Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S22 Ultra mostra grande evolução do zoom em comparativo com S21 Ultra

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Fevereiro de 2022 às 13h10

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech

Imagens comparativas divulgadas na rede social chinesa Weibo indicam que o novo Galaxy S22 Ultra apresenta uma evolução significativa na qualidade de fotos tiradas com a combinação da lente periscópio e zoom digital. Frente ao S20 Ultra e até mesmo ao antecessor direto, o Galaxy S21 Ultra, o smartphone premium recém-lançado da gigante sul-coreana consegue preservar mais detalhes e oferecer maior nitidez, mesmo com um possível downgrade nas lentes.

S22 Ultra mostra evolução de zoom frente ao S21 Ultra

Publicado por 星河Amy, e repostado pelo leaker Ice Universe, o comparativo coloca lado a lado fotos tiradas pelo S22 Ultra, S21 Ultra e S20 Ultra com zoom digital de 30x — a diferença é bastante notável, com clara vantagem para o modelo recém-lançado.

Continua após a publicidade

Ainda sem as otimizações desenvolvidas pela Samsung no ano passado, o S20 Ultra é o que entrega os piores resultados, apresentando cores lavadas, bordas borradas e perda significativa de detalhes. O S21 Ultra, por sua vez, mostra melhoras substanciais, preservando detalhes e cores, ainda que apresente algumas inconsistências e perdas nas texturas dos objetos.

O S22 Ultra se destaca, então, por levar os resultados a um novo patamar, justamente preservando os detalhes finos e as texturas, oferecendo uma imagem com maior nitidez e cores mais intensas e definidas. No objeto fotografado, por exemplo, é possível notar com clareza as ranhuras da madeira, característica ausente nos celulares mais antigos.

Continua após a publicidade

Durante o anúncio da nova geração, a Samsung havia deixado claro que trabalhou fortemente no software, destacando a importância da Inteligência Artificial no modelo premium, alimentada por uma Unidade de Processamento Neural (NPU) mais de duas vezes superior ao da geração anterior. Curiosamente, as melhorias parecem ter sido atingidas quase exclusivamente pelos novos algoritmos, já que o hardware das lentes telefoto apresenta especificações simplificadas.

Lentes sofreram downgrade nesta geração

Conforme descobriu o YouTuber Golden Reviewer, ainda que as lentes principal e ultrawide tenham recebido sensores maiores, a telefoto e a telefoto periscópio sofreram downgrades tanto nas próprias lentes quanto nos sensores, apresentando sensores menores da Sony, e entregando distância focal reduzida em comparação ao ano passado.

Continua após a publicidade

O Galaxy S21 Ultra utilizava o sensor S5K3J1 de 10 MP da própria Samsung, com dimensões de 1/3,24", pixels de 1,22 micrômetros e distâncias focais de 9 mm para a lente de zoom 3x e de 30,6 mm para a lente de 10x. Já o S22 Ultra adota sensor IMX754 de 10 MP da Sony, com dimensões mais modestas de 1/3,52", pixels menores de 1,12 micrômetros e distâncias focais de 7,9 mm e 27,2 mm para as lentes de 3x e 10x, respectivamente.

Dito isso, como o próprio produtor de conteúdo destaca, o hardware é apenas parte da experiência — ter um software bem otimizado é tão importante quanto as configurações de câmera. Além dos próprios resultados surpreendentes do S22 Ultra, a linha Pixel é prova disso, considerando que os mesmos sensores foram usados por 4 anos seguidos entregando capturas que serviram de modelo para a indústria.

Fonte: Ice Universe, WCCFTech, Golden Reviewer