Publicidade

Snapdragon 8 Gen 4 pode ser ao menos 33% mais veloz que Apple A18 Pro

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Novos rumores sugerem que o Apple A18 Pro, chip que deve equipar a família iPhone 16 Pro, pode trazer ganhos de desempenho de apenas 10%. Ainda que esteja alinhado ao que temos visto nas últimas gerações de processadores da Maçã, o ganho modesto pode acabar dando espaço para que concorrentes como o Snapdraagon 8 Gen 4 e o MediaTek Dimensity 9400 superem as soluções da gigante de Cupertino, especialmente se os vazamentos mais recentes de ambos forem confirmados.

As novas informações sobre o A18 Pro chegam pelo leaker @negativeonehero, mesmo perfil que divulgou os supostos testes de desempenho do 8 Gen 4 e do Dimensity 9400. Segundo ele, o próximo chipset da Apple traria apenas 10% mais potência que o A17 Pro presente na linha iPhone 15 Pro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O salto é bastante modesto quando consideramos a média de 15% dos anos anteriores, e menos empolgante ainda ao colocarmos na conta a suposta adoção do processo de fabricação N3E da TSMC, cujas promessas de ganho de performance são justamente na casa de 10% a 15%, algo que sugere que a arquitetura do novo processador quase não deve embarcar melhorias de performance — é provável que a Apple opte por priorizar a eficiência energética.

Realizando um cálculo rápido em cima dos resultados de benchmark do A17 Pro, especificamente no Geekbench 6 e no AnTuTu usando os números médios como base, podemos estimar que o A18 Pro atingiria cerca de 3.197 pontos em single-core e 7.958 pontos em multi-core no primeiro, ultrapassando os 1.680.000 pontos no segundo. De acordo com os vazamentos do próprio @negativeonehero, o Snapdragon 8 Gen 4 ofereceria 2.845 pontos em single-core e 10.628 pontos em multi-core no Geekbench, e mais de 3,1 milhões de pontos no AnTuTu.

As vantagens para a plataforma da Qualcomm chegariam a 33% e 80%, respectivamente, e poderiam ser maiores caso os rumores divulgados por outro informante, de nome Fixed Digital Focus, estejam corretos. Em publicação recente, o perfil sugere que o 8 Gen 4 poderia chegar aos 3.500 pontos por núcleo, com o A18 Pro sofrendo para chegar aos 3.300 pontos. Os dados divulgados pelos dois leakers também mostram que a Apple pode ter problemas até mesmo ao enfrentar a MediaTek.

Esperado como solução premium da próxima geração, o Dimensity 9400 atingiria 2.776 pontos em single-core e 11.739 pontos em multi-core no Geekbench, além de oferecer mais de 3,4 milhões de pontos no AnTuTu. Mais interessante é que, ao que se sabe, os três processadores serão fabricados pela TSMC com a litografia N3E, o que significa que a arquitetura de cada chip tem mais influência no desempenho.

Mesmo com as informações empolgantes, é bom considerá-las com certo ceticismo. Não há como verificarmos a veracidade dos dados no momento, portanto é possível que os resultados finais, aplicados em um smartphone real, podem ser bem menores que os vistos aqui. Além disso, mesmo que sejam verdadeiros, os números podem mudar bastante até o lançamento dos processadores graças às otimizações que devem ser feitas até os lançamentos de cada um, aguardados para acontecer entre setembro e novembro.

O que parece ser certo é que a próxima geração de smartphones Android deve realmente elevar a competição e colocar mais pressão na Apple e nos iPhones, de forma similar ao que a Qualcomm planeja fazer em notebooks com o Snapdragon X Elite. Devemos entender melhor o posicionamento de cada plataforma conforme mais vazamentos e, com sorte, informações oficiais forem divulgadas nos próximos meses.