Snapdragon 8 Gen 4 tem lançamento confirmado para outubro
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Destacando algumas das novidades que a Qualcomm demonstrou durante a MWC 2024, um dos executivos da gigante confirmou de surpresa o nome e a janela de estreia do Snapdragon 8 Gen 4. Próximo chipset da companhia para smartphones premium, a solução é muito aguardada por trazer aos celulares os núcleos customizados Oryon, já usados no Snapdragon X Elite para notebooks, que prometem um enorme salto de desempenho e eficiência energética.
- MediaTek Helio G91 é versão renomeada do G88 com melhorias de câmera
- MWC 2024 | Snapdragon X Elite é até 3x melhor que Core Ultra 7 em IA
Nas redes sociais, o vice-presidente sênior e chefe de marketing (CMO) da Qualcomm, Don McGuire, publicou um vídeo comentando os recursos de IA que a marca exibiu na MWC, enfatizando como a tecnologia deve expandir as possibilidades de hardware nos próximos anos. De forma inesperada, McGuire encerra a gravação não apenas confirmando que o próximo Snapdragon Summit acontece em outubro, como ainda mencionando de forma explícita o Snapdragon 8 Gen 4.
Rumores diversos apontavam para este prazo, ainda que houvesse comentários a respeito de um adiantamento das datas — isso ainda pode acontecer, mas em questão de dias, em vez de meses, como estava sendo especulado. Para comparação, o Summit de 2023, em que o Snapdragon 8 Gen 3 foi anunciado, aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro. É possível que a Qualcomm adiante o evento para o início de outubro, por exemplo.
O CMO também confirma que, na ocasião, o Snapdragon 8 Gen 4 será apresentado. Mesmo que este fosse o nome esperado, essa é a primeira vez que o novo processador é tratado oficialmente por esse nome. O fato é importante considerando que não é incomum para a Qualcomm adotar nomes diferentes para chips de alta importância.
Esse é o caso da plataforma, cotada para ser a primeira para celulares a contar com os núcleos Oryon, solução cutomizada junto à Nuvia que promete saltos massivos de desempenho e eficiência energética — a tecnologia já é usada no Snapdragon X Elite para notebooks e, ainda que não tenha sido lançada, a versão para PC tem mostrado resultados impressionantes em testes oficiais e vazados.
Rumores apontam que também podemos esperar por números excepcionais nos smartphones: supostos benchmarks sugerem que o 8 Gen 4 atinge mais de 3 milhões de pontos no AnTuTu, e marca 2.845 pontos em single-core e 10.628 pontos em multi-core no Geekbench 6. Em comparação, o Snapdragon 8 Gen 3 obtém em média 2 milhões de pontos no AnTuTu, bem como 2.172 pontos em single-core e 7.257 pontos em multi-core no Geekbench, ganhos extremos de até 50% para a próxima geração, em teoria mantendo o mesmo nível de consumo.
Os números seriam altos o suficiente para superarem o Apple M2, cujas pontuações são de 2 milhões no AnTuTu, e de 2.612 em single-core e 9.789 em multi-core no Geekbench. Se os benchmarks são ou não legítimos, o fato é que o Snapdragon 8 Gen 4 deve agitar o mundo dos smartphones. Até seu lançamento, novos vazamentos devem nos dar uma noção melhor a respeito da plataforma promissora da Qualcomm.