sejam feitos e as promessas verificadas, mas os números anunciados pela gigante não deixam de empolgar. O que torna o anúncio mais especial é que, como rumores indicavam, foi confirmado que os núcleos Oryon serão levados aos smartphones, com "a próxima geração da plataforma Snapdragon mobile", esperada para 2024.

A empresa não detalha o nome do componente, mas acredita-se que o chip em questão possa ser o Snapdragon 8 Gen 4. Sua revelação deve ocorrer no Snapdragon Summit do ano que vem, com os primeiros celulares munidos da novidade devendo chegar em 2025. Aspectos mais técnicos também não foram mencionados, mas é possível especular algumas características do processador diante das informações anunciadas do Snapdragon X Elite.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Um chip de smartphone costuma trabalhar em uma faixa de consumo muito menor até quando comparado às CPUs básicas de notebook, atingindo picos entre 8 W e 12 W. Com isso em mente, o suposto Snapdragon 8 Gen 4 ainda deve ser extremamente potente, levando em conta os benchmarks do núcleo Oryon, que se destaca justamente por oferecer alta performance mesmo com menor consumo. Não seria uma surpresa vermos o próximo lançamento da Qualcomm empatar ou, com sorte, até superar as propostas da Apple para o iPhone.

Vai ser preciso aguardar mais alguns meses para entendermos a estratégia da companhia para celulares. Mesmo assim, a confirmação é muito animadora, e deve ser acompanhada de vazamentos que devem nos dar uma noção melhor do que esperar.