Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Linha Galaxy S22 chega ao Brasil com chip Snapdragon e 5 anos de updates

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Fevereiro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Cerca de uma semana após sua estreia mundial, a família Samsung Galaxy S22 e o tablet Galaxy Tab S8 desembarcam no Brasil nesta terça-feira (15) com excelentes novidades para os fãs que ansiavam por alguns ajustes, especialmente em processamento. Além de trazer câmeras robustas turbinadas por IA e até 5 anos de atualizações, os novos celulares finalmente trazem de volta ao país as variantes com Snapdragon, uma das mudanças mais solicitadas pelos usuários brasileiros.

Galaxy S22 Ultra traz alma de Galaxy Note

Destaque da nova linha, o Samsung Galaxy S22 Ultra assume o posto antes ocupado pela família Galaxy Note, destoando dos irmãos menores ao adotar um design minimalista de linhas retas. O corpo ainda mantém as bordas curvadas, mas lembra muito o Note 20 Ultra, adotando as laterais superior e inferior planas, e câmeras livres sem módulo, ainda que no mesmo posicionamento do antecessor. As cores chamam a atenção, com opções em preto, branco, verde e vinho.

Continua após a publicidade

Um dos motivos para a mudança é a adição da S Pen com slot dedicado — o Galaxy S21 Ultra já possui suporte ao acessório, mas requeria a aquisição de uma capa com o "bolso" para ser armazenada, o que gerou críticas. A Samsung resolve o problema nesta geração ao inserir a caneta no corpo do dispositivo, e atualizá-la de modo a transforma-lá na "melhor S Pen já lançada".

O formato é semelhante ao da Stylus do Note 20 Ultra, e os recursos de controle remoto e conexão via Bluetooth foram mantidos, mas há acabamento emborrachado para melhor manuseio, enquanto a latência foi drasticamente reduzida para apenas 2,8 milissegundos, contra 9 milissegundos da geração anterior. A maior velocidade é apoiada pela tela atualizada e o conjunto de processamento turbinado.

Pela primeira vez desde o Galaxy S9, o Brasil recebe a versão equipada com chipset Snapdragon 8 Gen 1, fabricado pela própria Samsung em 4 nm, acompanhado de 12 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento, sem possibilidade de expansão via cartões Micro SD.

Continua após a publicidade

Curiosamente, a variante com 1 TB não será disponibilizada por aqui, ao menos por enquanto, mas felizmente o modelo mais básico começa com altas capacidades — no exterior, a versão de entrada manteve o preço da geração anterior, mas reduziu a RAM para 8 GB e o armazenamento para 128 GB.

Na tela, o celular premium da Samsung adota painel Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, com resolução Quad HD+ de 3088 x 1440 pixels, em nova proporção de 19,3:9, mais larga. Por trazer tecnologia LTPO 2.0, o display atinge taxa de atualização de 120 Hz, mas pode reduzi-la a apenas 1 Hz durante leitura de textos e exibição de imagens estáticas, para poupar bateria.

A amostragem de toque foi aprimorada, atingindo os 240 Hz no modo game, assim como o brilho, que atinge os 1.750 nits de intensidade sob o sol forte graças a uma nova tecnologia chamada pela empresa de "Vision Booster", alimentada por IA. A proteção fica a cargo do novo vidro Gorilla Glass Victus+, também presente na traseira, e da estrutura em Armor Aluminum, liga vinda diretamente do Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 que promete 10% mais resistência que o alumínio tradicional.

Continua após a publicidade

As câmeras figuram entre as principais novidades do telefone, que adota um conjunto de sensores com singelos downgrades no hardware, em específico nos sensores telefoto, menores. A lente de selfies emprega um sensor de 40 MP, enquanto o conjunto traseiro traz sensor principal de 108 MP com estabilização óptica (OIS) de maior ângulo, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°, e duas telefotos de 10 MP com zoom óptico de 3x e 10x, e digital de até 100x.

Mesmo com as mudanças, a Samsung se faz valer de software inteligente e uma Unidade de Processamento Neural (NPU) duas vezes mais potente que a do Snapdragon 888 e Exynos 2100 para utilizar Inteligência Artificial e aprimorar os resultados. Além de maiores nitidez e alcance dinâmico durante o dia, o conjunto promete "iluminar a noite" ao combinar IA e processamento mais avançado para entregar fotos mais claras, nítidas e com menor ruído.

Também são destaques o auto frame, recurso que enquadra automaticamente o usuário durante gravações, o ajuste automático de taxa de quadros dos vídeos de acordo com a luminosidade do ambiente, modo retrato com IA que promete fundos desfocados de maneira mais precisa, além dos inúmeros modos já conhecidos da Samsung, como o modo diretor, que permite fotografar e gravar com todas as câmeras simultaneamente.

Continua após a publicidade

Apesar da integração da S Pen no corpo, o Galaxy S22 Ultra manteve a capacidade de bateria em 5.000 mAh, e ganhou upgrades no carregamento, que atinge agora potência de 45 W. Dito isso, o carregador compatível não estará incluso na caixa, devendo ser adquirido separadamente — os compradores poderão solicitar um adaptador gratuitamente, mas com potência de apenas 25 W.

Completando o conjunto, há conectividade 5G compatível com o padrão de alta velocidade brasileiro, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, recarga sem fio de 15 W com carregamento reverso, certificação IP68, Ultrawide Band (UWB) para acessórios como as Galaxy SmartTags Plus, e Android 12 sob a One UI 4.1.

É importante ressaltar que a Samsung confirmou que disponibilizará updates de versões do Android por quatro gerações, dando assim suporte ao Galaxy S22 Ultra até o Android 16, além de 5 anos de atualizações de segurança.

Continua após a publicidade

Galaxy S22 e S22 Plus são opções compactas

Os modelos mais tradicionais da linha seguem o Galaxy S21 e S21 Plus ao manter o design dos antecessores, oferecendo refinamentos que os tornam mais elegantes e passam a impressão de aparelhos melhor acabados.

Os painéis frontal e traseiro são planos e feitos em Gorilla Glass Victus+, inclusive no modelo base da nova geração, enquanto a estrutura e o característico módulo de câmeras adota Armor Aluminum. Assim como o S22 Ultra, o Samsung Galaxy S22 e Galaxy S22 Plus chegam em preto, branco e verde, além de cor exclusiva rosé.

O processamento também fica a cargo do Snapdragon 8 Gen 1, mas a capacidade de memória é menor, com 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, também sem possibilidade de expansão.

Continua após a publicidade

Ambos os aparelhos trazem painel Dynamic AMOLED 2X com resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, em nova proporção mais larga de 19,5:9, com diagonal de 6,1 polegadas no S22 e 6,6 polegadas no S22 Plus, tamanho levemente menor frente aos modelos do ano passado. A taxa de atualização variável é de 120 Hz, mas cai para apenas 48 Hz, em vez dos 10 Hz informados pela empresa anteriormente, enquanto a amostragem de toque é de 240 Hz no modo game.

As câmeras também são compartilhadas entre os dois dispositivos, sendo uma lente de selfies de 10 MP, e três câmeras traseiras com sensor principal de 50 MP com OIS, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120° e telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e digital de até 30x. Por contarem com o mesmo conjunto de processamento do irmão Ultra, os modelos base da família Galaxy S22 também compartilham dos recursos de foto e vídeo.

Os telefones prometem fotos mais detalhadas em boas condições de luz, bem como ótima qualidade de imagem em ambientes pouco iluminados, e tiram proveito do processamento de IA para aplicar o auto frame, a redução da taxa de quadros em gravações sob baixa luz, o modo retrato com desfoque de fundo aprimorado e mais.

Continua após a publicidade

A bateria é um ponto delicado para o Galaxy S22 e S22 Plus, por haver uma redução notável de capacidade em comparação ao Galaxy S21 e S21 Plus. O modelo base é o que mais está disposto a problemas de autonomia, por cair de 4.000 mAh para apenas 3.700 mAh, enquanto a versão Plus ainda mantém uma célula respeitável de 4.500 mAh, que deve entregar tempo de uso razoável apesar de ser significativamente menor que os 4.800 mAh da geração passada.

O carregamento promete compensar isso ao atingir os 45 W no S22 Plus, e os 25 W no S22, e novamente é necessário solicitar o adaptador de 25 W separamente, ou adquirir o modelo de 45 W pela loja da Samsung. Vale destacar ainda mais alguns recursos presentes apenas no modelo mais avançado, incluindo comunicação UWB e conectividade Wi-Fi 6E — o S22 básico não traz UWB, e é limitado a Wi-Fi 6.

No mais, os dois aparelhos oferecem suporte a rede 5G brasileiras de alta velocidade, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, recarga sem fio de 15 W com carregamento reverso, certificação IP68 e Android 12, sob a One UI 4.1. Também foi prometido 4 anos de updates e 5 anos de atualizações de segurança para o S22 e S22 Plus.

Continua após a publicidade

Galaxy Tab S8 é novo tablet premium da Samsung

Além dos celulares, a Samsung também trouxe ao Brasil o Galaxy Tab S8, mais novo tablet premium da empresa equipado com o mesmo chipset Snapdragon 8 Gen 1. Ao menos em um primeiro momento, essa será a única solução da família Tab S8 a desembarcar no país, ainda que a gigante não descarte a possibilidade de trazer as versões Plus e Ultra futuramente.

Mais básico da linha, o Galaxy Tab S8 ainda oferece um conjunto bastante respeitável de especificações que incluem, além do Snapdragon 8 Gen 1, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento com possibilidade de expansão via cartões Micro SD de até 1 TB, tela LTPS LCD de 11 polegadas com resolução WQXGA de 2560 x 1600 pixels e taxa adaptável de 120 Hz, leitor de digitais na lateral e bateria de 8.000 mAh, com carregamento de 45 W.

Continua após a publicidade

Fora isso, o dispositivo traz ainda som estéreo com quatro speakers otimizados pela AKG e munidos de Dolby Atmos, S Pen na caixa com latência de 6,2 milissegundos, câmera frontal ultrawide de 12 MP, conjunto de lentes traseiras duplo com sensor principal de 13 MP e ultrawide de 6 MP, estrutura em Armor Aluminum, conectividade 5G, Wi-Fi 6E e Android 12, sob a One UI 4 Tab, contando coom otimizações para a tela maior e suporte a DeX no aparelho.

Preço e disponibilidade

A família Galaxy S22 começa a ser vendida já nesta terça-feira, 15 de fevereiro, com os mesmos preços da geração anterior, como haviam apontado vazamentos, partindo de R$ 5.999 para o Galaxy S22, R$ 6.999 para o Galaxy S22 Plus e R$ 9.499 para o Galaxy S22 Ultra. O Galaxy Tab S8 também já está disponível, em pré-venda, com entrega prevista a partir do dia 9 de março e preço sugerido de R$ 7.699.

Os celulares serão vendidos nos chamados "Kit Game", "Kit Bem-Estar" e "Kit Música", cada um com seus brindes específicos durante o período de lançamento, de acordo com os termos abaixo:

Continua após a publicidade
  • Kit Game e Kit Bem-Estar: Comprando um Galaxy S22 5G, Galaxy S22+ 5G ou um Galaxy S22 Ultra 5G de 15 de fevereiro a 20 de março de 2022 você pode ganhar um smartwatch Galaxy Watch 4 ou cinco vouchers de R$ 400 cada (totalizando R$ 2.000) para gastar em jogos na Galaxy Store. Para participar é só fazer o cadastro no site www.samsungparavoce.com.br de 21 de fevereiro até 3 de abril de 2022.
  • Kit Música: Comprando um Galaxy S22 5G, Galaxy S22+ 5G ou um Galaxy S22 Ultra 5G de 15 de fevereiro a 13 de março de 2022 você pode ganhar um ingresso Lolla Day para o Lollapalooza Brasil e um Galaxy Buds 2. Para participar da promoção, é preciso fazer o cadastro no site www.samsungparavoce.com.br de 21 de fevereiro até 20 de março de 2022.

Além disso, os compradores de um modelo da linha Galaxy S22 levam 6 meses grátis de assinatura OneDrive com 100 GB de armazenamento. Para ativar, basta acessar o aplicativo OneDrive no celular. Outras campanhas destacadas pela Samsung incluem planos de pagamento especiais com o cartão Samsung Itaucard, pontos no Samsung Rewards e desconto via Troca Smart usando seu celular atual como parte do pagamento.

Já quem comprar o Galaxy Tab S8 até o dia 9 de março ganha de brinde uma capa teclado e um fone de ouvido sem fio Galaxy Buds Live na cor preta, que devem ser resgatados até o dia 31 de março pelo site Samsung Para Você. O tablet também tem condições especiais de pagamento usando os programas da marca.

Samsung Galaxy S22 Ultra: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, resolução Quad HD+ de 3080 x 1440 pixels, proporção 19,3:9, taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.750 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmera traseira: 108 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x) + 10 MP (Telefoto Periscópio, f/4.9, zoom óptico de 10x)
  • Câmera frontal: 40 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 163,3 x 77,9 x 8,9 mm
  • Peso: 229 g
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 45 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB, S Pen embutida
  • Cores: preto, branco, verde e vinho
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1

Samsung Galaxy S22 Plus: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,6 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, proporção 19,5:9, taxa de atualização variável entre 48 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.750 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 157,4 x 75,8 x 7,6 mm
  • Peso: 196 g
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 45 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB
  • Cores: preto, branco, verde e rosé
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1

Samsung Galaxy S22: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, proporção 19,5:9, taxa de atualização variável entre 10 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.300 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 146 x 70,6 x 7,6 mm
  • Peso: 168 g
  • Bateria: 3.700 mAh com carregamento rápido de 25 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68
  • Cores: preto, branco, verde e rosé
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1

Samsung Galaxy Tab S8: ficha técnica

  • Tela: LTPS LCD de 11 polegadas, resolução WQXGA de 2560 x 1600 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz, HDR10+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB
  • Câmera traseira: 13 MP (Principal) + 6 MP (Ultrawide)
  • Câmera frontal: 12 MP (Ultrawide)
  • Dimensões: 253,8 x 165,3 x 6,3 mm
  • Peso: 503 g (Wi-Fi), 507 g (5G)
  • Bateria: 8.000 mAh com carregamento rápido de 45 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, leitor de digitais na lateral, áudio quad stereo speaker com Dolby Atmos, expansão de memória com MicroSD de até 1 TB, S Pen com latência de 6,2 ms
  • Cores: preto, prata e rosé
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4 Tab

Quer algo mais em conta do que o Galaxy S22? Veja os melhores preços de outros aparelhos da Samsung no Canaltech Ofertas: