Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qualcomm mostra Snapdragon 8 Gen 4 "sem querer" em vídeo

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Março de 2024 às 09h35

Link copiado!

Qualcomm/Divulgação
Qualcomm/Divulgação
Tudo sobre Qualcomm

Primeiro chipset para smartphones da Qualcomm a utilizar o núcleo customizado Oryon, o aguardado Snapdragon 8 Gen 4 foi mostrado "sem querer" pela gigante em vídeo recente lançado para destacar o desenvolvimento do Snapdragon X Elite, processador da marca que promete "revolucionar o mundo dos PCs". A aparição acidental, ocorrida junto do celular de referência que a companhia utiliza no desenvolvimento, não traz grandes novidades, mas reforça o codinome do componente e o ritmo acelerado de produção da novidade.

Em preparação para o lançamento dos primeiros laptops munidos do Snapdragon X Elite, que deve acontecer em breve considerando o número crescente de vazamentos, a Qualcomm está divulgando uma série de vídeos que destacam o desempenho robusto da plataforma e dão pequenas amostras do processo de desenvolvimento aplicado pela empresa em cada chip. No entanto, no segundo episódio da série que foi ao ar na última quarta-feira (20), a marca acabou indo além ao exibir rapidamente o Snapdragon 8 Gen 4.

Continua após a publicidade

A aparição do chip foi notada pela desenvolvedora e leaker Kamila Wojciechowska, e traz o que parece ser compilações de códigos que serão executados no chip. O aspecto mais interessante é que o material acaba confirmando o codinome do processador: Pakala. Trata-se de uma referência a uma cidade havaiana, seguindo a tradição da empresa de citar locais e itens relacionados ao Havaí. Saber o codinome vai permitir que identifiquemos o 8 Gen 4 em eventuais vazamentos.

O vídeo mostra ainda o celular de referência que a companhia está utilizando no desenvolvimento da plataforma. Esses aparelhos são preparados pela própria Qualcomm para demonstrar às fabricantes de smartphones, além dos usuários, a máxima capacidade e novos recursos implementados nos chipsets. Se o aparelho visto for de fato o modelo usado para a novidade, a solução estaria em um estágio avançado, o que está alinhado com o prazo de lançamento já confirmado pela gigante.

Marcado para estrear em outubro, o Snapdragon 8 Gen 4 terá a mesma arquitetura customizada do X Elite, o que deve garantir saltos massivos de desempenho, a ponto de colocá-lo bem à frente do A18 Pro esperado para equipar os iPhone 16 Pro, um feito importante e inédito. No entanto, quem está de olho nos smartphones munidos da novidade podem acabar tendo de lidar com preços ainda mais altos — executivos da Qualcomm já sinalizaram que o chip seria bem mais caro, como consequência do aumento de custos e ganhos de potência.