Publicidade

Galaxy S22 e Motorola Edge X30 surgem em lista de celulares 5G da Anatel

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Janeiro de 2022 às 13h20

Link copiado!

Motorola
Motorola

Próximos celulares topo de linha de Samsung e Motorola, o Galaxy S22 e o Moto Edge X30 foram adicionados à lista de celulares com suporte ao 5G brasileiro da Anatel. A seleção foi levantada pela agência de telecomunicações em dezembro e reúne dispositivos já homologados pelo órgão que sejam compatíveis com a rede nacional de 5ª geração, o que sugere que ambos os flagships já estão prontos para estrear no Brasil.

Galaxy S22 e Moto Edge X30 surgem em lista da Anatel

A Anatel divulgou nesta semana a adição de novos modelos à lista, e destacou ser necessário que os aparelhos estejam homologados para ter suporte à rede 5G. Avaliando os dispositivos listados, é possível perceber que há apenas 4 novidades, sendo uma da Motorola e três da Samsung.

Continua após a publicidade

O material não exibe o nome dos celulares ainda, mas pesquisar os números de modelo registrados revelam que se tratam do Motorola Edge X30, ou Edge 30 Pro, como deve ser identificado globalmente, bem como de toda a família Galaxy S22. É importante destacar que, apesar de já estarem liberados para uso e comercialização no Brasil, ainda pode demorar um tempo até que os telefones sejam efetivamente lançados no país.

Ainda assim, o fato dos aparelhos estarem registrados, e serem destacados pela Anatel para suportar o novo padrão da rede 5G, indica que a chegada ao Brasil depende apenas do anúncio das fabricantes. Outros 49 aparelhos estão confirmados para ter compatibilidade com a conexão, e a agência afirma que a base de dados é atualizada diariamente, trazendo registros homologados até o dia anterior à consulta.

Continua após a publicidade

Aparelhos chegam ao Brasil com Snapdragon 8 Gen 1

Já disponível no mercado chinês, o Motorola Edge X30 deve chegar ao mercado global em breve, sob o nome Edge 30 Pro. Primeiro smartphone a ser lançado com o chip Snapdragon 8 Gen 1, o aparelho é a mais recente aposta da empresa no segmento premium, e tenta chamar a atenção por recursos avançados como a construção robusta em metal e vidro, e a tela P-OLED Full HD+ de 144 Hz com HDR10+.

Outros destaques incluem ainda a lente de selfies de 60 MP, capaz de realizar o acompanhamento de batimentos cardíacos, o conjunto de câmeras traseiras triplo de 50 MP e a bateria de 5.000 mAh com recarga de 68 W. O dispositivo recebeu ainda uma edição especial que emprega câmera frontal sob o display, mas ainda não se sabe se a variante será vendida em outros países e, mesmo que esse seja o caso, também não há indícios de que a versão seria lançada no Brasil.

Continua após a publicidade

A família Galaxy S22, por outro lado, ainda aguarda o lançamento global, previsto para acontecer no início de fevereiro. Assim como o concorrente da Motorola, os aparelhos da Samsung seriam equipados com o Snapdragon 8 Gen 1, inclusive no mercado brasileiro, caso os dados presentes em certificações vazadas se comprovem.

Enquanto o Galaxy S22 e o S22 Plus prometem ser revisões dos antecessores, com design mais premium dotado de metal e Gorilla Glass Victus, câmeras de maior resolução e novas opções de cores, o S22 Ultra será o destaque. O flagship mais avançado da Samsung pode assumir o posto da extinta linha Galaxy Note, empregando visual reto e minimalista, similar ao do Galaxy Note 20 Ultra, S Pen embutida e tela mais larga, para tornar a escrita mais confortável.

Fonte: Anatel