Publicidade

Samsung lança linha Galaxy S22 com Snapdragon 8 Gen 1 e volta da S Pen

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung finalmente oficializou nesta quarta-feira (9) a sua aguardada linha Galaxy S22, recheada de novidades e com grandes mudanças tanto para o segmento avançado, quanto para o conjunto de processamento dos telefones. Como esperado, o Galaxy S22 Ultra assume o posto da família Galaxy Note, empregando agora design de linhas retas e S Pen embutida, enquanto o Galaxy S22 e o S22 Plus refinam a fórmula dos antecessores, oferecendo uma experiência ainda mais premium.

Galaxy S22 Ultra é o novo Note

Carro-chefe da nova família de smartphones, o Galaxy S22 Ultra muda radicalmente a filosofia vista nas duas gerações anteriores de celulares Galaxy S Ultra e se destaca do restante dos modelos ao assumir o lugar antes ocupado pela agora extinta linha Galaxy Note. A Samsung destaca que a decisão foi tomada diante do feedback dos fãs, que pediam por um novo Galaxy Note e enalteciam os recursos voltados para produtividade do dispositivo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Logo de cara, o Galaxy S22 Ultra deixa de lado o visual curvado dos irmãos Galaxy S22 e S22 Plus em favor de um design minimalista de linhas retas com bordas curvas nos painéis frontal e traseiro, lembrando bastante o Galaxy Note 20 Ultra. As câmeras também perdem o elogiado módulo de câmeras integrado às laterais inaugurado com a geração anterior e adotam o que a empresa chama de "design flutuante".

Outra mudança de destaque é a implementação de uma S Pen no próprio corpo do novo celular, um dos pontos mais criticados do Galaxy S21 Ultra, que contava com suporte ao acessório, mas exigia a compra de uma case dedicada separadamente.

Junto ao módulo do speaker e da peça de suporte dos botões laterais, o corpo da caneta é parte do programa Galaxy for the Planet, empregando plástico reciclado de redes de pesca na construção. Os outros componentes são feitos em material pós-consumo, sendo policarbonato nos suportes dos botões e uma mescla de policarbonato com fibra de vidro no módulo do speaker.

Além disso, a Samsung reduziu ainda mais a latência do acessório, passando de 9 milissegundos no Galaxy Note 20 Ultra para apenas 2,8 milissegundos no novo Galaxy S22 Ultra. Todas essas novidades são complementadas por uma mudança importante no conjunto de processamento, especialmente para o mercado brasileiro.

Como já se sabia, o novo flagship premium da gigante sul-coreana estreia equipado com chipsets Snapdragon 8 Gen 1 ou Exynos 2200, a depender do mercado e, pela primeira vez desde o Galaxy S9, o Brasil receberá a variante com processador da Qualcomm. Essa era mais uma das maiores críticas feitas não apenas ao Galaxy S21, como também às últimas duas gerações da linha S, lançadas por aqui com a plataforma proprietária da Samsung.

Continua após a publicidade

A companhia explica que a decisão seria plenamente feita com base em decisões logísticas determinadas de maneira global e regional, e reforça não haver diferenças no uso cotidiano entre as duas variantes. Acompanhando o Snapdragon 8 Gen 1, há 8 GB ou 12 GB de RAM, uma queda dos 16 GB vistos no modelo anterior, além de 128 GB, 256 GB, 512 GB e a inédita versão de 1 TB de armazenamento, ainda sem expansão via cartões Micro SD.

Para aprimorar o uso da S Pen e o consumo de mídia, a tela ganhou upgrades e traz painel Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas em proporção de 19,3:9, com resolução Quad HD+ de 3080 x 1440 pixels. O display utiliza tecnologia LTPO 2.0 e assim oferece taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 HZ para economizar bateria. O pico de brilho aumentou para 1.750 nits, e há suporte a HDR10+, além de amostragem de toque de 240 Hz no modo game.

Também há melhorias marcantes no corpo do dispositivo, que traz dos irmãos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 a liga Armor Aluminum da Samsung, que promete ser até 10% mais resistente que o alumínio tradicional. Acompanha a estrutura painéis frontal e traseiro equipados com o novo Gorilla Glass Victus+, versão turbinada do vidro de alta resistência da Corning usado na geração passada. O Galaxy S22 Ultra adota acabamento fosco e chega nas cores preto, branco, verde e vinho.

Continua após a publicidade

Mesmo com as mudanças nas dimensões e a adição da S Pen, o telefone manteve a bateria generosa de 5.000 mAh, e agora suporta carregamento rápido de até 45 W, utilizando adaptador adquirido separadamente — seguindo a prática controversa de outros lançamentos, a gigante sul-coreana não trará o acessório na caixa, ainda que tenha garantido oferecer gratuitamente o modelo de 25 W por meio de resgate no Samsung Para Você.

Completam a experiência conectividade avançada com 5G "verdadeiro", compatível com o padrão de alta velocidade brasileiro, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, som estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com suporte a recarga reversa, certificação IP68, tecnologia Ultrawide Band (UWB) e Android 12, com a inédita One UI 4.1.

Além de refinamentos no visual e aprimoramentos na segurança e privacidade, a interface atualizada oferece recursos exclusivos como integração do discador ao Google Duo, com recursos adicionais que incluem videochamadas em grupo e compartilhamento da tela do smartphone durante as ligações.

Continua após a publicidade

Galaxy S22 e S22 Plus refinam fórmula da linha

Os novos Galaxy S22 e S22 Plus são uma evolução dos aclamados Galaxy S21 e S21 Plus, mantendo a linha de design dos antecessores, mas empregando mudanças importantes para oferecer uma experiência mais premium. Ambos empregam Armor Aluminum e Gorilla Glass Victus+, deixando o plástico de lado, e seguem um visual com painéis frontal e traseiro planos, junto a laterais ligeiramente menos curvadas.

As bordas ao redor da tela estão significativamente menores e são simétricas, enquanto o módulo de câmeras segue a abordagem da geração passada de se integrar ao alumínio lateral. O plástico reciclado está presente no módulo do speaker e no suporte dos botões por aqui, enquanto as opções de cores são quase idênticas ao do irmão S22 Ultra, incluindo assim preto, branco e verde — a exceção é o vinho, que sai de cena para dar lugar ao "rosé", tonalidade mais leve de rosa que puxa para o dourado.

Continua após a publicidade

O processamento é o mesmo do modelo premium, com Snapdragon 8 Gen 1, utilizado nas variantes brasileiras, ou Exynos 2200, junto a 8 GB de RAM e 128 GB ou 256 GB de armazenamento, sem possibilidade de expansão via cartões Micro SD. A tela, agora em proporção de 19,5:9, traz 6,1 polegadas no S22 e 6,6 polegadas no S22 Plus, com painel Dynamic AMOLED 2X e resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels.

A taxa de atualização de 120 Hz é variável, mas com mínimo de 10 Hz, há suporte a HDR10+ e o pico de brilho foi turbinado, atingindo 1.300 nits no modelo padrão e 1.750 nits na versão Plus. Fora isso, a amostragem de toque de 240 Hz também está presente, ativada com o modo game dos telefones.

A bateria é um ponto preocupante para os dois celulares mais básicos da linha Galaxy S22, já que reduções foram feitas na capacidade – o Galaxy S22 cai de 4.000 mAh do antecessor para apenas 3.700 mAh, enquanto o S22 Plus sai de 4.800 mAh do Galaxy S21 Plus para 4.500 mAh. É possível argumentar que os novos chips de 4 nm são mais eficientes, mas ainda é cedo para julgar as modificações.

Continua após a publicidade

Felizmente, a recarga rápida foi mantida, chegando a 25 W no modelo tradicional e 45 W na versão Plus, ambos oferecidos separadamente nos mesmos moldes do S22 Ultra. No mais, os dois dispositivos contam com 5G de alta velocidade, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, som estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com suporte a recarga reversa, certificação IP68, tecnologia Ultrawide Band (UWB) e Android 12, sob a One UI 4.1.

Câmera é um dos maiores destaques

Entre as novidades oferecidas pela nova linha, as câmeras estão entre os destaques, não apenas no hardware atualizado, especialmente nos dispositivos mais simples, como no software, que promete "iluminar a noite" com forte suporte de IA.

O Galaxy S22 Ultra é equipado com sensor principal de 108 MP, munido de estabilização óptica (OIS) com ângulo 58% maior e algoritmo de previsão de movimento 4 vezes mais eficiente, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°, telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x, e telefoto periscópio também de 10 MP com zoom óptico de 10x e digital de até 100x, todas auxiliadas por sensor de profundidade a laser e foco automático com IA.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o Galaxy S22 e o S22 Plus trazem sensor principal de 50 MP com OIS, ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120° e telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x. A lente frontal do modelo mais premium atinge os 40 MP, enquanto os irmãos menores oferecem apenas 10 MP, mas a abertura de f/2.2 é a mesma nos três aparelhos.

Os pixels são maiores nesta geração (2,4 micrômetros no S22 Ultra, e 2,0 micrômetros no S22 e S22 Plus), para captar mais luz, e há forte uso de Inteligência Artificial para garantir bom equilíbrio de detalhes e exposição, graças à Unidade de Processamento Neural (NPU) 2 vezes mais rápida. O avanço permitiu a adoção de novos recursos que melhoram a qualidade das fotos e vídeos mesmo sob baixa luz.

Continua após a publicidade

Entre elas estão o Auto Frame, que ajusta a taxa de quadros do sensor para captar mais ou menos luz de acordo com o ambiente durante as filmagens; as fotos com super resolução, que mesclam registros de alta resolução com capturas feitas com resolução menor, mas maior captação de luz para entregar mais detalhes da cena; modo retrato noturno com uso da lente telefoto ou de selfies; além de modo retrato dedicado a pets.

Preço e disponibilidade

Todos os modelos terão vendas iniciadas no dia 25 de fevereiro, com preços partindo de 799 dólares (cerca de R$ 4.214 em conversão direta) para o Galaxy S22, 999 dólares (~R$ 5.269) para o Galaxy S22 Plus e 1.199 dólares (~R$ 6.324) para o Galaxy S22 Ultra.

No momento, não há detalhes sobre disponibilidade e preço para o Brasil, mas um evento dedicado à linha para o país já está confirmado para acontecer na próxima semana, em 15 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Samsung Galaxy S22 Ultra: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, resolução Quad HD+ de 3080 x 1440 pixels, proporção 19,3:9, taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.750 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
  • Câmera traseira: 108 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x) + 10 MP (Telefoto Periscópio, f/4.9, zoom óptico de 10x)
  • Câmera frontal: 40 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 163,3 x 77,9 x 8,9 mm
  • Peso: 229 g
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 45 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB, S Pen embutida
  • Cores: preto, branco, verde e vinho
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1

Samsung Galaxy S22 Plus: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,6 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, proporção 19,5:9, taxa de atualização variável entre 10 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.750 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 157,4 x 75,8 x 7,6 mm
  • Peso: 196 g
  • Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 45 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB
  • Cores: preto, branco, verde e rosé
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1
Continua após a publicidade

Samsung Galaxy S22: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ de 2340 x 1080 pixels, proporção 19,5:9, taxa de atualização variável entre 10 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.300 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 146 x 70,6 x 7,6 mm
  • Peso: 168 g
  • Bateria: 3.700 mAh com carregamento rápido de 25 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB
  • Cores: preto, branco, verde e rosé
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1