Linha Galaxy S22 chega ao Brasil com chip Snapdragon e 5 anos de updates
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Cerca de uma semana após sua estreia mundial, a família Samsung Galaxy S22 e o tablet Galaxy Tab S8 desembarcam no Brasil nesta terça-feira (15) com excelentes novidades para os fãs que ansiavam por alguns ajustes, especialmente em processamento. Além de trazer câmeras robustas turbinadas por IA e até 5 anos de atualizações, os novos celulares finalmente trazem de volta ao país as variantes com Snapdragon, uma das mudanças mais solicitadas pelos usuários brasileiros.
- One UI 4.1 tem recursos e novidades antecipadas em vídeo; assista
- Galaxy Z Fold 4 ganha renderizações inspiradas no Galaxy S22 Ultra
Galaxy S22 Ultra traz alma de Galaxy Note
Destaque da nova linha, o Samsung Galaxy S22 Ultra assume o posto antes ocupado pela família Galaxy Note, destoando dos irmãos menores ao adotar um design minimalista de linhas retas. O corpo ainda mantém as bordas curvadas, mas lembra muito o Note 20 Ultra, adotando as laterais superior e inferior planas, e câmeras livres sem módulo, ainda que no mesmo posicionamento do antecessor. As cores chamam a atenção, com opções em preto, branco, verde e vinho.
Um dos motivos para a mudança é a adição da S Pen com slot dedicado — o Galaxy S21 Ultra já possui suporte ao acessório, mas requeria a aquisição de uma capa com o "bolso" para ser armazenada, o que gerou críticas. A Samsung resolve o problema nesta geração ao inserir a caneta no corpo do dispositivo, e atualizá-la de modo a transforma-lá na "melhor S Pen já lançada".
O formato é semelhante ao da Stylus do Note 20 Ultra, e os recursos de controle remoto e conexão via Bluetooth foram mantidos, mas há acabamento emborrachado para melhor manuseio, enquanto a latência foi drasticamente reduzida para apenas 2,8 milissegundos, contra 9 milissegundos da geração anterior. A maior velocidade é apoiada pela tela atualizada e o conjunto de processamento turbinado.
Pela primeira vez desde o Galaxy S9, o Brasil recebe a versão equipada com chipset Snapdragon 8 Gen 1, fabricado pela própria Samsung em 4 nm, acompanhado de 12 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento, sem possibilidade de expansão via cartões Micro SD.
Curiosamente, a variante com 1 TB não será disponibilizada por aqui, ao menos por enquanto, mas felizmente o modelo mais básico começa com altas capacidades — no exterior, a versão de entrada manteve o preço da geração anterior, mas reduziu a RAM para 8 GB e o armazenamento para 128 GB.
Na tela, o celular premium da Samsung adota painel Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, com resolução Quad HD+ de 3088 x 1440 pixels, em nova proporção de 19,3:9, mais larga. Por trazer tecnologia LTPO 2.0, o display atinge taxa de atualização de 120 Hz, mas pode reduzi-la a apenas 1 Hz durante leitura de textos e exibição de imagens estáticas, para poupar bateria.
A amostragem de toque foi aprimorada, atingindo os 240 Hz no modo game, assim como o brilho, que atinge os 1.750 nits de intensidade sob o sol forte graças a uma nova tecnologia chamada pela empresa de "Vision Booster", alimentada por IA. A proteção fica a cargo do novo vidro Gorilla Glass Victus+, também presente na traseira, e da estrutura em Armor Aluminum, liga vinda diretamente do Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 que promete 10% mais resistência que o alumínio tradicional.
As câmeras figuram entre as principais novidades do telefone, que adota um conjunto de sensores com singelos downgrades no hardware, em específico nos sensores telefoto, menores. A lente de selfies emprega um sensor de 40 MP, enquanto o conjunto traseiro traz sensor principal de 108 MP com estabilização óptica (OIS) de maior ângulo, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°, e duas telefotos de 10 MP com zoom óptico de 3x e 10x, e digital de até 100x.
Mesmo com as mudanças, a Samsung se faz valer de software inteligente e uma Unidade de Processamento Neural (NPU) duas vezes mais potente que a do Snapdragon 888 e Exynos 2100 para utilizar Inteligência Artificial e aprimorar os resultados. Além de maiores nitidez e alcance dinâmico durante o dia, o conjunto promete "iluminar a noite" ao combinar IA e processamento mais avançado para entregar fotos mais claras, nítidas e com menor ruído.
Também são destaques o auto frame, recurso que enquadra automaticamente o usuário durante gravações, o ajuste automático de taxa de quadros dos vídeos de acordo com a luminosidade do ambiente, modo retrato com IA que promete fundos desfocados de maneira mais precisa, além dos inúmeros modos já conhecidos da Samsung, como o modo diretor, que permite fotografar e gravar com todas as câmeras simultaneamente.
Apesar da integração da S Pen no corpo, o Galaxy S22 Ultra manteve a capacidade de bateria em 5.000 mAh, e ganhou upgrades no carregamento, que atinge agora potência de 45 W. Dito isso, o carregador compatível não estará incluso na caixa, devendo ser adquirido separadamente — os compradores poderão solicitar um adaptador gratuitamente, mas com potência de apenas 25 W.
Completando o conjunto, há conectividade 5G compatível com o padrão de alta velocidade brasileiro, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, recarga sem fio de 15 W com carregamento reverso, certificação IP68, Ultrawide Band (UWB) para acessórios como as Galaxy SmartTags Plus, e Android 12 sob a One UI 4.1.
É importante ressaltar que a Samsung confirmou que disponibilizará updates de versões do Android por quatro gerações, dando assim suporte ao Galaxy S22 Ultra até o Android 16, além de 5 anos de atualizações de segurança.
Galaxy S22 e S22 Plus são opções compactas
Os modelos mais tradicionais da linha seguem o Galaxy S21 e S21 Plus ao manter o design dos antecessores, oferecendo refinamentos que os tornam mais elegantes e passam a impressão de aparelhos melhor acabados.
Os painéis frontal e traseiro são planos e feitos em Gorilla Glass Victus+, inclusive no modelo base da nova geração, enquanto a estrutura e o característico módulo de câmeras adota Armor Aluminum. Assim como o S22 Ultra, o Samsung Galaxy S22 e Galaxy S22 Plus chegam em preto, branco e verde, além de cor exclusiva rosé.
O processamento também fica a cargo do Snapdragon 8 Gen 1, mas a capacidade de memória é menor, com 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, também sem possibilidade de expansão.
Ambos os aparelhos trazem painel Dynamic AMOLED 2X com resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, em nova proporção mais larga de 19,5:9, com diagonal de 6,1 polegadas no S22 e 6,6 polegadas no S22 Plus, tamanho levemente menor frente aos modelos do ano passado. A taxa de atualização variável é de 120 Hz, mas cai para apenas 48 Hz, em vez dos 10 Hz informados pela empresa anteriormente, enquanto a amostragem de toque é de 240 Hz no modo game.
As câmeras também são compartilhadas entre os dois dispositivos, sendo uma lente de selfies de 10 MP, e três câmeras traseiras com sensor principal de 50 MP com OIS, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120° e telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e digital de até 30x. Por contarem com o mesmo conjunto de processamento do irmão Ultra, os modelos base da família Galaxy S22 também compartilham dos recursos de foto e vídeo.
Os telefones prometem fotos mais detalhadas em boas condições de luz, bem como ótima qualidade de imagem em ambientes pouco iluminados, e tiram proveito do processamento de IA para aplicar o auto frame, a redução da taxa de quadros em gravações sob baixa luz, o modo retrato com desfoque de fundo aprimorado e mais.
A bateria é um ponto delicado para o Galaxy S22 e S22 Plus, por haver uma redução notável de capacidade em comparação ao Galaxy S21 e S21 Plus. O modelo base é o que mais está disposto a problemas de autonomia, por cair de 4.000 mAh para apenas 3.700 mAh, enquanto a versão Plus ainda mantém uma célula respeitável de 4.500 mAh, que deve entregar tempo de uso razoável apesar de ser significativamente menor que os 4.800 mAh da geração passada.
O carregamento promete compensar isso ao atingir os 45 W no S22 Plus, e os 25 W no S22, e novamente é necessário solicitar o adaptador de 25 W separamente, ou adquirir o modelo de 45 W pela loja da Samsung. Vale destacar ainda mais alguns recursos presentes apenas no modelo mais avançado, incluindo comunicação UWB e conectividade Wi-Fi 6E — o S22 básico não traz UWB, e é limitado a Wi-Fi 6.
No mais, os dois aparelhos oferecem suporte a rede 5G brasileiras de alta velocidade, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, recarga sem fio de 15 W com carregamento reverso, certificação IP68 e Android 12, sob a One UI 4.1. Também foi prometido 4 anos de updates e 5 anos de atualizações de segurança para o S22 e S22 Plus.
Galaxy Tab S8 é novo tablet premium da Samsung
Além dos celulares, a Samsung também trouxe ao Brasil o Galaxy Tab S8, mais novo tablet premium da empresa equipado com o mesmo chipset Snapdragon 8 Gen 1. Ao menos em um primeiro momento, essa será a única solução da família Tab S8 a desembarcar no país, ainda que a gigante não descarte a possibilidade de trazer as versões Plus e Ultra futuramente.
Mais básico da linha, o Galaxy Tab S8 ainda oferece um conjunto bastante respeitável de especificações que incluem, além do Snapdragon 8 Gen 1, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento com possibilidade de expansão via cartões Micro SD de até 1 TB, tela LTPS LCD de 11 polegadas com resolução WQXGA de 2560 x 1600 pixels e taxa adaptável de 120 Hz, leitor de digitais na lateral e bateria de 8.000 mAh, com carregamento de 45 W.
Fora isso, o dispositivo traz ainda som estéreo com quatro speakers otimizados pela AKG e munidos de Dolby Atmos, S Pen na caixa com latência de 6,2 milissegundos, câmera frontal ultrawide de 12 MP, conjunto de lentes traseiras duplo com sensor principal de 13 MP e ultrawide de 6 MP, estrutura em Armor Aluminum, conectividade 5G, Wi-Fi 6E e Android 12, sob a One UI 4 Tab, contando coom otimizações para a tela maior e suporte a DeX no aparelho.
Preço e disponibilidade
A família Galaxy S22 começa a ser vendida já nesta terça-feira, 15 de fevereiro, com os mesmos preços da geração anterior, como haviam apontado vazamentos, partindo de R$ 5.999 para o Galaxy S22, R$ 6.999 para o Galaxy S22 Plus e R$ 9.499 para o Galaxy S22 Ultra. O Galaxy Tab S8 também já está disponível, em pré-venda, com entrega prevista a partir do dia 9 de março e preço sugerido de R$ 7.699.
Os celulares serão vendidos nos chamados "Kit Game", "Kit Bem-Estar" e "Kit Música", cada um com seus brindes específicos durante o período de lançamento, de acordo com os termos abaixo:
- Kit Game e Kit Bem-Estar: Comprando um Galaxy S22 5G, Galaxy S22+ 5G ou um Galaxy S22 Ultra 5G de 15 de fevereiro a 20 de março de 2022 você pode ganhar um smartwatch Galaxy Watch 4 ou cinco vouchers de R$ 400 cada (totalizando R$ 2.000) para gastar em jogos na Galaxy Store. Para participar é só fazer o cadastro no site www.samsungparavoce.com.br de 21 de fevereiro até 3 de abril de 2022.
- Kit Música: Comprando um Galaxy S22 5G, Galaxy S22+ 5G ou um Galaxy S22 Ultra 5G de 15 de fevereiro a 13 de março de 2022 você pode ganhar um ingresso Lolla Day para o Lollapalooza Brasil e um Galaxy Buds 2. Para participar da promoção, é preciso fazer o cadastro no site www.samsungparavoce.com.br de 21 de fevereiro até 20 de março de 2022.
Além disso, os compradores de um modelo da linha Galaxy S22 levam 6 meses grátis de assinatura OneDrive com 100 GB de armazenamento. Para ativar, basta acessar o aplicativo OneDrive no celular. Outras campanhas destacadas pela Samsung incluem planos de pagamento especiais com o cartão Samsung Itaucard, pontos no Samsung Rewards e desconto via Troca Smart usando seu celular atual como parte do pagamento.
Já quem comprar o Galaxy Tab S8 até o dia 9 de março ganha de brinde uma capa teclado e um fone de ouvido sem fio Galaxy Buds Live na cor preta, que devem ser resgatados até o dia 31 de março pelo site Samsung Para Você. O tablet também tem condições especiais de pagamento usando os programas da marca.
Samsung Galaxy S22 Ultra: ficha técnica
- Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, resolução Quad HD+ de 3080 x 1440 pixels, proporção 19,3:9, taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.750 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
- Memória RAM: 12 GB
- Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
- Câmera traseira: 108 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x) + 10 MP (Telefoto Periscópio, f/4.9, zoom óptico de 10x)
- Câmera frontal: 40 MP (f/2.2)
- Dimensões: 163,3 x 77,9 x 8,9 mm
- Peso: 229 g
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 45 W
- Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB, S Pen embutida
- Cores: preto, branco, verde e vinho
- Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1
Samsung Galaxy S22 Plus: ficha técnica
- Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,6 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, proporção 19,5:9, taxa de atualização variável entre 48 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.750 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
- Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)
- Câmera frontal: 10 MP (f/2.2)
- Dimensões: 157,4 x 75,8 x 7,6 mm
- Peso: 196 g
- Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 45 W
- Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB
- Cores: preto, branco, verde e rosé
- Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1
Samsung Galaxy S22: ficha técnica
- Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, proporção 19,5:9, taxa de atualização variável entre 10 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.300 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
- Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)
- Câmera frontal: 10 MP (f/2.2)
- Dimensões: 146 x 70,6 x 7,6 mm
- Peso: 168 g
- Bateria: 3.700 mAh com carregamento rápido de 25 W
- Extras: 5G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68
- Cores: preto, branco, verde e rosé
- Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1
Samsung Galaxy Tab S8: ficha técnica
- Tela: LTPS LCD de 11 polegadas, resolução WQXGA de 2560 x 1600 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz, HDR10+
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
- Memória RAM: 12 GB
- Armazenamento interno: 256 GB
- Câmera traseira: 13 MP (Principal) + 6 MP (Ultrawide)
- Câmera frontal: 12 MP (Ultrawide)
- Dimensões: 253,8 x 165,3 x 6,3 mm
- Peso: 503 g (Wi-Fi), 507 g (5G)
- Bateria: 8.000 mAh com carregamento rápido de 45 W
- Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, leitor de digitais na lateral, áudio quad stereo speaker com Dolby Atmos, expansão de memória com MicroSD de até 1 TB, S Pen com latência de 6,2 ms
- Cores: preto, prata e rosé
- Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4 Tab
Quer algo mais em conta do que o Galaxy S22? Veja os melhores preços de outros aparelhos da Samsung no Canaltech Ofertas: